Estratégias de ampliação do fluxo de turistas para João Pessoa
Junho/2021 / junho 23, 2021

Carlos Britto, presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), acredita no turismo forte, e afirmou que a instituição segue de portas abertas, para a recuperação do turismo brasileiro. A entidade vem fomentando estratégias para a ampliação de turistas no país na retomada da economia, e João Pessoa está incluída no processo. Brito recebeu em audiência o secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, e o secretário executivo, Ferdinando Lucena. Na oportunidade, foram discutidas ações conjuntas para promoção e divulgação da capital paraibana como destino turístico na retomada econômica. O encontro contou com a presença do Gerente de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, André Reis.Além do encontro com o presidente da Embratur, os secretários estiveram em reunião com Fernando Paranhos, gerente de Inteligência Mercadológica da Embratur, para tratar da estratégia para fortalecer o segmento M.I.C.E e de cooperação técnica para estruturação do Observatório de Turismo da cidade de João Pessoa. O Observatório irá produzir informações e dados estratégicos para contribuir na melhora do desempenho econômico e o planejamento turístico de maneira a aumentar os resultados para o Destino João Pessoa.De acordo com o secretário, “a Secretaria de Turismo tem se posicionado firme na prioridade de ampliar…

SINAIS NO HORIZONTE
Junho/2021 / junho 23, 2021

A recente denuncia de um acordo de code-share entre a empresa Azul Linhas Aéreas e a LATAM, que o haviam assinado há menos de um ano, pode ter duas explicações, uma ruim e outra boa. No primeiro caso, a de que a indústria turística continua sem horizonte, amargando enormes prejuízos, como o exemplo da queda da um faturamento a nível global acima de 80% sofrido pela indústria do transporte aéreo – no Brasil, o setor perde este ano cerca de 70% de suas receitas – e que pode leva-la à bancarrota. Esse quadro atinge duramente os cerca de 60 segmentos que compõem o turismo, desde o avião e os hotéis, nas mãos de pequenos e poderosos grupos controladores, se estende às agências de viagens, guias de turismo, bares, restaurantes, locadoras e transportadoras terrestres, onde milhões de empregos estão pulverizados, e fonte de vida para milhões de famílias espalhadas pelo mundo. E não é difícil fazer-se uma avaliação do que sofre essa gente com a crise mundial da pandemia.A explicação boa fica por conta do raciocínio a que podem ter chegado os dirigentes da LATAM, ao visualizarem no horizonte um futuro, menos distante do que se supõe, do início de superação…

FATOS
Junho/2021 / junho 23, 2021

Empresários voltam a acreditar no Turismo Depois de uma tempestade de problemas causados pelas pandemias (Covid e politica), o mundo dos negócios turísticos começa a tomar fôlego. Diante das diversas ações promovidas pelas Secretarias de Turismo de João Pessoa e Campina Grande, através dos atuantes e dinâmicos Secretários Daniel Rodrigues, de João Pessoa, e Miguel Ângelo Gomes coordenador de Turismo de Campina Grande, há esperança de uma recuperação.Vários estudos e reuniões resultaram em projetos. Entre eles, estão a divulgação dos atrativos naturais, culturais e festivos, itens indispensáveis na promoção do turismo.Entre as diversas programações estão o primeiro Festival Turístico Folclórico Multicultural, visando resgatar os valores culturais dos festejos juninos do “O Maior São João do Mundo 2022”. A abertura da sequência de transmissões acontecerá no dia 12 de junho, véspera de Santo Antônio,O mês de junho para o Nordeste é de festa onde as bandeirolas surgem dando um colorido a cidade. O tradicional Casamento Coletivo não podia ser esquecido e está no calendário, e esse ano conta com a presença do poeta Jessier Quirino.Dando sequência aos projetos, a Secretaria de Turismo de João Pessoa irá divulgar o calendário constando a participação da cidade nas principais feiras de turismo do Brasil….

