OS MUSEU DA TAM VAI REABRIR ANO QUE VEM

outubro 7, 2018

Fechado há quase três anos pela insensibilidade da LATAM em preservar parte importante da aviação brasileira, o Museu Asas de um Sonho, de São Carlos, em São Paulo, deverá ser reaberto no segundo semestre de 2019, em um prédio cedido pelo CTA, em São José dos Campos, graças aos esforços do fundador da EMBRAER, o ex-Ministro Ozires Silva e um grupo de aficionados da atividade, entre os quais o Comandante João Amaro, seu co-fundador junto com o comandante Rolim Amaro, cujos esforços resultaram na criação daquele importante museu.
As negociações estão avançadas, revelou fonte da Prefeitura da capital da indústria aeronáutica, São José dos Campos, e a decisão depende ainda da equação dos custos para a preparação e instalação do prédio e a transferência do acervo do antigo museu, que está 300 quilômetros distante de onde ficará. A mudança exige um planejamento complexo de logística dado os cuidados a serem dispensados a um patrimônio muito valioso, composto de aeronaves raras como o que a TAM conseguiu reunir.
Comuns na Europa e nos Estados Unidos, os museus de aviação são considerados parte importante da cultura mundial de mobilidade, como atestam os similares existentes na Alemanha, na França e nos Estados Unidos, entre outros países. Em Washington, o respeitado Smithsonian Institution, com 19 museus, galerias e o Zoológico Nacional mantém, ao lado de museus que reúnem os conhecimentos e avanços da humanidade em todos os campos, o Air Space Museum, uma obra prima de preservação da cultura evolucionária, e chamado de “queridinho” da maioria dos turistas que visitam a capital americana.
Esses museus são importantes instituições para a atração do turismo no mundo inteiro, embora no Brasil ainda sejam considerados por algumas áreas da sociedade como artigos de luxo ou veleidade de ricos, como foram classificados por um destacado dirigente da LATAM num encontro com este articulista.
O turismo brasileiro deve saudar a notícia da breve reabertura do Museu Asas de um Sonho. Todos sabem que cultura é um importante campo do turismo.
O autor é ex-Presidente nacional da ABRAJET-Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, onde é membro de seu Conselho Nacional.

 

 

Hélcio Estrella

Jornalista de economia e turismo, ex-Presidente Nacional e atual membro do Conselho Nacional da ABRAJET

Nenhum Comentário

Os comentários estão fechados.