Bananeiras,

junho 9, 2019

roteiro turístico no brejo da Paraíba

Bananeiras é uma cidade paraibana que está situada na região do Brejo Paraibano, a 130 Km de João Pessoa, capital do estado, ligada por boas estradas asfaltadas. Situada a aproximadamente a 552 m acima do nível do mar, apresenta clima temperado com temperaturas oscilando entre 12° a 31°. A sua história teve início na segunda ou terceira década do século XII
Bananeiras foi o maior produtor de café da Paraíba e o segundo maior do Nordeste, no século XIII até o ano de 1923 quando ocorreu uma praga na lavoura, contaminando os cafezais. Hoje cultiva-se mais a cana de açúcar e bananas.
As casas do período colonial do centro histórico constituem patrimônio arquitetônico tombado pelo IPHAEP.
O município de Bananeiras integra a rota turística do circuito do frio. Durante o ano inteiro é visitada por turistas de todo o Nordeste e vários estados brasileiros que se encantam com as belezas naturais, as tradições culturais, com festas regionais e uma culinária de dá agua na boca.
Nas últimas décadas a cidade cresceu muito atraindo diversos investimentos turísticos, instalações de vários hotéis e pousadas, além de condomínios luxuosos.
O Condomínio Águas da Serra é dotado de heliporto e campo de golf, o primeiro e único instalado na Paraíba onde é realizado competições e campeonatos anuais. O Condomínio Residencial Serra Nevada está localizado próximo ao Campus da UFPB, com plantações de inúmeras palmeiras imperial no trajeto.
Os melhores hotéis são o Serra Golf e o Pousada da Estação.
Diariamente passeios são programados para o centro histórico, o mirante no distrito de Roma, Sobrado das Meninas, igrejas, colégios, engenhos,
Colégio Agrícola Vital de Negreiros, Cachoeira do Roncador e o belo Campus de Zootecnia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Durante o ano inteiro o turista pode contemplar atrações culturais, com uma vasta programação, sobretudo, na estação do frio, com a Rota do Frio e as festividades do tradicional São João, um dos maiores da Paraíba, que se realiza no mês de junho.
As ruas do centro histórico, calçadas, praças, bares, pousadas e hotéis ficam lotados. O tráfego de automóveis, motos e bicicletas é intenso, tumultuando e dificultando a vida dos pedestres, porque não há semáforos, nem estacionamentos.
Bananeiras tem um povo acolhedor e alegre, vale a pena conhecer, é uma ótima opção de lazer e relaxamento.

Francisco Orniudo Fernandes

Médico, escritor e membro da APMED

Nenhum Comentário

Os comentários estão fechados.