Empresários da área de turismo tentam solucionar crise
Abril/2021 / abril 16, 2021

Os empresários do trade turístico, procuram governador para tentar uma solução da crise da suposta pandemia.Toda população sabe que o vírus Covid é bastante perigoso, e que sem os cuidados de prevenção ou tratamento imediato ao surgimento, é letal. Sabe-se também que a questão saúde nunca foi bem administrada nos estados e municípios brasileiros. A questão é a seguinte: porque prejudicar toda população, mesmo sabendo que existem outros procedimentos mais racionais.Não participei da reunião, mas espero que as reivindicações sejam atendidas, pois somos os empresários que movemos a economia desse país. A FRASE DO SECULO “ProjetarBrasília para os Políticos que vocês colocaram lá, foi como criar um lindo vaso de flores para vocês usarem como pinico. Hoje eu vejo, triste, que Brasília nunca deveria ter sido projetada em forma de avião, mas sim de umcamburão” Oscar Niemaier O Corona Vírus A população está apavorada com o terrorismo que governadores e prefeitos estão fazendo, com o apoio da mídia, exatos os que deviam tratar com o procedimento profilático e amenizar o sofrimento das pessoas.A grande verdade é que uma pessoa infectada pelo vírus Covid 19 rende para o estado 19 mil reais, e é por isso que a grande maioria dos…

ONDE FICA A SAÍDA ?
Abril/2021 / abril 16, 2021

Em situações de pânico, costumamos perder o controle e gritarmos: a saída, onde fica a saída? É assim que muitos de nós estamos reagindo diante da crise sanitária que ameaça parar o mundo, e que já destruiu boa parte de seu crescimento. Isso se aplica particularmente ao turismo, cujas atividades estão entre as mais seriamente prejudicadas, pois somente na América Latina já eliminou cerca de 20 milhões de postos de trabalho, ¼ dessas cifras no Brasil. O desemprego, que esperávamos dominar a partir de 2020, voltou a rondar seriamente nossas vidas, e está se tornando uma dor de cabeça do tamanho ou maior que a pandemia. E nos vem à mente uma pergunta: que impacto causaram ao mundo as duas maiores de suas tragédias sanitárias, como a peste bubônica em meados do século 14, trazida da Ásia Central para a Europa e a gripe espanhola, que assolou os Estados Unidos, a Europa e a América Latina por quase 3 anos entre 1918 e 1920. A peste bubônica, também chamada de peste negra, matou cerca de 50 milhões de pessoas no mundo, em meados aos anos 1.400, o seu maior surto entre diversos que teve, e a gripe espanhola chegou a…

FATOS
Abril/2021 / abril 16, 2021

Turismo integrado João Pessoa, Recife e Natal fecham parceria A distância entre Recife (PE) e Natal (RN), pela BR-101, é de quase 300 km. Entre essas duas capitais encontra-se , que fica a 120 km e 188 km das duas, respectivamente. A proximidade das três cidades nordestinas será um dos fatores que poderá atrair a vinda de turistas internacionais, em especial, da Argentina e Portugal. Para consolidar esse roteiro, o secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, recentemente, manteve reunião com os secretários Fernando Fernandes (Natal) e Cacau de Paula (Recife), para trocar experiências e ideias sobre uma futura ação conjunta.Com a realização de uma reunião, desta vez virtual, que aconteceu na última quinzena de março foi definido um planejamento para colocar o projeto em prática. De acordo com Daniel Rodrigues, a intenção é fortalecer e ampliar as vendas principalmente no mercado internacional. As reuniões contaram com as presenças do secretário executivo de turismo de João Pessoa, Ferdinando Lucena, e da equipe da diretoria de Marketing da SETUR, do secretário executivo de Turismo do Recife, Mustafá Dias, e da secretária adjunta de Turismo de Natal, Christiane Alecrim. COVID-19 Aquisição extra de vacinas para Campina Grande O prefeito Bruno Cunha…

Bruno reage às manobras do Governo contra Campina Grande
Abril/2021 / abril 16, 2021

