FESTA DOS MÁRTIRES FORTALECE O TURISMO RELIGIOSO NO RN

outubro 18, 2019
Santuário dos Mártires em Uruacu

O município de São Gonçalo do Amarante situado na região Metropolitana da Grande Natal, através da Arquidiocese de Natal, realiza a Festa dos Santos Mártires, que teve início no dia 22 de setembro, com a “Maratona da Cidade de São Gonçalo do Amarante”. O tema deste ano é “Batizados e Enviados em Missão testemunhando os Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu” (em São Gonçalo do Amarante). O importante evento foi literalmente prestigiado por Dom Vieira Rocha, Cardeal Arcebispo de Natal.
Os festejos dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu começaram no domingo (22/9) com uma moto romaria no período da manhã, que saiu de São Gonçalo do Amarante, passando próximo ao Aeroporto de Natal, por Macaíba até chegar ao Santuário dos Mártires, na comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante. O evento se encerrou no dia 3 de outubro, com intensa programação religiosa (celebrações da Santa Missa, Novenas e atividades culturais), além de shows artísticos com a cantora Fátima Santos, e o Missionário Antônio Cardoso, que foram pontos de destaques da Festa dos Mártires. O prefeito de São Gonçalo do Amarante é Paulo Emídio de Medeiros (popularmente conhecido como Paulinho) vem realizando excelente gestão administrativa e vem proporcionando total apoio as ações turísticas e culturais do município.

Vista aérea do centro de São Gonçalo do Amarante

MÊS MISSIONÁRIO EXTRAORDINÁRIO
O dia 3 de outubro é a data em homenagem aos Santos Mártires e feriado no Rio Grande do Norte, a programação foi intensa no Santuário em Uruaçu. Às 4h30, aconteceu uma romaria, saindo da Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante. Às 7h, às 9h, às 10h e às 12h, houve celebração da Santa Missa. Às 14h, show com a cantora Fátima Santos, e às 15h foi à vez do cantor e missionário Antônio Cardoso, ambos agitaram positivamente os romeiros.
No final da tarde, às 17h foi celebrada solenemente a Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Natal Dom Jaime Vieira Rocha. Na ocasião, também ocorreu à abertura oficial do ‘Mês Missionário Extraordinário’, da Arquidiocese de Natal

Dom Jaime Vieira Rocha, Cardeal Arcebiso Metropolitano

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
A Programação do evento constou: da Moto romaria de São Gonçalo do Amarante a Cidade Macaíba até Uruaçu (celebração e da Santa Missa com o Padre Antonio Marinho); Os Noiteiros: Paróquia de Santana e Comunidades do Pólo I da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima no município de Parnamirim (Missa com o Padre André Martins Melo); Paróquia de Nossa Senhora da Candelária do Pólo II da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima de Parnamirim (Missa celebrada pelo Padre Júlio César Souza Cavalcante); Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes e Comunidades do Pólo III da Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Parnamirim); Paróquia São Lucas do Amarante e Pólo IV da Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Parnamirim); Paróquia de Santa Rita de Cássia de Santa Cruz e Comunidades do Pólo V da Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Parnamirim); Missa do Vaqueiro; Caminhada Luminosa da Vila de Uruaçu; Pedalada saindo da Paróquia de Santo Antonio para o Monumento dos Santos Mártires; Noteiros: Renovação Carismática
Católica; Noiteiros (Missa com os Padres Edmilson Lopes, e Antônio Murilo de Paiva); Noiteiros: Paróquia de Nossa Senhora do Carmo. Dimensão Social e Ministros Extraordinários da Eucaristia, da Palavra e das Exéquias da Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Parnamirim), Missa celebrada pelo Padre José Pereira da Silva Neto; Dia dos Santos Mártires de Cunhau e Uruaçu; Caminhada da Aurora; Corrida dos Mártires (Missa celebrada pelo Padre André Martins. O evento movimentou a economia do município de São Gonçalo do Amarante que vem se solidificando como um dos principais destinos turísticos do Rio Grande do Norte.

