Marfim, Jade, Laca
Maio/2021 / maio 20, 2021

Esse momento extraordinário dialogamos com vários movimentos de maneira especial, com o construtivismo, essência da percepção na área educativa que acredito. Uma população ansiosa e carente de entender absurdos. Um período excessivamente violento promete uma infusão de bem estar, direcionando profissionais designers de interiores à ascensão enquanto categoria e, ao mesmo tempo apadrinhando outras capacitações inclinadas a serem suporte de desenvolvimento para a industrialização.Chega por este meio certa exigência de produtos que deve estar à altura das necessidades da nova fantástica e diligente tendência do modo de vida capitalista, penso. E assim é decidido o caminho das ferramentas para suprir o mercado de consumo vigente na decoração, no entretenimento, no vestiário. Durante duas guerras manteve-se. Enraizou e entra com prestígio no espaço da contemporaneidade.Ao longo desse período de diáspora e matança mundial, de gemidos profundos instaurados na alma humana, de espoliação e enfermidades implantadas no século XX com estratégias não claras – nasceu a Mestra Raílda num sublime povoado baiano, tropical, semiárido. Louva e confia no Criador, a chuva lava a terra.Trecho do Texto Livro: “Raílda flores, a história de uma Mestra”.Autoria Sayonara GomesNome Artístico – Sayonara Brasil BNT Mercosul 2021 Agentes de viagens e operadores já podem confirmar sua…

NEM TUDO SÃO FLORES… NEM ESPINHOS…
Maio/2021 / maio 20, 2021

À esperança de acontecer em 2019 um novo surto no crescimento no turismo, vimos opor-se em 2020 um outro surto de COVID, mais forte, com as oportunidades de expansão esperadas sendo tragadas na crise. A economia teve de voltar-se para salvar vidas, significa direcionar os esforços das empresas privadas e do Tesouro – nacional, estadual ou municipal – para garantir vacinação a todos e uma renda mínima à população desamparada ou que perdeu emprego. A esperança, adiada para 2021, teve de ser novamente adiada para uma data sem data. O lockdown acabou adquirindo as feições da democracia, sistema imperfeito com efeitos colaterais, mas sem que ninguém tenha inventado nada para substitui-lo.Entre os efeitos da crise prolongada, milhões de postos de trabalho eliminados na América Latina, afetando todos os quase 60 segmentos que compõem as atividades turísticas. Os mais afetados, pelo seu peso de negócios, as empresas aéreas comerciais, a rede hoteleira e a malha dos agentes de viagens. A primeira com seus voos reduzidos em 60% em relação ao período precedente à crise sanitária, que resultou no encolhimento da malha de aeroportos brasileiros com voos comerciais, que caiu de 128 para 96. Certamente algumas empresas aéreas ainda fecharão ou se…

FATOS
Maio/2021 / maio 20, 2021

O Turismo começa a respirar Depois de uma tempestade de problemas causados pelas pandemias (Covid e politica), o mundo dos negócios turísticos começa a tomar fôlego. Alguns países do nosso continente que somam as pandemias mais o caos administrativos, vão continuar na decrescente situação de lamúria, numa crise sem precedente. Um exemplo vem da Argentina, o mais recente país que mostra como a população está pagando caro por um voto errado. A Argentina que antes da eleição era um dos países mais visitados da América do Sul, graças ao peronismo, entra em falência.Na Europa, os países se preparam para reabrir as fronteiras e voltar a receber os turistas, agora em junho. A França inicia o lançamento do novo plano, que já projeta acabar com o bloqueio parcial do país. Para entrarem na França, os turistas serão obrigados a apresentar um passaporte de saúde que inclua a prova de que foram totalmente vacinados contra o vírus. João Pessoa Secretaria de Turismo – acolhimento das pessoas com deficiência. A Prefeitura de João Pessoa pretende tornar a capital paraibana uma referência no turismo acessível. Nesse sentido, o secretário municipal de Turismo Daniel Rodrigues, se reuniu com o presidente da AC Social – Assessoria…