Mesmo destacando que o que menos se precisa, nesse momento crítico de pandemia, é embate político, o deputado federal, Pedro Cunha Lima, classificou de omissão a participação do Governo do Estado para com Campina Grande. Pedro endossou as denúncias do prefeito Bruno Cunha Lima, exigindo uma postura de respeito do Governo para com a cidade.“Como é que a Paraíba diminui leitos durante a pandemia, com todo o repasse que o Governo Federal fez? É preciso registrar isso. Mais de R$ 20 bilhões, para onde foi esse dinheiro?”, questiona Pedro. Pedro Cunha Lima critica gestão da crise da covid pelo Estado e parabeniza prefeito Bruno Mesmo destacando que o que menos se precisa, nesse momento crítico de pandemia, a Prefeitura de Campina, fez de tudo, e mais um pouco, para viabilizar uma estrutura de saúde capaz de enfrentar o problema de apoio, fundamental para a cidade atravessar o primeiro ano. Para Pedro Cunha Lima, é inaceitável fechar tudo do dia pra noite, penalizando a geração de emprego. “Tem que ser medidas com inteligência, que tenha lógica, para não penalizar a economia”, disse. Rede Nord e Coca-Cola promovem ação exclusiva A Rede Nord Hotels e a Coca-Cola deram início a mais uma…

RECUPERAÇÃO E FORTALECIMENTO DO TURISMO DO RIO GRANDE DO NORTE; O QUE PODE SER FEITO
Abril/2021 / abril 16, 2021

De Natal a Extremoz pela Avenida Litorânea, partindo da Redinha Velha até a praia de Santa Rita (Extremoz), os turistas e nativos reclamam da precariedade daquela via pública. Asfalto selvagem cheio de buraqueiras, iluminação púbica deficiente, inexistência de sinalizações turísticas, falta de policiamento. Nesse roteiro está localizado o Aquário de Natal, um dos maiores do Brasil e parada obrigatória para os turistas. No período chuvoso o acesso ao Aquário de Natal é impossível (até mesmo de jangada) e o perigo de trafegar na Avenida Litorânea é desafiador. O QUE PODE SER FEITO NA RECUPERAÇÃO E FORTALECIMENTO Segundo o saudoso engenheiro Moacir Maia “(…) para a engenharia não existem problemas, e sim, soluções…” E então o que se pode e se deve fazer (sem delongas) para o equacionamento dos problemas que atingem todos os setores do turismo do Rio Grande do Norte e especialmente os atinentes as praias das Redinhas Velha (Natal) e Nova (Extremoz)? Claro, a solução preliminar de recuperação das atividades turísticas daqui e alhures, está ligado ao estudo de um projeto para encontrar o equacionamento que afligem todos os setores do nosso turismo potiguar, especial o de Natal a Extremoz.A Avenida Litorânea deve ser obrigatoriamente mão única no…

Urbanização no Parque Turístico do Jacaré
Abril/2021 / abril 16, 2021

O mais belo por do Sol é visto de um dos pontos turísticos mais visitados da Paraíba. Um pouco atrasado diante do atual estado, mas enfim, passará por uma reforma estrutural. O Parque Turístico do Jacaré é localizado no município de Cabedelo, a 12 km de João Pessoa. O projeto conta com a ampliação de espaços, dois restaurantes, área de piquenique, píer, ciclovia, mini-quadras esportivas, parque infantil, espaço kids, área de contemplação do pôr do sol e estacionamento. Para orientar os visitantes, será instalado um posto de informações turísticas.Uma dica para o ministério público: o investimento está orçado em R$ 3 milhões, e o início das obras está previsto para o segundo semestre deste ano, com prazo de 24 meses para a conclusão.Cabedelo é um município que tem um das menores áreas no estado da Paraíba, a economia é movida pela indústria, o comércio e o turismo, favorecendo o seu equilíbrio financeiro.A topografia, em formato de península, favorece o turismo náutico, com boas programações de passeios em Areia Vermelha e arrecifes ou nos finais da tarde no rio, com uma parada para admirar o Por do Sol.

Memorial do Maior São João do Mundo
Abril/2021 / abril 16, 2021

O Memorial é uma ação de fundamental importância para a cultura regional nordestina O Memorial do Maior São João do Mundo, conta através de cartazes, fotos e vídeos a história dos festejos que projetou Campina Grande no cenário turístico-cultural nacional.A idealizadora do Memorial do Maior São João do Mundo, é a professora universitária Cléa Cordeiro Rodrigues. O espaço foi formado com o acervo pessoal e por peças doadas pelos visitantes, que entenderam a relevância de preservar a origem dos festejos juninos de Campina Grande.O Memorial tem como objetivos: Mostrar a origem e evolução histórica do Maior São João do Mundo; Destacar os principais elementos que compuseram e ou, compõem o evento; Estimular nos organizadores o compromisso com a autenticidade do evento; Estimular o debate na população sobre a importância da tradição e valorização da nossa cultura.A exposição é composta dos seguintes temas: Imagens da construção e inauguração do Parque do Povo; Cartazes de divulgação do evento; Folders com a programação do evento; Imagens do Parque do Povo; Imagens de artistas da terra; Imagens de quadrilhas juninas e Registro do evento através de jornais e revistas.Além da exposição de fotografias, o Memorial conta com um espaço destinado aos Santos Juninos onde…