Prefeito Paulinho, apoio total ao turismo religioso

CONJUNTO DE SUGESTÕES
Foi feita a apresentação de um conjunto de sugestões, produto de diversas reuniões e conversas dos empreendedores do segmento para melhorar o turismo no Estado. Além de todos os pontos sugeridos, Marcelo Queiroz presidente da Fecomércio, fez questão de perguntar à governadora qual seria seu posicionamento acerca da proposta de tombamento das ruínas do antigo Hotel Reis Magos, na Praia do Meio, em Natal, deixando claro que a posição da Fecomércio é contrária ao tombamento. “Marcelo, eu ainda não tenho uma posição. Estou analisando e ouvindo todos os segmentos antes de tomar minha decisão”, afirmou a governadora.
Antes era o Hotel Internacional dos Reis, hoje o esqueleto do turismo de Natal. Quem é o culpado?
VISÃO DE EMPREENDEDORES
“Trouxemos a visão de empreendedores, pessoas que conhecem a fundo o dia a dia do turismo e, a nosso ver, gabaritadas para dar estas contribuições à gestão estadual. Viemos somar, nos unir ainda mais a uma gestão que, reconhecidamente entende que o turismo é uma alavanca do progresso, não apenas econômica, mas, também, social para o crescimento do estado”, afirmou Queiroz.

RETOMADA DO TURISMO POTIGUAR

A apresentação das falhas e sugestões para o turismo potiguar foi exposta pelo coordenador da Câmara Empresarial do Turismo (CET) da Fecomércio, George Costa. No documento são previstas implantações de ciclovias, atividades para os turistas em equipamentos estaduais, concessões, novos produtos turísticos, entre outros atrativos.
“Precisamos de coisas novas. O Parque da Via Costeira, por exemplo, seria o marco da retomada do turismo potiguar. Os estados vizinhos estão se reinventando e não podemos ficar para trás”, afirmou George Costa.

CONSONÂNCIA COM O GOVERNO

A governadora se mostrou bastante receptiva aos pleitos sugeridos pela Fecomércio para revitalizar o turismo, e determinou aos secretários envolvidos estudos para cada ponto apresentado. “Os pontos apresentados pelo trade estão em consonância com o nosso programa de governo. São sugestões adequadas e vamos trabalhar de mãos dadas para promover e fortalecer o nosso turismo, por tudo que ele nos representa na economia do nosso estado”, afirmou Fátima.

PRESTIGIARAM A REUNIÃO
Participaram da reunião os membros da Câmara Empresarial de Turismo – CET – Fecomércio RN: George Costa, CET; Paulo Távora Galindo, Presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes; José Odécio, Presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis do RN (ABIH/RN); Francisco Barbosa, presidente executivo do Natal Convention Bureau; Abdon Gosson, presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens do RN (ABAV/RN); Artur Fontes, presidente da Abrasel; Francisco Junior Câmara, presidente do Sindetur; Neiwaldo Guedes, presidente do Conselho Curador do Natal Convention Bureau; José Maria Pinheiro (Abrajet RN); e os gestores estaduais Ana Maria Costa (Setur), Jaime Calado (Sedec), Gustavo Coelho (Infraestrutura), Bruno Reis (Emprotur), Crispiniano Neto (FJA), Leonlene Aguiar (Idema); Manoel Marques (DER); da Infraestrutura, Gustavo Rosado; do Turismo, Ana Maria Costa; da Tributação, Carlos Eduardo Xavier; da Segurança, Coronel Francisco Araújo.

ALGUMAS SUGESTÕES APRESENTADAS
lIncentivar novos investimentos para o turismo (como por exemplo, reduzir ICMS na aquisição de equipamentos e insumos para os hotéis e da energia elétrica, eliminar a diferença da alíquota do ICMS dos veículos de turismo e desburocratizar o licenciamento ambiental);
lAumentar a promoção e divulgação do RN; promover uma requalificação e inovação dos produtos turísticos, como por exemplo a revitalização da Via Costeira, sua integração com o Parque das Dunas, e a integração com o Parque da Via Costeira, cuja obra está paralisada desde ano passado;

Liszt Madruga

Jornalista e Presidente da ABRAJET – RN

Nenhum Comentário

Os comentários estão fechados.