Uma das mais antigas Igrejas do País

outubro 18, 2019

Igreja da Misericórdia um marco da arquitetura e cultura religiosa da Paraíba

A Igreja da Misericórdia, uma das mais antigas igrejas do país, fica localizada na Av. Duque de Caxias em frente à Rua Peregrino de Carvalho – Antigo Beco da Misericórdia. Inscrita no livro de Belas Artes do IPHAN desde 25 de abril de 1938, foi o primeiro monumento tombado na Capital, tendo passado por uma restauração promovida pela Oficina-Escola de João Pessoa, em parceria com a cooperativa Bilateral Brasil/ Espanha e o Projeto de Revitalização do Centro Histórico de João Pessoa.

Outrora, o centro de João Pessoa concentrava ricas residências, e as famílias costumavam frequentar as missas semanais nas inúmeras igrejas locais, sendo a da Misericórdia uma das visitadas por se localizar em ponto estratégico de comércio, por isto bastante movimentado. Até hoje, na semana santa com as procissões de Encontro, a parada final acontece na Misericórdia com o encontro de Jesus Morto e Nossa Senhora. Um acontecimento histórico e comovente.
Uma Igreja simples, típica de cidade antiga e até hoje bastante visitada por turistas do mundo todo. Um exemplar típico do estilo chão (ou jesuítico), é por muitos intitulado como pertencente ao estilo Maneirista (intermediário entre o Renascimento e o Barroco). Inicialmente compunha um conjunto arquitetônico que abrigava a Santa Casa de Misericórdia do Estado da Paraíba, o templo e o cemitério, restando nos dias atuais apenas o templo e parte da Santa Casa, tal qual a roda dos enjeitados hoje fechada, mas ainda podemos perceber onde a mesma funcionava.

Guet Coelho

Jornalista

Nenhum Comentário

Os comentários estão fechados.