BTM visita o trade
Julho/2021 / julho 27, 2021

A equipe do BTM – BrazilTravel Market finalizou mais um Roadshow, que ocorreu em algumas cidades do Nordeste entre os dias 29/06 e 08/07. Essa é a terceira etapa desde 2020, quando iniciaram as viagens por Orlando, na Flórida.Nesta edição, as primeiras cidades foram Natal (RN), Recife (PE) e Maceió (AL). Depois seguiram para João Pessoa (PB) e Caruaru (PE). Os agentes e operadores convidados assistiram à apresentação do BTM sobre as novidades que os aguardam em outubro. Esta etapa contou com o apoio do Governo do Ceará, da prefeitura de Fortaleza e da Coris Seguro Viagem.Seguindo o planejamento, outra ação desenvolvida a cada ano pelo BTM, é visitar as agências e operadoras, exclusivamente para convidá-las para o evento em Fortaleza. Serão visitadas várias cidades, inclusive interior, de pelo menos 10 estados.10º BTM – BrazilTravel MarketData: 22 e 23/10/2021Local: Centro de eventos do CearáInscrições gratuitas para profissionais do turismo: braziltm.com.br/inscricao Pesquisa do IBGE e atividades turísticas A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada recentemente pelo IBGE, apresenta cenário de uma gradual recuperação do turismo de Pernambuco em 2021. O dado, referente ao mês de maio, mostra um crescimento de 16,8% no volume das atividades turísticas em comparação com o mês…

CONFEDERADOS NO BRASIL
Julho/2021 / julho 27, 2021

As cidades de Santa Barbara do Oeste e Americana, 130 k de São Paulo, são dois polos turísticos de interesse histórico, onde se pode conhecer a vida dos antigos habitantes do Sul dos Estados Unidos, os confederados, que ali formaram núcleos de colonização quando imigraram para o Brasil, a partir de 1865, após o termino a guerra civil americana, na qual foram derrotados. Esse movimento imigratório, criado por Pedro II com a finalidade de atrair seus trabalhadores e com eles fundar um grande centro de produção de algodão, trouxe ao Brasil cerca de 20 mil americanos punidos com a cassação de sua cidadania. Aqui ganharam a cidadania brasileira, formando núcleos em oito Estados, dos quais os preservados estão nessas cidades do Oeste Paulista. Em Santa Barbara do Oeste se encontram o Cemitério Americano, onde estão sepultados 500 confederados, e sua respectiva capela, além de um monumento relativo àquela diáspora. A cidade tem também o Museu Confederado, que reúne um grande acervo de ícones sobre aquele movimento, e na qual é realizada anualmente a Festa do Campo, de evocação histórica. Nesse espetáculo são apresentadas danças do tempo dos antepassados dos confederados vestidos a caráter, um pick-nick de um dia inteiro onde…

FATOS
Julho/2021 / julho 27, 2021

Paraíba ganha novoroteiro turístico A Paraíba ganhou mais um roteiro turístico a partir de 10 julho, quando foi lançada a primeira trilha de longa distância da Paraíba e uma das primeiras do Nordeste, no Mirante Vale da Serra, em Araruna (PB), a 175 km de João Pessoa, comemorando neste 145 anos de emancipação política. A trilha Caminhos das Ararunas, segundo Ricardo Henrique, presidente do Fórum de Turismo do Curimataú e Seridó paraibano, é um produto voltado para o público que procura por aventura na natureza e trekking em regiões serranas. A trilha terá 100 km de percurso – a 4km do Rio Grande do Norte -, porém, nesse primeiro momento, estarão disponíveis apenas 72 km, sempre entre Araruna e Cuité, na Paraíba.A trilha está cadastrada na Rede Brasileira de Trilhas de Longa Distância e está toda georreferenciada e sinalizada, sendo possível se guiar pelo aplicativo wikiloc, sinalização das pegadas das Botas Pretas e Amarelas, ou com condutores locais que receberam treinamento por meio de cursos. Os turistas e paraibanos ainda podem se hospedar em casas de camping, casas de moradores ou pousadas e hotéis da região. “É um trabalho que já vem sendo planejado há cinco anos”, revelou Henrique.Segundo ele,…

