Previa carnavalesca de João Pessoa 2019

fevereiro 6, 2019

Ao que tudo indica, a alegria volta a reinar nesse alegre e colorido país. No nordeste, as maiores animações estão no estado da Bahia, com muito Olodum; Pernambuco conhecido como a capital do Frevo, e as demais nas tradicionais festas de momo.

Na Paraíba, as maiores concentrações dos foliões, estarão nos municípios de Conde, Baia de Traição e Lucena. Campina Grande com uma boa programação festiva, musical e religiosa como o Encontro para a Nova Consciência (Reunião de várias vertentes religiosas e filosóficas), e alguns blocos carnavalescos também saem às ruas, em dias alternados, atraindo turistas e visitantes. O início será no dia 16 de fevereiro, pré-carnaval, findando no dia 09 de março, com o famoso pós-carnaval. Em João Pessoa segue a mesma tradição da prévia, com desfile de 30 Blocos, iniciando com o Bloco da Cueca e como não podia faltar, a participação do mais tradicional Bloco; o Muriçocas do Miramar, fechando a programação com o Bloco Confete e Serpentina.
As praias de Lucena, Jacumã e Baía da Traíção, comemoram o Carnaval tradicionalmente durante uma semana, com muita praia, sol e animação contagiante. As prefeituras desses municípios não medem esforços para realizar o evento carnavalesco, sendo uma das festas anuais que mais atraem turistas e visitantes em busca de agitação na medida certa, além das praias maravilhosas de sol forte e mar de águas mornas. Nas ruas, blocos carnavalescos organizados pela galera, desfilam pelas ruas principais com acompanhamento do trio elétrico e carros de som, muitas vezes improvisados, pois no Carnaval vale tudo, Já à noite no palco armado para o evento, trios elétricos de bandas famosas e cantores regionais, tocam muito frevo e musicas animadíssimas, diversas, deixando os foliões agitadíssimos. É folia de noite e de dia, com muita segurança, pois o policiamento é ostensivo, barrando qualquer tentativa de baderna. Como opção de hospedagem, existem as casas de temporadas e pousadas simples, porém aconchegantes, com serviços que agradam ao turista, pois a hospitalidade é ponto forte por aqui.
Em João Pessoa, o Folia de Rua, tradição na cidade, onde os blocos carnavalescos saem às ruas, desfilando nas avenidas e bairros, vem atraindo anos após ano um número cada vez maior de blocos e turistas dos quatro cantos do país, que participam com total alegria, ou, os mais pacatos que vão apenas para prestigiar.
São dezenas de blocos arrastando multidões por onde passam, contagiando com muita música e alegria, típica da festa. O bloco Muriçocas do Miramar, completa 32 anos, sendo o mais antigo de todos, começou com a ideia de alguns moradores do bairro, onde durante a madrugada se reuniam,tocando instrumentos musicais, na praça das Muriçocas, onde intitularam essa noite de Acorda Miramar, daí em diante o número de pessoas foi aumentando, até surgir a ideia de um bloco (Muriçocas), hoje considerado o segundo maior bloco de arrasto carnavalesco do Brasil, perdendo apenas para o Galo da Madrugada. São dezenas de trios elétricos arrastando multidões, saindo da concentração no Bairro do Miramar, em direção a orla de Tambau com chegada durante a madrugada. Um repertório musical dos mais atraentes que vai das musicas tradicionais mais antigas, como, Abre alas que eu quero passar, as mais atuais de artistas regionais e nacionais. Continuando com o bloco Cafuçú, irreverente em sua essência, divertido, onde o brega é a peça chave. No Cafuçú a beleza está na cafonice; o mais cafona, mais espalhafatoso, com alegorias fora de moda, de preferência com muito colorido é o que atrai e chama mais ainda a atenção de todos. Acontece no centro de João Pessoa, com o desfile pelas ruas principais, bastante organizado e bem familiar. Outros blocos como o Picolé de Manga, Virgens de Tambau, Boi do Bessa, Barata dos Bancários e etc, alegram os bairros na mesma proporção contagiante de alegria.
Em João Pessoa, Messina Palmeira e Antonino Pinguem, lançaram o Bloco do Turista.
A agitação do bloco vai ser no dia 16 de fevereiro a partir das 16h, no Busto de Tamandaré em Tambaú. O Bloco terá as marchinhas de carnaval e muito frevo animando a festa. Rogeraldo Campina e Nana Martins, serão Rei e Rainha.
A organização do bloco não dispensou as figuras representativas da festa de Momo, e, escolheu o casal, Fábio e Beth Cardoso, representando Pierrô e Colombina e Maria Helena Rangel e Wilma Giuseppe as princesas Isabel e Leopoldina.

Guet Coelho

Jornalista

Nenhum Comentário

Os comentários estão fechados.