Algumas das belas atrações turísticas de São Paulo

setembro 3, 2018

Nesta edição dicas de algumas das mais belas atrações turísticas paulistas. Desfrute dos inúmeros atrativos que elas oferecem: belas praias, climas
saudáveis e amenos, os poderes da águas minerais, lindas paisagens,
locações históricas, ótima culinária, diversas opções de esportes, lazer e
aventura, Atrações para todos os gostos, bolso e público.

AVARÉ. Distante 260 km de São Paulo – Via Castello Branco (SP-280).
Como principal cartão da cidade a represa Juru mirim (a 22 km do Centro), formada pelo rio Paranapanema. Lá, praticantes de windsurfe, Jet ski, caiaques, barcos e lanchas se reúnem. Também é possível alugar embarcações na marina que fica as margens da SP-255.
Ao redor da represa estão hotéis, pousadas e toda a infraestrutura turística. Importante centro pecuário regional, conta com planteis de corte e de leite. Não deixem de provar o famoso doce Pingo de Leite Avaré, que é o grande orgulho da cidade.

Eclusa, uma das atrações em Barra Bonita para o turismo

BARRA BONITA. Distante 278 km de São Paulo – Via Castello Branco (SP-280). Banhado por um rio Tietê praticamente limpo, Barra Bonita tem como principal atração a eclusa, a primeira da América do Sul, construída para transpor a barragem 26 metros da hidrelétrica que leva o nome da cidade. Os turistas podem fazer passeios de barco, com capacidade para 100, 300, 400 e até 700 passageiros. A Praça do Teleférico é uma atração à parte, como o pedalinho do lago artificial, o kartódromo e o Pavilhão de Exposições. No centro, há o Trenzinho Simpatia, a Jardineira e o Bonde Barra Bonita, que faz um tour pelos principais atrativos turísticos da cidade.

Caconde, onde se destaca o turismo de aventura

IBIÚNA. Distante 80 km de São Paulo – Via Raposo Tavares (SP-070).
A cidade detém 95% da área do Parque Estadual Jurupará, considerado reserva da biosfera pela Organização das Nações Unidas (ONU). Passeios pela Mata Atlântica, mergulhos em rios e cachoeiras, Ibiúna é sinônimo de ecoturismo. Também é possível caminhar no alto das montanhas e ter uma vista privilegiada de toda a região. Formada pela junção dos rios Sorocamirim, Sorocabuçú e Rio Sorocaba, a Represa de Itupararanga, com aproximadamente 40 km, é muito procurada para prática de esportes aquáticos e pelas praias.

Onças pintadas, tucanos e bromélias se encontram em abundância em Iguape

CACONDE. Distante 300 km de São Paulo – Via Sistema Anhanguera/Bandeirantes.
Situada a 860 metros de altitude, numa posição privilegiada n a Serra da Mantiqueira, Caconde tem um cenário entrecortado por montanhas, vales, rios, cascatas, lagos e matas, com rica fauna e flora, A cidade também atrai turistas interessados na prática de turismo de aventura. Sua principal atração é o Rio Pardo, um dos melhores lugares do país para a prática do rafting, descida de corredeira em bote inflável. Próxima a divisa com Minas Gerais, Caconde também atrai adeptos de meditação e esoterismo.

IGARAÇU DO TIETÊ. Distante 277 km da Capital SP – Via Castello Branco.
Quando citamos passeios pelas águas do Rio Tietê, muitos leitores se lembram do passeio de barco pela eclusa de Barra Bonita, mas se esquecem de que este leva até a vizinha Igaraçu do Tietê. O turismo fluvial é talvez o mais procurado pelos turistas, pois é possível conhecer a margem do Rio Tietê, em modernas e confortáveis embarcações. Ao lado da barragem de Barra Bonita, há uma estação de piscicultura que tem como missão a criação de peixes para repovoar, manter e Equilibrar a população das espécies do rio.

IGUAPE. Distante 210 km da Capital SP – Via Régis Bittencourt (BR-116).
Conhecida como Princesa do Litoral, 70% de seu território é composto de área natural protegida, o que inclui a Estação Ecológica dos Chauás e a Estação Ecológica Jureia-Itatins. Cercada por rios e manguezais, essa reserva de Mata Atlântica onde são encontradas onças pintadas, tucanos e bromélias têm acesso restrito e permitido em apenas alguns pontos. A herança dos ciclos do ouro e do arroz se faz presente nos casarões coloniais tombados, que farão da cidade um Patrimônio Histórico e Cultural do Brasil.

Turismo Fluvial, muito procurado pelos turistas para passeios em suas modernas embarcações

ILHA COMPRIDA. Distante 215 km da Capital SP- Via Régis Bittencourt.
O papagaio-de-cara-roxa é o símbolo da Ilha Comprida, uma praia de 74 km de extensão e 4 km de largura, que ganha nomes diferentes conforme o trecho. Chamam a atenção a Mata Atlântica bem preservada e as restingas e manguezais, que conferem ao local fauna e flora ricas e abundantes. Os trechos mais movimentados estão no centro-norte. Ao sul é possível avistar as ilhas do Bom Abrigo e do Cardoso. Também é possível fazer trilhas pela ilha e navegar pelo Mar Pequeno (Canal entre a ilha e o continente).

 

Waldir Martinez

Turismo – Notícias & Destinos – mtb: 35.592-SP

Nenhum Comentário

Os comentários estão fechados.