ITU A CIDADE DOS EXAGEROS É TAMBÉM DE ATRAÇÕES TURÍSTICAS

abril 4, 2019
Interior da Igreja Nossa Senhora da Candelária de Itu

Distante apenas 90 km da capital com acesso pela Via Castello Branco, Itu ficou famosa como a cidade dos exageros, mas que proporciona também aos seus visitantes várias atrações dignas de serem visitadas, como veremos nesta edição, começando pelo circuito religioso, onde a Fé, tradição e arte, levam muita gente a conhecer Itu. A cidade abriga um patrimônio religioso riquíssimo, por isso é conhecida como Roma Brasileira. São mais de 50 igrejas pela região, cada uma com uma personalidade arquitetônica, mas todas com muita história para contar e encantar:

IGREJA NOSSA SENHORA DA CANDELÁRIA – Exemplar do barroco paulista, fundada em 1780, abriga em seu interior obras de José Ferraz de Almeida Júnior, Padre Jesuíno do Monte Carmelo e Lavínia Cereda, Localizada na Praça Padre Miguel.

IGREJA DO BOM JESUS E SANTUÁRIO – Construída no local onde, em 1610, o fundador Domingos Fernandes ergueu uma capela dedicada à padroeira Nossa Senhora das Candeias.

IGREJA NOSSA SENHORA DO CARMO – Marco da fundação da Venerável Ordem Terceira do Carmo de Itu, interior decorado com obras do Padre Jesuíno do Monte Carmelo, localizada na Praça da Independência – Largo do Carmo.

IGREJA NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO – Planejada e Construída por Padre Jesuíno do Monte Carmelo e inaugurada em 1859, foi importante centro educacional feminino nos séculos XIX e XX. Localizada na Praça Regente Feijó.

ATRAÇÕES HISTÓRICAS:

CASA DO BARÃO – Abriga o Centro de Estudos da História Republicana, a Biblioteca Edgar Carone e a Biblioteca Prudente de Moraes.

CASA IMPERIAL – Com arquitetura do século XIX, impressiona pela fachada majestosa. Hospedou a família imperial em 1884, quando da visita Itu. Localizada na Praça D.Pedro I.

MUSEU DA ENERGIA – Sediado no sobrado construído em 1847 para uso residencial, tem exposições, atividades educativas e culturais ligados ao tema.

MUSEU REPUBLICANO CONVENÇÃO – Antiga residência a família Almeida Prado, onde foi realizada a reunião que deu origem a fundação do Partido Republicano Paulista.

MUSEU DO REGIMENTO DEODORO – Instalado na sede de Regimento, em edifício construído para o Colégio São Luiz, em 1872. Mostra de uniformes, objetos militares e fotografias antigas.

ATRAÇÕES TURÍSTICAS:

O orelhão da Praça dos Exageros

PRAÇA DOS EXAGEROS – Localizada ao lado do Centro Esportivo e de Lazer “Franco Montouro”, a praça é um parque temático que possui diversos objetos em tamanho gigante, retratando assim a fama da cidade que tão bem o comediante Simplício divulgou em programas de TV. Neste local podem ser encontrados em formato gigante, um jogo de xadrez, joaninhas, formigas, um jogo de lápis, um interfone, um caixa eletrônico e uma trena no formato de escorregador. Abre de segunda a domingo no horário das 8h às 17h. Entrada franqueada. Fica na Rua Maestro José Maria Passos, 200 – Jardim Padre Bento.

Feira da Velharia tradicional evento vindo de Portugal, acontece todo 2º domingo de Cada mês

CIDADE DAS CRIANÇAS – É um local específico para as crianças aproveitarem as horas vagas do dia. Possui playground para crianças até 10 anos e conta também com diversos atrativos para a criançada como Banco de Areia, Casa do Tarzan, Mini Cidade. Rua França, 102 – Vila Roma Brasileira. Visitação gratuita de terça a domingo no horário das 8h às 17h.

FEIRA DAS VELHARIAS – ESPAÇO FÁBRICA SÃO LUIZ – Cada vez mais freqüente em Portugal, foram inspiradas na famosa “Feira das Ladras”, de Lisboa. Suas raízes remontam ao século XIII, e a princípio era um mercado itinerante, até se fixar no Campo de Santa Clara, onde até hoje funciona duas vezes por semana. Seu sucesso fez com que rapidamente se espalhasse por todo o país, tanto na própria Lisboa como em muitos outros locais, como Setubal, Coimbra, Porto e tantos mais, atraindo cada vez mais adeptos e interessados a procura de bons negócios. Essa tradição veio para o Brasil, mais precisamente para ITU e funciona todo o 2º domingo de cada mês das 9h30 às 18h00 – Maiores informações – Tel.: 11-4013-4554 – www.espacofabrica.com.br.

Cachoeira do Parque do Varvito com laminas rochosas parecendo feitas por mãos humanas

PARQUE DO VARVITO – Um dos passeios imperdíveis para quem visitar ITU e o parque, que apesar de um pouco mal conservado (muito mato em seu interior), é a mais importante exposição conhecida deste tipo de rocha, excelente para quem quiser aprender sobre geologia. A entrada para o parque é gratuita, estacionamento também gratuito. No início da visita o turista passa por um galpão. Neste local está montada permanentemente uma exposição de painéis explicativos com fotos, textos e imagens.
As atrações que devem ser visitados pelos turistas são: Praça do Eco, Cascata do Antanho, Lago dos Fosseis, Vereda dos Seixos, Trilha Bentônicos, Anfiteatro Gonduana, Gruta Lagrima do Tempo, Bosque das Matações e o Lago Jurássico.
O Parque do Varvito é de fácil acesso fica na Rua Parque do Varvito s/n – ITU/SP
Fonte: PROTUR – mais informações site: www.destinocaipira.com.br

Waldir Martinez

Turismo – Notícias & Destinos – mtb: 35.592-SP

Nenhum Comentário

Os comentários estão fechados.