Selo Internacional Safe Travels
Junho/2021 / junho 23, 2021

Para promover a classificação dos principais destinos de Pernambuco como seguros para recepcionar os turistas, a Secretaria de Turismo e Lazer do Estado (Setur) e a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) anunciam os requisitos a serem cumpridos pelos municípios que desejarem propor candidatura ao Selo Internacional Safe Travels. Desde 2020, Pernambuco conta com a chancela do World Travel & Tourism Council (WTTC), entidade mundial, graças à criação dos 13 protocolos sanitários para o turismo local e do Selo Turismo Seguro, criado em 2020 pela Setur-PE e a Empetur. Graças a isso, o Estado virou embaixador do Safe Travel, podendo dar a distinção para empresas e equipamentos de turismo locais. Agora, também os municípios vão poder receber a distinção internacional.A medida visa elevar a qualidade dos serviços oferecidos por cada destino turístico e habilitá-los como seguros para visitação, por manterem a vigilância às normas sanitárias determinadas pelo Governo do Estado. Nota: Deputado Pedro Cunha Lima é recebido pelo Secretário Nacional de Mobilidade UrbanaAcompanhado do Deputado Pedro Cunha Lima e do Superintendente da Sudene Evaldo Cruz Neto, o Superintendente da STTP é recebido pelo Secretário Nacional de Mobilidade Urbana e protocola projetos para ações do órgão. NOTÍCIAS POSITIVAS Com a campanha…

EXTREMOZ (RN) IMPORTANTE DESTINO TURÍSTICO INTERNACIONAL
Junho/2021 / junho 23, 2021

O importante município de Extremoz situado no litoral Norte do estado do Rio Grande do Norte, e foi incialmente ocupado pelos índios Tupis e Paiacus. Posteriormente suas terras foram cedidas aos padres jesuítas nos idos de 1607. Os jesuítas praticaram com sucesso a catequização dos indígenas e depois construíram a Igreja de São Miguel. Com o início das invasões holandesas, os padresjesuítas foram expulsos da região em 1757.Extremoz integra à Região Metropolitana de Natal e faz parte do Polo Costa das Dunas, do CONETUR – Conselho Estadual de Turismo do Rio Grande do Norte (e de outros órgãos) entidades que congregam vários municípios, e instituições privadas e oficiais. Extremoz fica ao Norte da capital potiguar, distante apenas 23,5 quilômetros. Ocupa uma área de aproximadamente 139,6 km² e suas maravilhosas, praias, lagoas, dunas, e os rios fizeram do município um importante destino turístico internacional. Extremoz tem forte potencial turístico religioso, cultural, gastronômico, de aventuras e outras opções que deslumbram os turistas. Atualmente o importante Conselho Municipal do Turismo de Extremoz, sob o comando do Secretário de Turismo Luiz Thiago de Souza Manoel, congrega vários setores municipais que prestam inestimáveis serviços para a melhoria da indústria do turismo. As praias da Redinha…

Do sonho ao reconhecimento
Junho/2021 / junho 23, 2021

No último sábado, na boquinha da noite, recebi um documento do amigo Professor Juvandi de Souza Santos dando conta de que o Museu de História Natural da UEPB tinha finalmente recebido o seu certificado de registro de Museu pelo Instituto Brasileiro de Museus, o IBRAM. A mensagem emocionada confirmava: “Chegou, nosso Museu agora tem certificado!”. Isso me fez voltar no tempo por meandros sinuosos, testemunha que fui de uma luta incessante pelo desenvolvimento da ciência de nossa amada Parahyba e o quanto houve luta e suor para, enfim, o MHN ser efetivado e reconhecido, do sonho ao reconhecimento.Lá pelos idos de 2009, Prof. Juvandi conseguiu elaborar um projeto e aprová-lo junto as instâncias da Universidade Estadual. Foram alguns anos se dedicando a pesquisa por todo o interior do nosso estado recolhendo peças e fazendo amizades, criando uma rede de comunicação que pudesse desenvolver as pesquisas principalmente no que se referia a arqueologia e paleontologia. Três anos antes, participei com ele da criação da Sociedade Paraibana de Arqueologia e paralelamente ele criou um Laboratório na UEPB (onde sou colaborador) de ondesurgiu o sonho do Museu, que poderia ser utilíssimo para a pesquisa de alunos da Universidade em diversas áreasdo conhecimento como…