João Pessoa ganha Centro de Apoio
ao Turista
Julho/2021 / julho 27, 2021

Os turistas que visitam a Capital podem contar com mais um ponto de acolhimento e informação. Trata-se do , localizado no Bosque dos Sonhos, com acesso ao lado do Farol do Cabo Branco, um dos principais pontos turísticos da cidade. O novo CAT é fruto de uma Parceria Público Privada (PPP) e foi inaugurado pelo prefeito Cícero Lucena e pelo vice-prefeito Leo Bezerra.João Pessoa é uma referência no setor turístico do Nordeste, e reconhecendo esse potencial, a prefeitura não podia deixar de recuperar um dos pontos de visitação: o Farol do Cabo Branco. Todas as nossas ações convergem nesse sentido, e aqui, o Bosque dos Sonhos atende a este critério. Parcerias como essa são essenciais, pois retiram um pouco da carga do poder público. Com essa iniciativa do setor privado vamos conseguir fazer uma cidade melhor”, declarou o prefeito.O CAT Bosque dos Sonhos vai contar com profissionais da Secretaria Municipal do Turismo para tirar dúvidas e repassar informações. O local também atua para levantar dados sobre os visitantes, números que ajudam a traçar o perfil do turista e as melhores formas de atrai-lo e atendê-lo. O Centro vai funcionar das 8h às 17h e a expectativa é de atender 1.200…

O II FÓRUM DE TURISMO DE NÍSIA FLORESTA, RIO GRANDE DO NORTE TEVE COMO TEMA: REINVENTANDO O TURISMO
Julho/2021 / julho 27, 2021

O Praia Bonita Resort &Conventions foi palco da realização do II FÓRUM DE TURISMO DO MUNICÍPIO DE NÍSIA FLORESTA, intitulado REINVENTANDO O TURISMO, ocorrido nos dias 1 e 2 deste mês, e promovido pela Prefeitura de Nísia Floresta, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo de Nísia Floresta, foi coroado de pleno êxito.A abertura do II FÓRUM DE TURISMO DO MUNICÍPIO DE NÍSIA FLORESTA, foi feita pelo Prefeito Daniel Gurgel Marinho Fernandes, que destacou a importância do evento cujo objetivo geral teve como meta preparar e discutir, junto com a comunidade local, os empresários, e os empreendedores, as Associações de Classe, e as ONGs, os passos do desenvolvimento e da consolidação da indústria turística em Nísia Floresta, mola propulsora da economia local. O Prefeito deu as boas-vindas aos participantes. Alberto Alexandre Souza de Andrade, Secretário de Turismo do município de Nísia Floresta, afirmou que “(…) o município de Nísia Floresta é um dos principais destinos do turismo do Rio Grande do Norte, e este Fórum tem como objetivo conscientizar os participantes da grandeza do nosso turismo como um dos principais destinos no nosso Estado”. O Coronel e Deputado Estadual Azevedo, representando a Assembleia Legislativa potiguar, disse que…

Aquecendo lembranças
Julho/2021 / julho 27, 2021

Parei para contemplar os ventos frios e úmidos que há exatamente uma semana sopram por essa Campina, no alto do Planalto da Borborema, anunciando a chegada do inverno. Um finzinho de tarde de segunda-feira pálida e particularmente melancólica para mim. Percorri com os olhos os contornos do Açude de Bodocongó, Monte Santo, Bela Vista, Centenário procurando uma luz que não fosse aquelas dos postes que acabavam de se acender. É véspera de São Pedro! Está acabando a época dos festejos juninos.Vendo esse cair de tarde, busquei alento nas lembranças. Considero o mês de junho muito especial e marcante, é o fim e início de uma nova era, é a minha festa do ano, meu natal e tem sido assim desde tenra idade. A noite de São Pedro é como uma ruptura e o outro dia, quase um luto pelo fim daquele festejo cheio de sentimento e de amor pelas coisas, pelas pessoas, pela tradição e tudo o que ela vem a simbolizar.Vivi mais uma noite de São João em casa, recluso com a família, mas tem sido assim desde o ano passado e por todo esse cenário de crise pandêmica, não poderia ser diferente. Mas não faltou comida de milho,…

