Senac leva gastronomia e cultura paraibana a Brasília

setembro 9, 2019

As delícias, sabores e aromas da culinária paraibana foram destaques na capital federal em mais uma edição da Semana da Gastronomia Regional. De 20 a 23 de agosto, o Senac Paraíba levou a tradicional culinária do estado para Brasília e apresentou diversos pratos típicos e inovadores nos restaurantes da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e da Confederação Nacional do Comércio.

Assinado pelo chef Onildo Rocha e confeccionado juntamente aos chefs Iago de Lelis, Amisaday Sena, Diego Calzerra e Inaiá Telino, o cardápio apresentou pratos utilizando ingredientes típicos do estado, entre carnes, queijos, frutas, grãos e outros. O evento promoveu um passeio pelos sabores únicos da Paraíba, desde os frutos do mar característicos do litoral aos deliciosos pratos que enchem a mesa do sertanejo. No menu, carne de sol na brasa, arroz de leite, dobradinha de frutos do mar, rabada, farofa d’água, peixada e muitos outros pratos enfeitam a mesa. Bolo de engenho, doce de leite, cartola, pudim de cajá e outras sobremesas completam o cardápio. O evento aconteceu nos dias 20 e 21 no Restaurante Senac na Câmara dos Deputados; no dia 22 no Restaurante Senac Downtown, na Confederação Nacional do Comércio, e no dia 23 no Restaurante Senac do Senado Federal.
Além do almoço nos dois dias, o Senac preparou uma aula-show especial que aconteceu na quinta-feira, 22, no Centro de Aperfeiçoamento em Gastronomia do Senac. Na ocasião, os alunos e ex-alunos dos cursos de gastronomia do Senac, bem como admiradores da arte, participaram de uma verdadeira aula sobre a gastronomia paraibana conduzida pelo chef Onildo Rocha, que ensinou como fazer a deliciosa costela no bafo, acompanhada de xerém de milho, rôti de rapadura e picles de mini legumes.

Mas não foi apenas a gastronomia que representou a Paraíba durante o evento. A ambientação dos espaços foi pensada para trazer, também, os aspectos da cultura, religião, costumes e cenários locais. Nesta edição o mar, seus misticismo e tradições das populações pesqueiras estiveram em destaque, com uma decoração que abordou a diversidade cultural e biológica presente em nossas águas. Na música, o Grupo de Danças Folclóricas do Sesc levou os tradicionais ritmos nordestinos para o evento: xaxado, coco de roda, baião, xote, entre outros, acompanhados ao vivo do trio de forró pé-de-serra da instituição, ao som da zabumba, triângulo e sanfona.
A Semana da Gastronomia Regional é uma iniciativa do Departamento Nacional do Senac, que convida os departamentos regionais da instituição para desenvolver almoços e workshops sobre a culinária local nos restaurantes do Senac no Rio de Janeiro e em Brasília, além de outros restaurantes.

Nenhum Comentário

Os comentários estão fechados.