Onix

junho 9, 2019

Onix, o Lewis Hamilton do ranking de vendas de carros no Brasil, na versão Activ Automático é a nova opção da Chevrolet. O hatch é um carro confiável, com um motor de longa duração e recebeu 3 estrelas de segurança da Latin NCAP. É relativamente econômico e confortável e tem bom acabamento e olha para você com ar de aventureiro. Custa R$ 67.690, mas é bom ficar de olho nas promoções

Quem não conhece o Onix? Ohatchque colocou a Chevrolet na liderança nacional de vendas no País, o compacto que caiu no gosto e na preferência dos brasileiros, a despeito de seus concorrentes – de que mantem uma significativa distância há dois anos – possuírem alguns atraentes acessórios a mais. Me arriscaria a comparar o Onix a um piloto de F1 que sai na pole e não larga mais a ponta da corrida, tipo um Lewis Hamilton do mercadoautomotivo brasileiro.
Apesar de ser mais caro do que a versão LTZ, a mais luxuosa (R$ 59.190), o OnixActiv chama sem dúvida logo a atenção de quem está de olho no modelo. A Chevrolet transformou o Activ não em um off-road, mas deu-lhe uma cara de aventureiro.
Colocou nas rodas aro 15”os excelentes pneus Michelin, mais altos, 195/65, elevando a suspensão em 3cm, melhorou a área de visão do motorista em 40% e aumentou o ângulo de ataque em 20%, em relação às demais versões.
Mas foi no visual que a Chevrolet caprichou mais. Emoldurou as caixas das rodas – agora pintadas de preto – com apliques de plástico preto, que se estendem às caixas de ar emolduradas por peças plásticas pretas eimitando alumínio, dando um novo visual às laterais. Esses enfeites casam comas peças que rodeiam os refletores da traseira e os faróis de neblina, na frente, e com as peças cor de alumínio abaixo da grade frontal e da tampa do porta-malas. Os faróis com máscara negra são integrados aos para-lamas
Completa o novo design um rack estilizado no teto. O Activ vem com luz diurna de LED, mas apenas decorativa. Ele não é o tipo DRL (DaytimeRunning Light), o único aceite pela Polícia Rodoviária. Por isso, não esqueça de acender os faróis sempre que circular em rodovias, para evitar ser multado.
O interior passou também por boas alterações. Os bancos ficaram coloridos com gomos laranja e cinza com as bordas em couro sintético. Todos os assentos têm cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça.
Os bancos -achei-os um pouco duros – ostentam os da frente o nome da versão,Activ, e são forrados em tecido com a banda em couro sintético. Espaço é coisa que não falta no Onix e no banco traseiro há espaço razoável para três adultos. O porta-malas, bem acabado e forrado de carpete, comporta 280 l de bagagem.
O motor é o consagrado e confiável 1.4 SPE 4ECO, flex, de oito válvulas, que faz 400 mil km, se receber os necessários cuidados. Tem 96 cv e torque de 13 kgfm quando abastecido com gasolina, fazendo 12,4 km/l, na cidade e 13,8 km/l, na estrada. Com etanol a potência sobe para 106 cv e o torque para 13,9 kgfm, mas o consumo cai para 8,3 km/l e 9,4 km/l. Este propulsor junto com a caixa de câmbio automática de seis marchas garante um bom desempenho com arranques rápidos e boas retomadas. O câmbio permite trocas manuais, mas só através de um botão na manopla.
O OnixActiv tem uma boa dirigibilidade graças à direção elétrica progressiva, à suspensão firme e o bom equilíbrio do carro. É um carro seguro, pois, a montadora realizou diversas modificações que elevaram o nível de segurança do carro que assim recebeu já três estrelas do LatinNCap (a mesma pontuação do Prisma). Vem equipado com sensor de estacionamento, abertura e fechamento de todos os vidros apenas com um toque.
Os instrumentos estão bem à mão do motorista, a começar pelo painel de instrumentos que apresenta os dados do computador de bordo. No volante – que só tem ajuste de altura – forrado de couro, o mesmo do Cruze -, tem boa pegada e os controles de som e do popularmente conhecido piloto automático. O ar condicionado é eficiente. A abertura do porta-malas é feita através da chave tipo canivete, o que aumenta a segurança do carro, ou no botão no painel.
O Onix possui, além do OnStar que conecta o carro ao completo serviço de apoio da Chevrolet, o sistema MyLink de segunda geração que incluiu todos os itens de conectividade: telefone, acesso à mídia do smartphone, reconhecimento de voz, espelhamento do celular, através da tela de 8” sensível ao toque, que mostra a câmera de ré. O carro tem ainda sensores de estacionamento e de chuva, mas não conta com o importante item controle de estabilidade.
O OnixActiv é vendido a partir de R$ 62.290, na versão manual e R$ 67.690 com o eficiente câmbio automático (avaliada pelo Blog). No entanto, é de bom tom lembrar que é bom ficar de olho nas promoções das concessionárias para conseguir um bom desconto.

Arnaldo Moreira

Nenhum Comentário

Os comentários estão fechados.