Projeto de Feirão com produtos exclusivos da Paraíba
Julho/2021 / julho 27, 2021

A Foco Operadora iniciará projeto para realização de um Feirão de Vendas de produtos exclusivos da Paraíba. O projeto envolve secretarias de Turismo municipais, empresários e uma companhia aérea, que deverá ser a empresa oficial do feirão. A data do evento está em estudo, mas provavelmente ainda será realizado neste ano.Antonio Neto, diretor da Foco Operadora, afirmou que pretende fazer uma grande promoção de vendas para estimular os clientes a adquirirem pacotes para João Pessoa, sem esquecer de roteiros pelo interior da Paraíba, que tem uma série de grandes atrativos. O próximo passo, segundo o executivo, será conversar com o setor hoteleiro, por meio da ABIH-PB (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, seccional Paraíba). Um brinde ao vinho branco Aos desinformados, saibam que quem bebe um cálice de vinho branco ou tinto todos os dias tem uma chance 32 por cento menor de sofrer um derrame. A conclusão é de estudos de anos, de muitos países, podendo citar o Instituto de Medicina Preventiva da Dinamarca, que acompanhou 13 mil pessoas durante 16 anos. “Já sabíamos que o vinho tinto tem essa característica. Em relação ao branco, é novidade”, diz Rubem Rodrigues, do Instituto de Cardiologia, do Rio Grande do Sul, em…

SETUR realiza Fórum de Turismo Náutico no hotel Oceana Atlântico
Julho/2021 / julho 27, 2021

A Secretaria de Turismo de João Pessoa, por meio do secretário Daniel Rodrigues, idealizou e realizou o Fórum de Turismo Náutico, no auditório do hotel Oceana Atlântico, no mês de julho. A primeira reunião do Fórum contou com a participação – online – do presidente da Embratur, Carlos Brito, que falou sobre as perspectivas desse novo roteiro. Daniel Rodrigues afirmou que o objetivo desse Fórum é criar novas opções de roteiros para os turistas, já que João Pessoa dispõe de grande potencial que não tem sido explorado. A construção desse roteiro tem sido fruto de pesquisas da academia, na busca de um turismo de qualidade e sustentável. “Nos preocupamos em buscar um turismo qualitativo e não quantitativo”, pontuou o secretário.O presidente da Embratur afirmou que o Governo Federal está empenhado em desenvolver um grande projeto do turismo brasileiro e que o segmento náutico tem recebido uma atenção especial. Ele disse que a Embratur tem dialogado com diversas entidades privadas e estaduais do país no sentido de buscar novas alternativas neste nicho de mercado, que ainda é pouco explorado. “Estaremos sempre apoiando essas ações, como em João Pessoa, porque temos um imenso potencial”, disse. Potencial. “A Paraíba é um mar de…

Aeroportos de Pernambuco com mais voos em julho
Julho/2021 / julho 27, 2021

O mês de julho começa trazendo expectativas positivas para o Turismo de Pernambuco. A malha aérea, nos próximos 30 dias apresentou crescimento do Aeroporto do Recife, principal porta de entrada para o Estado. Tradicional mês de férias, julho terá 5.950 voos, entre pousos e decolagens, valor que representa um aumento de 19,62% em comparação a junho.Boas notícias também com relação a outros terminais do Estado: o Arquipélago de Fernando de Noronha ampliou em 14% o volume de pousos e decolagens, chegando a 228 voos. Já o Aeroporto de Petrolina atingiu 261 voos, o que é 19% a mais que em junho. Em um panorama comparativo no Nordeste, a capital pernambucana supera Salvador e Fortaleza, que projetam 4.038 e 2.729 voos, respectivamente.Em recente levantamento, feito pelo portal Aeroin, a partir de dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a rota Guarulhos-Recife movimentou 537.318 passageiros entre os meses de janeiro e maio deste ano, sendo o voo mais procurado do País no acumulado dos cinco primeiros meses do ano.

FERNANDO DE NORONHA E PETROLINA
Julho/2021 / julho 27, 2021

Os outros aeroportos do Estado que contam com duas malhas aéreas e também apresentam expectativa bastante positiva para o mês de julho são o Aeroporto Governador Carlos Wilson, de Fernando de Noronha, e o Aeroporto Senador Nilo Coelho, de Petrolina. O primeiro subiu de 200 voos no mês de junho para 228; já o segundo foi de 220 para 261 pousos e decolagens previstas para o período.Com relação aos destinos, o terminal de Petrolina recebe e envia voos diretos para o Recife, Campinas, Guarulhos e Salvador. E Noronha, atualmente, só conta com operações para o Recife.