Capital potiguar está entre os 21 destinos apresentados em levantamento feito junto a principais sites de busca do setor
A valorização do turismo doméstico é uma das tendências identificadas no comportamento do turista pós-covid e, pensando nisso, o Ministério do Turismo,fez a publicação de uma lista com os 21 destinos tendência para 2021. Nesse sentido, Natal (RN), conhecida como “Cidade do Sol”, figura como um dos destinos mais buscados para este ano. O levantamento foi realizado tomando como base os principais sites de pesquisa do setor, além de publicações e dos destinos que se alinham à demanda do novo turista.
REGIÃO CENTRO OESTE
Na região Centro-Oeste aparecem Brasília e os municípios goianos de Alto Paraíso de Goiás e Cavalcante onde está localizado o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, eleito um dos 25 melhores “Parques Nacionais” do mundo pela NationalGeographic. A mesma publicação elencou o cerrado brasileiro como único destino brasileiro indicado na lista de 25 melhores viagens para planejar no futuro.
POTENCIAL DO TURISMO DOMÉSTICO
“O levantamento reforça que estamos no caminho certo para que a retomada aconteça. O turismo doméstico tem um enorme potencial que merece ser conhecido pelos brasileiros e com esse foco que o Ministério do Turismo vem trabalhando – oferecer melhor infraestrutura, serviços cada vez mais qualificados e seguindo os protocolos de biossegurança”, comentou o ministro Gilson Machado Neto.
SUDESTE E NORDESTE NA LIDERANÇA
O Sudeste, juntamente com o Nordeste, lidera a listagem com sete destinos – Angra dos Reis (RJ), Belo Horizonte (MG), Petrópolis (RJ), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), São Sebastião (SP) e Ubatuba (SP). No Nordeste, além de João Pessoa (PB) aparecem também Ipojuca (PE), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Natal (RN), Porto Seguro (BA) e Salvador (BA).
SELO TURISMO RESPONSÁVEL
O selo “Turismo Responsável, Limpo e Seguro”, do Ministério do Turismo, identifica estabelecimentos e guias de turismo que assumiram, declaradamente, o compromisso em adotar protocolos de biossegurança para proteger turistas e trabalhadores contra a Covid-19.
O interessado em solicitar o selo precisa, primeiro, estar com a situação regular no Cadastur, que é o cadastro de prestadores de serviços turísticos. O cadastro é rápido, gratuito e pode ser feito online. Na sequência, é preciso acessar o site do Selo Turismo Responsável, ler as orientações e declarar atender aos pré-requisitos determinados. Após estes passos, o interessado é encaminhado para uma área do site onde pode realizar o download do selo para impressão. O selo deverá ser colado em local de fácil acesso ao cliente.
OS DESTINOS DA REGIÃO SUL
A região Sul conta com quatro destinos: Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Foz do Iguaçu (PR) e Gramado (RS). Os destinos seguem a tendência de comportamento identificada em viajantes pós-covid de optar por destinos de natureza ou com foco no turismo rural. De acordo com o Booking, 59% dos entrevistados pretendem ir para um destino de natureza próximo. Ainda segundo o buscador, outra forte tendência é a opção por viagens rápidas, três em cada quatro (73%) brasileiros querem fazer viagens mais curtas em 2021 do que fizeram em 2019 – ocupando, mais uma vez, o primeiro lugar no ranking global em meio aos viajantes que demonstraram esse desejo.
O DIA NACIONAL DO TURISMO
Foi celebrado em 02 destemês de marco O DIA NACIONAL DO TURISMO, e nesta edição destacamos algumas personalidades do trade turístico do Rio Grande do Norte, que alavancaram a indústria turística potiguar.
O empresário paraibano Neiwaldo Guedes Lucena (com suas bambinas) criador da Feira Internacional de Artesanato, um dos maiores eventos do turismo potiguar. Neiwaldo começou suas atividades em Natal com a famosa Peixada Arabaiana, na Ponta do Morcego e depois na Praia de Ponta Negra. É cidadão natalense, título outorgado pela Câmara dos Vereadores de Natal, por iniciativa do edil Ranieri Barbosa Hoteleiro Manoel Andrade, exemplo de profissionalismo na nossa indústria turística Marcelo Fernandes de Queiro, Presidente da Fecomércio RN, ícone do turismo do Rio Grande do Norte
Empresário Rútilo Coelho, foi um importanteSecretário de Turismo de Mossoróprimando por excelente gestão Fernando Bezerril foi um importante Secretário de Turismo de Natal, e também de Extremoz. Lutou bastante para implantar o Projeto Marina de Natal, que alavancaria o turismo marítimo da capital potiguar. O sonho continua O saudoso Jornalista Paulo Macedo, foi o primeiro Secretário de Turismo de Natal e prestou inestimável serviço no início das atividades turísticas em Natal
Professora Anninha Costa, é a nossa atual Secretária de Turismo do Rio Grande do Norte. Avante, menina Fernando Fernandes de Oliveira atual secretário de Turismo de Natal, já foi titular da secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte. Excelente gestor público O hoteleiro Ruy Gaspar, no Governo Robinson Faria, exerceu com responsabilidade o cargo de Secretário de Turismo do Rio Grande do Norte
Dupla poderosa do turismo potiguar. Abdon Moisés Gosson Neto, Presidente da ABIH RN e Michelly Pereira, Presidente da ABAV RN O empresário de hotelaria José Odécio, ex-Presidente da ABIH RN, tem contribuído para o crescimento e consolidação do turismo potiguar O Jornalista Woden Madruga deixou sua marca registrada quando exerceu a função de Secretário de Turismo de Natal
Liszt Madruga
Jornalista e Presidente da ABRAJET – RN
Nenhum Comentário
Os comentários estão fechados.