Mitos e Lendas da PB: Galega do Queixão
Junho/2021 / junho 23, 2021

O Professor Givaldo me relatou como coisa verdadeira que em uma de suas viagens de Campina Grande para a cidade de Patos, viu um mal assombro terrível, algo que jamais vai esquecer. Thomas Bruno Oliveira A todo momento da narrativa, ele se mostrava arrepiado e em dado momento seus olhos brilharam refletindo lágrima que minou de seus íntimos sentimentos. Homem vivido e de uma conduta ilibada não merece descrédito, até porque conforme acentua o folclorista Câmara Cascudo em seu clássico Dicionário do Folclore Brasileiro,a popularidade dos entes fantásticos credencia sua legitimidade. Mas como ocorreu essa aparição?Em uma viagem corriqueira no fim da tarde de uma sexta-feira, o Professor seguiu pela BR 230 motivado pela ansiedade de ver sua família. Parou somente em Soledade para tomar um cafezinho e ao passar pela zona urbana de Juazeirinho, percebeu o despedir dos últimos raios solares de forma que o Junco do Seridó, quilômetros à frente, já era um amontoado homogêneo de lúmens espalhados à esquerda da rodagem. Mais alguns minutos e a sinalização aponta a atenção que se deve ter para a brutal descida da temida Serra de Santa Luzia, uma estrada que segue o conjunto de escarpas assimétricas que nada mais é…

Messina Palmeira
Junho/2021 / junho 23, 2021

O governador João Azevedo, por meio de live no YouTube, anunciou que a companhia Azul Linhas Aéreas será a empresa que vai operará voo comercial, diário, entre as cidades de Patos e Recife, com previsão de início para o dia 9 de agosto. A paraibana Marcella Aquino, neta do saudoso casal Afonso e Clemilde Pereira, está com clipe novo no YouTube, o “Ganhar o teu sorriso”. Claro que o trabalho está espetacular. Parabéns, garota! Lúcia Padilha, ao lado da empresária Auxiliafora Cardoso, conferiu as novidades da loja Baú Chique, loja de multimarcas localizada no empresarial Esquina 200, em Tambaú

Alunos docurso Técnico em Guia de Turismo vivenciam prática supervisionada em Recife e Olinda
Junho/2021 / junho 23, 2021

O Senac Paraíba realizou a prática supervisionada do curso Técnico em Guia de Turismo, com quase 20 alunos, em uma viagem interestadual para as cidades de Recife e Olinda. A ação integra parte da formação necessária para conclusão do curso, que aconteceu na modalidade de Educação a Distância (EAD), com alunos do polo de João Pessoa e de Campina Grande.Foram dois dias de imersão, que iniciaram no aeroporto Presidente Castro Pinto, com vivência de todos os protocolos para uma viagem aérea, com percurso até o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes. Já na capital pernambucana, os concluintes iniciaram o roteiro com apanhado histórico, geográfico e cultural de Recife e Olinda.Foram vivenciadas práticas de Guia de Turismo em diversos pontos turísticos das duas cidades.Para Silvana Bonifácio, empresária da SuzyTour, que trabalha na área do turismo rural pelo brejo paraibano há cinco anos, “escolher o Senac para me qualificar foi a certeza de ser capacitada e regulamentada por uma instituição de credibilidade e confiança reconhecida pelo MEC. Apesar dos meus anos de prática, ter o embasamento teórico e desfrutar destes dois dias de vivência, foi algo essencial para minha atuação como Guia de Turismo”, afirmou a empresária.

São João 2021 resgata valores culturais e acende a chama para 2022
Junho/2021 / junho 23, 2021

Com o tema ‘Saudade, o Elo Perdido do Futuro’, a Medow Entretenimento e Cultura promoverá o primeiro Festival Turístico Folclórico Multicultural, uma série de seis transmissões que vão resgatar os valores culturais dos festejos juninos e manter acesa a chama para “O Maior São João do Mundo 2022”. A abertura da sequência de transmissões acontecerá no dia 12 de junho, véspera de Santo Antônio, com o tradicional Casamento Coletivo e participação do poeta Jessier Quirino. A programação segue nos dias 19, 23, 24, 26 e 29, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Viva Feliz Projeto que valoriza a vida Viva feliz é um projeto social iniciado há aproximadamente 15 anos, pelo prof. Josinaldo dos Santos A Escola de Futsal para crianças está localizada no Portal do Poço, nas quadras da prefeitura municipal de Cabedelo. O projeto conta com o apoio de Edson atleta, no treinamento das meninas, Denizard Júnior e Sandro (pão e leite), no treinamento dos meninos. Lembrando que Viver Feliz, é um projeto social para as crianças da comunidade Vila Feliz.Recentemente o projeto recebeu a visita ilustre do atleta Matheus Cunha, camisa 10 do Hertha Berlim – Alemanha, que não somente encheu de ânimo a garotada com as…