Calendário da Lei Aldir Blanc
Maio/2021 / maio 20, 2021

A prefeitura Municipal de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura, iniciou a primeira fase da contrapartida do Edital 004-Literatura, dos projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc. Nesta etapa inicial, foi realizado o lançamento de três livros, dos doze contemplados pelo referido edital.As obras lançadas neste primeiro momento são: ‘Willian Blake e Castro Alves: Proposta contra escravidão infantil e hipocrisia religiosa’, de Thiago José de Sousa; ‘Animal Humano’ de Fhio Rodrigues e ‘Entre Amores, Dores e Crises’, de Arthur Diogo. O Edital tem o intuito de fomentar o desenvolvimento de atividades na área literária, seja em cordéis, romances ou contos. De acordo com as regras estabelecidas pela Lei Aldir Blanc, cada contemplado fará a doação de 50 exemplares que posteriormente serão destinados aos espaços de leitura e bibliotecas, a serem definidos pela Secretaria Municipal de Cultura. Uma opção para O Maior São João do Mundo, em 2021 O Maior São João do Mundo será realizado, em 2021, em um formato alternativo. Foi o que anunciou, na noite do dia 27 passado, o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, durante entrevista ao Programa Ideia Livre, da TV Itararé. Segundo Bruno, a programação junina está impossibilitada de acontecer na sua…

NO ROTEIRO TURÍSTICO DOS ENGENHOS DE CEARÁ-MIRIM, RN
Maio/2021 / maio 20, 2021

O município de Ceará Mirim, distante de Natal 28 quilometros pela BR 101 e depois a BR 406 é um dos principais destinos turísticos do Rio Grande do Norte, porém esquecido pelos gestores públicos que ocuparam o pomposo cargo de Prefeito, e não deram a devida importância para a grandiosidade do turismo histórico e cultural do município. É preciso despertar a atenção das autoridades conjunturais para alavancar o ROTERIO TURÍSTICO DOS ENGENHOS DE CEARÁ-MIRIM e a importância cultural do munícipio. Turismo não apenas “tapinhas nas costas”, Turismo é sobretudo criatividade, planejamento, responsabilidade, valorização e sua execução justa e perfeita. CEARÁ-MIRIM tem tudo para ser um “point” fortíssimo da indústria turística norte-rio-grandense. Querer é poder. Com a palavra o Prefeito Júlio César Soares Câmara. RESUMO HISTÓRICO No princípio era povoada por índios potiguares às margens do Rio Seara,e posteriormenteRio Ceará-Mirim. Os potiguares fizeram seus primeiros contatos com o mundo ocidental através do comércio de pau-brasil com franceses e espanhóis. Posteriormente, com a consolidação da colonização no Brasil, foi ocupada pelos portugueses.O lusitano Antônio Felipe Camarão, e o famoso índio Poty, que chefiava a tribo dos Potiguares tomaram a iniciativa no sentido de organizarem um povoamento. Fundaram um convento na aldeia do…

Paraíba Restaurant Week 2021 acontece a partir de 27 de maio e terá opções de delivery e retirada de pratos
Maio/2021 / maio 20, 2021

Paraíba Restaurant Week 2021 acontece a partir de 27 de maio e terá opções de delivery e retirada de pratos A partir de 27 de maio, os amantes da gastronomia da Paraíba terão uma excelente opção de conhecer grandes restaurantes, com preços acessíveis e toda a praticidade de atender o público com segurança, tanto nos salões dos próprios restaurantes, quanto por delivery ou retirando os pratos especiais nos locais. A terceira edição da Paraíba Restaurant Week, lançado no mês de maio, nas dependências do Oceana Atlântico Hotel, em João Pessoa, terá duração de 32 dias e vai reunir 28 dos principais restaurantes do Estado.Reconhecido como o principal evento gastronômico do país, presente em mais de 15 cidades brasileiras, o festival é sucesso de público há 12 anos com uma fórmula que garante boa gastronomia, com preços acessíveis, movimentando e aquecendo o mercado gastronômico.“Uma missão especial de todos nós, em um ano tão desafiador, é movimentar os negócios nos restaurantes, garantir gastronomia acessível e de excelente qualidade, tudo isso com todos os protocolos e cuidados necessários. É a chance de conhecer o restaurante que você sempre sonhou por um preço convidativo”, explica Marina Sá, realizadora da versão paraibana da Restaurant Week….

