
Dando sequência a série de matérias sobre a observação de Aves no Estado de São Paulo, nesta edição abordaremos as atrações de mais alguns municípios com atrações de sua fauna, flora e inúmeros pontos turísticos.
CAMPINAS – É uma cidade repleta de opções de lazer e entretenimento para todos os gostos. A cidade conta com a ARIE Mata de Santa Genebra que apresenta remanescentes de Mata Atlântica com fauna, flora, borboletário, trilhas, nascentes e diversas espécies de aves e a APA Campinas Distrito de Sousas/Joaquim Egidio que mantém os recursos naturais de forma racional e sustentável. Abriga também o Parque Ecológico Monsenhor José Salim, com projetos paisagísticos de Burle Marx e o Parque Taquaral. Campinas tem aproximadamente 170 espécies de aves catalogadas com destaques para: Águia-pescadora. Anhuma e Cardeal-do-banhado.
ELDORADO – O município tem mais de 70% da sua área coberta por Mata Atlântica intacta e está localizado no Vale da Ribeira, onde é possível visitar o Parque Estadual Caverna do Diabo, rico ecossistema com uma caverna de mais de 6.000 metros de extensão, sendo 600 metros abertos a visitação, além de cachoeiras, rios e diversificada fauna e flora. A cidade também apresenta o Salto da Usina, onde existiu uma das primeiras hidrelétricas do Estado de São Paulo, o Ribeirão Xiririca, com água cristalina propícia para banho refrescante, o Mirante do Cruzeiro, a Cachoeira do Meu Deus, o Circuito Quilombola, entre outras atrações. São 250 espécies de Aves catalogadas em Eldorado, com destaques para o Gavião-de-penacho e o Caburé-miudinho.
ILHA COMPRIDA – Cercada por águas e contornada pelo Mar Pequeno, possui um dos últimos ecossistemas não poluído do litoral brasileiro. Toda sua extensão é considerada área de proteção ambiental, sendo essencial como viveiro natural de espécies marinhas e terrestres e aves migratórias. A cidade apresenta diversos atrativos, como o Sambaqui – Nóbrega, sítio arqueológico formado por conchas e fósseis, Pedrinhas, tradicional vila caiçara, a Trilha das Dunas, as Dunas do Araçá e a Capela Nossa Senhora da Conceição. Espécies de Aves Catalogadas: 285, com destaques: Maria-faceira, pirupiru, Flor-de-barriga-branca, Savacu, Socó-boi, Guará, Saíra-sete-cores, Saracura-matraca, Gavião-bombachinha-grande, Viuvinha-de-óculos e Papagaio-de-cara-roxa
IPEUNA – Cidade acolhedora e singela, conta com vários atrativos naturais como belas paisagens, cachoeiras, trilhas e mirantes. A região possui diversos locais para observação de aves, como a APA Corumbataí, Botucatu e Tejupá. A APA Piracicaba, o Parque Ecológico Henrique Barbeta, a Trilha do Cabrito, entre outras.
A cidade tem 213 aves catalogadas com destaques para: João-bobo, Estalador, Cochicho, Gibão-de-couro, Pássaro-Preto, Maria-preta-do-penacho, Peixe-frito-pavonino, Soldadinho, Urubu-rei entre outras.
ITAPEVA – Localizada numa região naturalmente privilegiada, conhecida como Circuito dos Cânions. Toda sua beleza natural pode ser aproveitada na cidade como matas, rios, cachoeiras. O Cânion Pirituba e o Escarpamento Estrutural de Furnas são ideais para visitar e praticar o ecoturismo. São 280 as aves catalogadas com destaques para a Águia-serrana, Galito, Jaó-do-sul e Gavião-pato.
MAIRIPORÃ – Destaca-se por estar em meio à Serra da Cantareira, com paisagens naturais, passeios náuticos, observação de aves, trilhas e esportes radicais. Em seu entorno está o Parque Estadual da Cantareira, considerado a maior floresta urbana do mundo com área de mata preservada, abriga de fauna rica e diversificada. Na cidade é possível conhecer também o MAITC – Museu de Arqueologia Industrial Thomaz Cruz, a Pedreira Mantiqueira, Pico do Olho D’água e a Represa Paiva Castro. Está cidade fica a apenas 60 km da capital e tem 269 aves catalogadas, entre as quais podemos destacar o Saí – azul, Tié-preto, Beija-flor-de-fronte-violeta, Jacuaçu e Tucano-de-bico-verde.
MOGI DAS CRUZES – Antigo ponto de descanso do bandeirante Braz Cubas em suas longas caminhadas no meio da mata. Atualmente realiza importantes eventos religiosos, como a Festa do Divino Espírito Santo. Um local ideal para a observação de aves é o Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello. Dentre outros atrativos está o Parque Centenário da Imigração Japonesa e o Pico do Urubu.
Espécies de aves catalogadas: 387, com destaques para o Macuco, linhambuguaçuguaçu e Codorna-amarela.
Fonte: Turismo SP – Fundação Florestal
Waldir Martinez
Turismo – Notícias & Destinos – mtb: 35.592-SP
Nenhum Comentário
Os comentários estão fechados.