SÃO ROQUE

março 5, 2019
São Roque a Terra do Vinho, pertinho de São Paulo

A TERRA DO VINHO EM SÃO PAULO E SUAS ATRAÇÕES

SÃO ROQUE foi fundada em 16 de agosto de 1637 por Pedro Vaz de Barros. O nome São Roque origina-se da devoção de seu fundador por este santo. Atraído pelos encantos da região, Pedro Vaz estabeleceu-se com a família e cerca de 1.200 indígenas as margens dos ribeirões Carambeí e Aracaí, começando assim o cultivo de trigo e uva.
Mais tarde, imigrantes italianos e portugueses cobriram as encostas dos morros com vinhedos, instalaram suas adegas e transformaram São Roque na “Terra do Vinho”
Situada a apenas 60 km da Capital e servida por duas grandes Rodovias – Castello Branco e Raposo Tavares, a cidade oferece aos seus visitantes muitas opções de lazer com ar puro, muito vinho e tranquilidade.

PONTOS TURÍSTICOS – CULTURA, HISTÓRIA, ECOLOGIA E LAZER

Igreja Matriz – Revela linhas arquitetônicas modernas, destacando-se as pinturas no teto e nas paredes, consideradas verdadeiras obras de arte, bem como seus vitrais em etilo mosaico.

Morro do Cruzeiro – No local está localizada uma Cruz e a imagem da padroeira da cidade de São Roque. No mês de julho é realizada importante novena que atrai centenas de fiéis.

Casa Grande e Capela de Santo Antônio – Construída em 1681 por Fernão Paes de Barros, são edificações que remontam o mais antigo passado colonial do sul do país. Tombada pelo IPHAN em 1947, já pertenceram ao escritor Mário de Andrade. Está localizada à 8 km do centro da cidade.

Centro Cultural Brasital – Construída em 1890, foi uma das primeiras indústrias têxteis do Estado de São Paulo. São 10.000 m² de área construída, rodeada por 10 alqueires de muito verde onde se pode passear por uma trilha ecológica de 1.100 m, recortada pelo ribeirão Aracaí, com cachoeira.

Praça da República – O coreto e a fonte são atrações do local, além da Feira de Artesanato que acontece aos sábados e domingos.

Recanto Cascata – Contém um lindo jardim natural de flores, além de bela cascata formada pelas águas do ribeirão Carambeí. Local propicio para passeios, caminhadas e realização de eventos, como a Expo São Roque.

Ski Mountain Park – O parque está em uma das belas montanhas da cidade a 1.200m acima do nível do mar. É um paraíso ecológico que oferece aos seus visitantes a oportunidade de desfrutar dos prazeres do local, são 320.000 m² de natureza e ar puro, além da linda vista panorâmica de São Roque. O Parque conta com Pista de Esqui, Teleférico, Tobogã, Playground, Mountain Bike, Churrascaria, Casa de Chá, Taverna, Vinhateria, Lanchonete e outras atrações para todas as idades e gostos, tanto para quem procura adrenalina quanto para àqueles que apreciam uma boa gastronomia.

Museu Cine São José – O Museu do Cinema do Centro Cultural Cine São José tem um acervo de mais de 3.000 itens que contam a história do cinema em São Roque, no Brasil e no Mundo! São centenas de cartazes, filmes, objetos, projetores e documentos que registram eventos como a estréia do cinema falado, a introdução da tela panorâmica, a evolução do som nos filmes. O teatro também conta com um acervo importante com cenários datados dos anos 40 pintados por Paulo Rômulo Lombardi, e para quem quiser conhecer um pouco da história da cidade de São Roque em matéria de arte e cultura, o Museu possui um acervo de fotos e documentos das festas cívicas e populares. Funciona de segunda a sábado das 8h às 00h e aos domingos das 8h às 12h. Fica na Rua Rui Barbosa, 370 no Centro de São Roque.

Mata da Câmara – É a maior reserva ecológica da região. Reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Encontra-se numa área verde de 54 alqueires de Mata Atlântica, repleta de mananciais e habitadas por esquilos, lontras, veados entre outros animais e aves.

27ª EXPO SÃO ROQUE – Vinhos e alcachofras – Realizada entre os meses de outubro e novembro é uma atração imperdível para quem gostar de vinhos, alcachofras e muita diversão.

Uma das inúmeras atrações da cidade do vinho

ALGUMAS ATRAÇÕES: Pisa da Uva – Uma das atrações diárias é uma experiência inesquecível. Duas tinas repletas de uvas são preparadas para mostrar a principal etapa da produção do vinho. Com muita animação, dançarinos realizam a Pisa da Uva e ao som da Tarantella, convidam o turista a tirar os sapatos e participar também. Gincana da Pisa da Uva – Quatro visitantes são escolhidos para participar da gincana. Cada um entra em uma tina de uvas. Ao pisarem nas uvas, o suco cai dentro de uma garrafa. Aquele que encher a garrafa primeiro vence a gincana e ganha um brinde.

SHOWS – BINGO GRATUÍTO – BAILE DA SAUDADE – VARIEDADES (Praça da Alimentação, Trilha da Cascata, Expositores, Playground e Espaço Kids e muitas outras atrações para ficar na lembrança).

VINHOS E ALCACHOFRAS – A cidade de São Roque é conhecida como a Terra do Vinho, e na Expo, pode-se degustar e adquirir os vinhos de seu gosto nos stands das Vinícolas.

GASTRONOMIA À BASE DE ALCACHOFRA – Nas oficinas gastronômicas expertes explicam o preparo de deliciosos pratos à base de alcachofra, e no final, os participantes concorrem ao sorteio para degustar a receita preparada. Os workshops e Oficinas são gratuitas e acontecem aos sábados, domingos e feriados no Espaço Gourmet. Mais informações: www.saoroque.sp.gov.br

Waldir Martinez

Turismo – Notícias & Destinos – mtb: 35.592-SP

Nenhum Comentário

Os comentários estão fechados.