Largo das Boninas
Maio/2021 / maio 20, 2021

A graciosa Campina Grande, senhora do algodão, teve seu processo de expansão acentuado nas primeiras décadas do século XX. Sob o signo do comércio, recebeu inúmeros “leais forasteiros” que investiram na cidade acompanhando seu desenvolvimento. Na década de 1920, precisamente em 1925, passam a funcionar a Saboaria Pernambucana e a Fábrica de Tecidos, Fiação e Derivados de Algodão, obra dos visionários irmãos Marques de Almeida que, chegados à cidade anos antes, escolhem o terreno promissor para onde Campina estava se esticando. Ali existia um cemitério em inatividade e poucas casas de rancho. Era na verdade um sítio onde brotavam flores, por isso, sítio das Boninas. Por aqueles tempos nascia a Rua João Leite (hoje João Pessoa), Brandão Cavalcante (atual Getúlio Vargas), Rua João Félix Araújo (antiga rua do cemitério), tudo issoao poente da Matriz.A Fábrica Marques de Almeida foi a maior na década de 1920 e demandou não só incontáveis trabalhadores como os serviços necessários para atender esse operariado; surgia em 1932, pelas mãos de Zé Maneco, o Ferro d’Engomar; mercearia/bodega e bar que hoje mantém a tradição e é uma pérola histórica no centro de Campina. Na sua lateral, toda a extensão da Rua do Esfola Bode (hoje Cel….

Ganhador do Prêmio Dólmã, instrutor do Senac se torna embaixador da gastronomia paraibana
Maio/2021 / maio 20, 2021

O intrutor do Senac Paraíba Iago de Lellis foi o vencedor da edição 2020/2021 do Prêmio Dólmã, prêmiação máxima da gastronomia brasileira. Com a vitória, o chef se torna o embaixador da gastronomia paraibana em todo o país. A premiação aconteceu de forma online, através de uma live, e Iago concorreu ao prêmio juntamente com os chefs Matheus Rockenbach e Filipe Rodriguez. Com a vitória, ele substitui a chef Simone Grazy, vencedora da edição 2019/2020.“A gastronomia da Paraíba tem ganhado mais ênfase nos últimos anos, com uma culinária diversificada que vem desde o sertão até o litoral, e é gratificante estar representando o meu estado com esta vitória”, comemorou o chef Iago. Ele aproveitou ainda para comentar sobre as dificuldades enfrentadas pelo setor com a pandemia. “Nós somos um estado muito rico em gastronomia e é triste ver isso tudo acontecendo e prejudicando este desenvolvimento. Como professor, eu vejo todos os dias restaurantes e bares fechando, alunos e colegas ficando desempregados, e a única forma de passar por isso é nos juntarmos para que sejamos mais fortes”, comentou.Instituído e promovido anualmente pelo Comitê da Gastronomia Brasileira, o Prêmio Dólmã é um reconhecimento a profissionais do setor gastronômico brasileiro que fomenta,…

Tudo é vida
Maio/2021 / maio 20, 2021

Assim, quando a chama da esperança reacende em nosso íntimo, nossos sonhos desfeitos são substituídos por outros anseios. Nossos objetivos se modificam e o entusiasmo nos invade a alma.Jesus, o Sublime Galileu, falou-nos da esperança no Sermão da Montanha, com o suave canto das bem-aventuranças. Enfim, se formos visitados por qualquer dissabor e o desespero nos tomar de assalto, busquemos o nosso Amigo Maior, Jesus, através da oração.Se a desesperança acercar-se de nós, lembremos o Amigo Celeste a nos dizer: Meu fardo é leve, meu jugo é suave.Se seu jugo é suave, por que não O aceitamos? Se seu fardo é leve por que não o conduzimos?A esperança deve ser uma constante em nossas vidas.Esperança de melhores dias… Esperança de realizações superiores… Esperança de paz.Narra-se que um monge que vivia da mendicância, sem abrigo, recolheu-se numa gruta para o repouso noturno em bela paisagem banhada de luar.Adormeceu, veio um bandido e lhe furtou a capa de que se utilizava como agasalho.O frio da madrugada despertou-o, e dando-se conta do infortúnio, porém fascinado pela claridade da lua, aproximou-se da entrada da gruta e, emocionando-se com o que viu, exclamou: Que bom que o ladrão não me furtou a lua!E sorrindo, pôs-se…