Seu Régis
Abril/2021 / abril 16, 2021

Sinceramente, não achava que as coisas poderiam piorar, mas aqui estamos um ano depois do estouro dessa pandemia com números alarmantes, três mil mortos ao dia no país, cem mil infecções em 24h. Só em nossa amada Parahyba, neste mês de março, perto de mil deixaram nosso convívio. As redes sociais se tornaram um grande obituário e a dor dilacerante tomou conta de vez de nosso corpo e de nossa mente, um estado lamentável de coisas em que as medidas que deveriam ser tomadas nunca são. Mas porque estamos assustados? A gripe espanhola dos começos do século passado nos mostrou que a “segunda leva” da doença, com suas variantes e sentimento de normalidade da população foi mais severa, matando mais pessoas. Ah, não nos ensinou.Numa dessas tardes, buscando enganar a tristeza pela partida de mais um amigo, como um lenitivo, fiquei revendo fotografias, lembrando de coisas e encontro o registro de uma viagem que fiz à capital João Pessoa. Uma agradável manhã de sábado, havia chovido na noite anterior, tornando o inícioda manhã deveras ameno. No Ponto de Cem Réis os transeuntes se livravam das poças d’água aos pulos, algumas senhoras portavam sombrinhas. Em minha mente, o café expresso da…

Escola Senac de Gastronomia e Hotelaria oferta 213 vagas para capacitação
Abril/2021 / abril 16, 2021

O mercado do turismo foi um dos mais afetados pela pandemia decorrente da Covid-19. Para 2021, com a imunização da população, a expectativa é de retomada do turismo. E o Senac Paraíba prepara os profissionais para atuar na área. A Escola Senac de Gastronomia e Hotelaria oferta 213 vagas em 12 opções de formações entre cursos, palestras e oficinas que acontecerão nos meses de março e abril. As matrículas estão abertas.A programação conta com os cursos: FoodStyling e Vinhos: tipos e características sensoriais. Os interessados na área também poderão participar das palestras, que têm entre uma e duas horas de duração: A humanização na aplicabilidade das ferramentas digitais nos meios de hospedagem; Os desafios da segurança e higienização nos meios de hospedagem; Etiqueta à mesa: regras e boas maneiras; Hotelaria pós-pandemia: como encantar o cliente; Vinhos para o verão e Confrarias virtuais: uma oportunidade de negócio e-commerce. Além dessas opções, a Escola Senac de Gastronomia e Hotelaria(ESGH) realiza as oficinas: Cozinha zero glúten, açúcar e lactose; Canapés para fazer em casa; Mesa posta: a arte de servir e Preparação de risoto clássico.Atualmente, devido à pandemia, as aulas do Senac Paraíba acontecem de forma remota. O objetivo é continuar promovendo o…

Secretária de Desenvolvimento comenta decreto municipal e destaca que o diálogo de Bruno foi fundamental
Abril/2021 / abril 16, 2021

A secretária Rosália Lucas, do Desenvolvimento Econômico , comentou a decisão da Prefeitura Municipal de Campina Grande de não seguir o decreto do Governo do Estado e lançar um próprio decreto com definições adotadas de acordo com a realidade da cidade.Segundo Rosália, o prefeito Bruno Cunha Lima irá acatar a recomendação do Ministério Público em ser mais restritivo, mas sem deixar que o colapso que vem ocorrendo na primeira macrorregião da Paraíba seja fator de decisão para o funcionamento das atividades econômicas da cidade. A secretária contestou os dados apresentados pelo Governo do Estado que colocam Campina Grande na bandeira laranja na classificação dos casos da covid-19 nos municípios paraibanos. Natal – Sears Villas da Pipa Hotel O SERHS Villas da Pipa Hotel, localizado na praia da Pipa, a 90 km de Natal, está preparado para receber todos os hóspedes que queiram relaxar e curtir com tranquilidade esse paraíso. O hotel segue todos os protocolos de segurança e decretos determinados pela prefeitura Municipal de Tibau do Sul e governo do RN. O Hotel disponibiliza álcool em gel 70% em todas as áreas e café da manhã servido em cada villa. O hotel prioriza a saúde e bem estar de cada…