Entrando para contar histórias

janeiro 7, 2019

A Revista de Turismo completa agora em janeiro 29 anos de história, fruto da coragem e do empreendedorismo do amigo jornalista Fernando Onofre Duarte que vem dando uma considerável contribuição à divulgação de destinos turísticos paraibanos.

Nossa história começou em maio de 2009. Naquele tempo fui convidado para ministrar uma palestra sobre a Serra de Bodopitá, extenso corpo magmático que percorre três municípios do agreste paraibano esbanjando beleza e recolhendo patrimônio histórico, arqueológico e ambiental de grande vulto. Pois bem, o evento tinha como objetivo assinar o Pacto de Turismo Integrado Agreste/Borborema, convênio que teve apoio do Sebrae e do Paraíba Convention Bureau e contou com a presença de dezessete prefeituras.
No almoço, Fernando Duarte me procurou, me apresentou sua revista e conversamos. A Revista de Turismo me causou boa impressão, muito bem diagramada e impressa, só que ao folheá-la, só vi o litoral em suas páginas, daí indaguei: “e o nosso interior que é tão rico em patrimônio histórico, cultural e ambiental?” Fernando me responde: “não tem quem escreva Thomas”. Já com a experiência de anos pesquisando no interior, ora com a Sociedade Paraibana de Arqueologia, ora acompanhando o Laboratório de Arqueologia e Paleontologia da UEPB e também na condição de historiador, respondi ao editor: “agora você encontrou quem o ajude!” E a partir de junho de 2009 iniciamos a publicação mensal de textos que, majoritariamente, abordam o interior paraibano e seu patrimônio histórico, arqueológico e cultural. Entrei para contar histórias e a parceria vem dando certo.
O Mundo-Sertão sempre tem destaque nas páginas da Revista de Turismo, quer seja nas matérias que fazemos ou mesmo na coluna “Umas & Outras” que assinei por um tempo e que pretendemos nos próximos meses retomá-la na Revista.
Consolidada no mercado paraibano e em estados vizinhos, a Revista está há alguns anos também disponível na internet, multiplicando a quantidade de leitores e sendo bem recepcionada pela intelectualidade paraibana, leitores cada vez mais atentos a nossa história e riqueza turística. Parabéns e vida longa a Revista de Turismo, a revista do turismo paraibano.

“Completar 29 anos não é para qualquer um, é mesmo impressionante. A Revista de Turismo chega a esta idade com o mesmo vigor do seu Puplisher, Fernando Duarte.

Desejamos que ela continue por longos anos mantendo o nosso trade bem informado sobre o mercado de turismo. Parabéns aos que fazem esta grande Revista!”

Claudio J. S. Junior – Diretor JPA Travel Market.

Tenacidade no trabalho profissional e na ética, são alguns dos principais fatores que explicam uma revista manter-se por três décadas na liderança. Parabéns a todos que fazem da Revista de Turismo o principal informativo turístico nacional.

Hélcio Estrella – Ex Presidente da Abrajet Nacional

Tive a oportunidade de participar das primeiras edições da Revista de Turismo como empresário. Acreditei no sucesso, porque já nas primeiras edições vimos a seriedade e o bom empenho desse periódico na divulgação do turismo da Paraíba. Hoje, nos seus 29 anos de publicação, é um dos responsáveis pelo desenvolvimento do turismo de nosso Estado. Parabéns a Revista de Turismo pelo seu aniversário.

Walter Goes, Secretário de Turismo do Município de Ingá

Parabéns a Revista de Turismo pelos serviços prestados ao desenvolvimento do turismo na Paraíba. Testemunha dos desafios e partícipe do crescimento divulgando os destaques mais importantes, a Revista de Turismo tem marcado presença constante e faz parte da história do turismo da Paraíba. Parabéns Fernando, e todos que fazem o sucesso da Revista.

Cléa Cordeiro

Neste inicio de mais um ano de intensa e profícua atividade jornalística que inicia, saudamos a REVISTA DO TURISMO DA PARAÍBA e sua laboriosa equipe de dedicados profissionais, sob o comando do ínclito confrade FERNANDO DUARTE. Desejamos retumbante sucesso no decorrer de 2019, quando a REVISTA DO TURISMO DA PARAÍBA atinge vitoriosamente seus 29 anos de um jornalismo justo e perfeito, com foco especial para o Jornalismo de Turismo. Avante na luta.

LISZT COUTINHO MADRUGA
(Presidente da ABRAJET RN, Diretor Executivo no RN da AJOBTUR Brasil –
Associação de Jornalistas e Blogueiros de Turismo do Brasil).

Thomas Bruno Oliveira

Historiador e Jornalista – 3372-PB

Nenhum Comentário

Os comentários estão fechados.