FATOS

julho 16, 2019

Paraíba em primeiro lugar

É muito comum ouvir dos repentistas, poetas populares, que esse recanto nordestino é abençoado por Deus, e é verdade! As nossas belezas naturais são imensuráveis, iniciando pelo clima, quase estável, com uma pequena variação. Um calor gostoso que é bem apropriado para curtir o nosso 138 km de litoral, que esbanja com mais de 60% de praias nativas, todas recortadas de berçários naturais (mangues). A capital e alguns municípios, os mais antigos são repletos de casario, destacada pela arquitetura quatro centenária em harmonia com os traços no moderno, aos olhos vistos com admiração de todos que visitam a capital e essas cidades. Temos o cuidado de mantê-las limpas e iluminadas. O nosso povo é festeiro com disposição, participam do calendário de eventos com programação de janeiro a janeiro, de boas festas, onde as crenças religiosas predominam.

Riquezas da terra: entre tantas as pedras preciosas que despertam cobiça

Esses encantos minerais são as Joias Raras. Nesse estado onde sua capital é limitada pelo ponto extremo oriental das Américas, é de uma riqueza extraordinária em pedras preciosas, sendo uma em especial, a menina dos olhos dos colecionadores: a turmalina azul com um profundo brilho é considerada uma raridade. Apesar de escassa, a compensação vem no valor comercial. Outras preciosidades são encontradas também como o diamante, o topázio imperial e a esmeralda verde; essas com mais frequência.

Gastronomia

A Gastronomia é outro destaque na região. A grande variedade no cardápio é fruto da disponibilidade da matéria prima.
Com toda essa oferta, a procura pelos investidores vem aumentando e nossa capital dispõe de locais excelentes para o investidor da área de hotelaria O Governador João Azevedo, partiu para agilizar o investimento, onde no último dia 11 de junho, apresentou a imprensa e aos empresários, cinco lotes, próximo ao Centro de Convenções para construção de Resorts. Os terrenos são de grande área permitindo bons equipamentos.
Esta área faz parte de um projeto que o então Governador Tarcísio de Miranda Buriti projetou no ano de 1990 para fazer do local, o Point do turismo pessoense e hoje o governo, partiu para a realização.
Com seis meses de governo, João vem mostrando competência, precisando apenas dar mais personalidade a sua administração, colocar pessoas próximas e competentes de sua confiança. O turismo da Paraíba é promissor, temos um grande potencial, falta uma comunicação que se comunique e um bom relacionamento, turisticamente falando.

No campo das Artes

Podemos incluir na riqueza de nossa cultura o acervo das artes plásticas. Nesse item, estamos muito bem representados por renomados artistas de fama internacional. Avaliando pelas obras expostas em vários museus do mundo, temos Chico Ferreira; artista plástico, ceramista com peça de cerâmica no museu da China. Em João Pessoa, quatro grandes painéis em cerâmica estão expostos nas laterais do viaduto que dá acesso ao Centro Histórico. Esses painéis em número de seis, dois são do imortal Elpídio Dantas, (in memoria) e quatro de Chico.
Tito Lobo outro gênio das Artes Plásticas com seus quadros de cores alegres, ricos em detalhes, tem sempre mensagens incorporando a natureza ao ser humano, trabalho que traduz alegria e harmonia. Flávio Tavares, explora a beleza feminina, mas, não dispensa a valorização da família. A história da cidade está sempre nas inspirações do Flávio. O trabalho de Régis Cavalcante, em uma perfeita combinação de cores. Os acontecimentos e costumes regionais, as vaquejadas, o chapéu de couro, o cacto e outros destaques nordestinos (dois painéis valiosíssimos estão na entrada do Hotel Tambaú, assinadas pelo Régis). Existem outros notáveis artistas, O Alexandre Filho, mourou vários anos nos EUA e vários colecionadores têm quadro desse excelente artista naif, o Luís Tananduba, também no estilo naif, é considerado gênio. Sayonara Brasil e muitos outros. Para melhor conhecer as inúmeras obras de arte e artista, aconselha-se, visitar a Galeria Gamela em Tambaú.

Fernando Duarte

Jornalista – Membro do Conselho da Abrajet Nacional

Nenhum Comentário

Os comentários estão fechados.