SERRA DO ITAQUERI

abril 17, 2020

13 MUNICÍPIOS QUE FAZEM PARTE
ESTAS LINDAS PAISAGENS PARA SE CONHECER

Parte II

Nesta edição daremos sequência da matéria publicada na edição anterior sobre os municípios turísticos localizados na Serra do Itaqueri, no Estado de São Paulo.

CHARQUEADA – Casa de Pedra Estância. Localizada na área rural, com hospedagem em chalés e apartamentos a estância oferece passeios e gastronomia típica da fazenda. Conta com parque aquático, rancho de jogos, museu, mirante, passeios de trem e muita diversão. ECOLOGIC PARK ACAMPAMENTO – Com 600 mil metros de jardins, matas, lago e infraestrutura voltada para o atendimento a temporada de férias, viagens, grupos escolares e treinamentos empresarias o parque oferece um calendário anual com projetos temáticos, educacionais e de lazer. É diversão e lazer garantido.

Cachoeira do Cuscuzeiro

CORUMBATAÍ – Cercada de montanhas e com visual exuberante, é conhecida como “Vale da Alegria”. Com vida simples e pacata, muitas coisas interessantes podem ser apreciadas pelos visitantes, desde uma boa comida caseira até os vinhos e licores artesanais produzidos pela terceira geração de uma família de agricultores locais. CACHOEIRA DO CUSCUZEIRO – Localizada numa fazenda que leva o mesmo nome, a cachoeira é uma queda d’água no rio Corumbataí. O acesso é fácil e permitido pelo proprietário, não conta com infraestrutura. ÁRVORE CENTENÁRIA – Profissionais da UNESP avaliaram em mais de 500 anos a vida da monumental árvore localizada na Fazenda Ipê. Sua altura também é uma incógnita, mas estima-se em mais de 50 metros. TOCA DA ONÇA – Localizada no sítio da família Biotto, o local é um convite ao relaxamento e reflexão. Cercada por exuberante mata nativa, oferece uma queda d’água irresistível nos dias quentes de verão.

SANTA MARIA DA SERRA – Privilegiada pela natureza, preserva seu clima puro e agradável, com paisagens encantadoras. As imensas cachoeiras adornam a imponente Serra que em sua extensão formam misteriosos portais, cavernas e trilhas por entre as matas. A navegabilidade dos Rios Tietê e Piracicaba projeta o município como Portal da hidrovia Tietê-Paraná e do MERCOSUL. Na agricultura destaca-se o cultivo da mandioca, consagrando o município como a “Capital Paulista da Mandioca e Mandioca de Mesa”. FAZENDA SANTANA – CACHOEIRA PARAÍSO – Na fazenda encontra-se três cachoeiras sendo uma delas ainda sem acesso ao turista. Podem-se passar horas inesquecíveis tomando banho, apreciando a beleza das serras, vendo o por do sol e observando animais silvestres, a cachoeira Paraíso possui 85 m de queda. A vegetação circundante é formada por mata secundária e ciliar.

SÃO PEDRO – É uma ótima opção para os que buscam o contato com a natureza, as práticas de esporte e para aqueles que querem apenas um pouco de descanso e lazer, conservando a tranquilidade típica de cidades do interior. Possui uma área de 611,27 km² e uma população estimada em 32.000 habitantes. ATRATIVOS DO ALTO DA SERRA – Na subida da serra, os parques municipais “Aureliano Esteves – do Cristo” e “Marcelo Gollinelli” possibilitam avistar a natureza de todo o entorno, além das cidades de Piracicaba, Charqueada e Americana. Já no alto, a capela de Santo Antônio, com sua relíquia: a rampa de voo livre: o rancho da tirolesa; a cachaça da diretoria; Cascata Dorigon e o antiquário Vila Del Capo completam as atrações. VOO DE BALÃO – O passeio decola do aeroporto municipal de São Pedro e seu trajeto dependerá da direção do vento. Durante o passeio, o turista poderá avistar a Serra de São Pedro, o represamento dos rios Tietê e Piracicaba ou a região do Tanquã. Os vôos acontecem às 6h e duram 2 h. PASSEIOS OFF ROAD – Estradas vicinais de terra e asfalto, trilhas em propriedades rurais antigas, travessia de riachos e belas paisagens nos mirantes compõe as rotas do passeio.

TORRINHA – Pequena cidade com 90 anos de existência, com forte cultura caipira, rodeada cachoeiras, trilhas e mata atlântica preservada, com clima tropical de altitude.
Estação Ferroviária de Torrinha – Patrimônio histórico cultural de grande importância, no passado colaborou para o desenvolvimento do município e no presente também é muito importante, pois abriga projetos culturais coordenadas por uma ONG. É sede de um Ponto de Cultura que desenvolve aulas de Luthieria e fabricação artesanal de viola e é sede da Orquestra de Viola de Torrinha. Sítio Árvore da Vida – Pequena propriedade rural familiar que desenvolve a cafeicultura, neste local o visitante pode estar em contato com a simplicidade da vida no campo e apreciar um dos melhores cafés do Estado de São Paulo. Mosteiro do Paraíso – É um local com uma atmosfera leve que convida o visitante para um momento de reflexão e paz interior. O Mosteiro possui três capelas e destaca-se a Capela da Figueira pela sua beleza imponente sem deixar de inspirar tranquilidade.

Waldir Martinez

Turismo – Notícias & Destinos – mtb: 35.592-SP

Nenhum Comentário

Os comentários estão fechados.