MUNICÍPIOS TURÍSTICOS PARA OBSERVAÇÃO DE AVES NO ESTADO DE SÃO PAULO

fevereiro 16, 2020
Vista de parte do Parque Ecológico Monsenhor José Salim com projetos paisagísticos de Burle Marx

Dando sequência a série de matérias sobre a observação de Aves no Estado de São Paulo, nesta edição abordaremos as atrações de mais alguns municípios com atrações de sua fauna, flora e inúmeros pontos turísticos.

CAMPINAS – É uma cidade repleta de opções de lazer e entretenimento para todos os gostos. A cidade conta com a ARIE Mata de Santa Genebra que apresenta remanescentes de Mata Atlântica com fauna, flora, borboletário, trilhas, nascentes e diversas espécies de aves e a APA Campinas Distrito de Sousas/Joaquim Egidio que mantém os recursos naturais de forma racional e sustentável. Abriga também o Parque Ecológico Monsenhor José Salim, com projetos paisagísticos de Burle Marx e o Parque Taquaral. Campinas tem aproximadamente 170 espécies de aves catalogadas com destaques para: Águia-pescadora. Anhuma e Cardeal-do-banhado.

ELDORADO – O município tem mais de 70% da sua área coberta por Mata Atlântica intacta e está localizado no Vale da Ribeira, onde é possível visitar o Parque Estadual Caverna do Diabo, rico ecossistema com uma caverna de mais de 6.000 metros de extensão, sendo 600 metros abertos a visitação, além de cachoeiras, rios e diversificada fauna e flora. A cidade também apresenta o Salto da Usina, onde existiu uma das primeiras hidrelétricas do Estado de São Paulo, o Ribeirão Xiririca, com água cristalina propícia para banho refrescante, o Mirante do Cruzeiro, a Cachoeira do Meu Deus, o Circuito Quilombola, entre outras atrações. São 250 espécies de Aves catalogadas em Eldorado, com destaques para o Gavião-de-penacho e o Caburé-miudinho.

ILHA COMPRIDA – Cercada por águas e contornada pelo Mar Pequeno, possui um dos últimos ecossistemas não poluído do litoral brasileiro. Toda sua extensão é considerada área de proteção ambiental, sendo essencial como viveiro natural de espécies marinhas e terrestres e aves migratórias. A cidade apresenta diversos atrativos, como o Sambaqui – Nóbrega, sítio arqueológico formado por conchas e fósseis, Pedrinhas, tradicional vila caiçara, a Trilha das Dunas, as Dunas do Araçá e a Capela Nossa Senhora da Conceição. Espécies de Aves Catalogadas: 285, com destaques: Maria-faceira, pirupiru, Flor-de-barriga-branca, Savacu, Socó-boi, Guará, Saíra-sete-cores, Saracura-matraca, Gavião-bombachinha-grande, Viuvinha-de-óculos e Papagaio-de-cara-roxa

IPEUNA – Cidade acolhedora e singela, conta com vários atrativos naturais como belas paisagens, cachoeiras, trilhas e mirantes. A região possui diversos locais para observação de aves, como a APA Corumbataí, Botucatu e Tejupá. A APA Piracicaba, o Parque Ecológico Henrique Barbeta, a Trilha do Cabrito, entre outras.
A cidade tem 213 aves catalogadas com destaques para: João-bobo, Estalador, Cochicho, Gibão-de-couro, Pássaro-Preto, Maria-preta-do-penacho, Peixe-frito-pavonino, Soldadinho, Urubu-rei entre outras.

ITAPEVA – Localizada numa região naturalmente privilegiada, conhecida como Circuito dos Cânions. Toda sua beleza natural pode ser aproveitada na cidade como matas, rios, cachoeiras. O Cânion Pirituba e o Escarpamento Estrutural de Furnas são ideais para visitar e praticar o ecoturismo. São 280 as aves catalogadas com destaques para a Águia-serrana, Galito, Jaó-do-sul e Gavião-pato.

MAIRIPORÃ – Destaca-se por estar em meio à Serra da Cantareira, com paisagens naturais, passeios náuticos, observação de aves, trilhas e esportes radicais. Em seu entorno está o Parque Estadual da Cantareira, considerado a maior floresta urbana do mundo com área de mata preservada, abriga de fauna rica e diversificada. Na cidade é possível conhecer também o MAITC – Museu de Arqueologia Industrial Thomaz Cruz, a Pedreira Mantiqueira, Pico do Olho D’água e a Represa Paiva Castro. Está cidade fica a apenas 60 km da capital e tem 269 aves catalogadas, entre as quais podemos destacar o Saí – azul, Tié-preto, Beija-flor-de-fronte-violeta, Jacuaçu e Tucano-de-bico-verde.

MOGI DAS CRUZES – Antigo ponto de descanso do bandeirante Braz Cubas em suas longas caminhadas no meio da mata. Atualmente realiza importantes eventos religiosos, como a Festa do Divino Espírito Santo. Um local ideal para a observação de aves é o Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello. Dentre outros atrativos está o Parque Centenário da Imigração Japonesa e o Pico do Urubu.
Espécies de aves catalogadas: 387, com destaques para o Macuco, linhambuguaçuguaçu e Codorna-amarela.
Fonte: Turismo SP – Fundação Florestal

Waldir Martinez

Turismo – Notícias & Destinos – mtb: 35.592-SP

Nenhum Comentário

Os comentários estão fechados.