Procissão de Nossa Senhora da Penha

novembro 18, 2019

Um cortejo que reúne fé e esperança

É em novembro a nossa maior concentração religiosa em louvor a Nossa Senhora da Penha, sendo o segundo evento religioso mais importante do nosso país, perdendo apenas para o Círio de Nazaré. A procissão percorre quilômetros. Apesar de não receber o apoio necessário de órgãos públicos, a fé dos cristãos vem mantendo forte essa procissão secular que acontece no último sábado de novembro.
Dada à importância no contexto religioso da cidade, hoje a procissão de Nossa Senhora da Penha é reconhecida como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial da Paraíba, sob a Lei 11.417.
Peregrinos de toda a Paraíba e de várias partes do Brasil, fazem anualmente um roteiro de fé e esperança; a fé que se manifesta através da crença e devoção a Deus e a Nossa Senhora da Penha, derramando graças de ordem espiritual e material numa caminhada que tem início no centro de João Pessoa, em frente à igreja de Lourdes, com concentração isolada nos bairros por onde a procissão passa. Já no tempo de Cristo, no Antigo Testamento, tinha consciência disso e peregrinava aos seus Santuários de Jerusalém, Betel, e outros.
É preciso, pois, lembrar, alguns traços do autêntico peregrino: parte no sentido pleno desta palavra, deixando para trás maus hábitos, comodismo, egoísmo…, disponha-se a rezar, compenetrado na grandeza do ato que está realizando. Numa longa caminhada coletiva é preciso também praticar a fraternidade, auxiliando os irmãos que possivelmente precisarem, oferecendo uma água, uma palavra de incentivo e uma mão amiga.
A 256ª edição da Romaria da Penha, este ano terá como tema: Senhora da Penha, roga por teus filhos e filhas para que sejamos missionários da alegria e da paz. A programação da Romaria se estendeu para oito dias. O evento acontecerá no período de 17 a 24 de novembro, compondo assim o novenário e não apenas os três dias como era antes.
O final da caminhada termina com a chegada dos romeiros, ainda de madrugada com o raiar do sol, na praia da Penha, onde é celebrada a Missa. Louvada seja Nossa Senhora da Penha que através do seu povo, em sua sabedoria, continua através de séculos preservando fracção significativa de nossa herança cultural e de nossa fé inabalável.

Por que tanta preocupação
com a Previdência?

Sai presidente e entra presidente, e só se fala em mudança na Previdência, alegando que está em vermelho. Ora, um país que tem 70.794 políticos (boa parte deles envolvidos em corrupção), 715.074 assessores, funcionários não concursados, dos quais a grande maioria fantasmas, um gasto acima 128 bilhões por ano.
No legislativo, a aprovação de um projeto de interesse do país só acontece após a instalação do balcão de negociação. No judiciário, procuradores e juízes concursados se desdobram para elucidar um crime e joga o bandido atrás das grades, e logo depois, o Supremo composto por advogados INDICADOS, soltam os presos prejudicando o andamento das investigações. Esse Supremo arrasta mais uma grande soma dos cofres públicos.
Mas, será que o aposentado é o culpado desse descontrole administrativo?

Guet Coelho

Jornalista

Nenhum Comentário

Os comentários estão fechados.