JOINVILLE, CIDADE DOS PRÍNCIPES

julho 3, 2018

Joinville é a cidade mais populosa do estado de Santa Catarina, com cerca de 580 mil habitantes, e, entre outros apelidos é conhecida como a “Cidade dos Príncipes”. Isso porque ela foi fruto de um dote recebido pelo Príncipe de Joinville, um dos filhos do Rei da França, que se casou com a Princesa Francisca de Bragança, irmã do Imperador Dom Pedro II, em 1843.
Localizada ao norte de Santa Catarina Joinville teve um desenvolvimento crescente desde a sua fundação, principalmente com a vinda de imigrantes suíços, alemães e noruegueses, uma população bastante trabalhadora e empreendedora, sendo hoje um pólo de destaque no país por possuir um grande número de indústrias metal-mecânica, químicas, de tecidos, de alimentos, de softwares, eletrodomésticos e máquinas.
Mas ela se destaca também no turismo, atraindo turistas de todo o Brasil e de vários países do mundo, com uma grande e diversificada rede hoteleira que dão um suporte para recebê-los. Lá, existem muitas atrações e diversões como sítios, cachoeiras, inúmeros museus, entre eles o Museu da Bicicleta, o maior do país nessa modalidade, e com atrações culturais como o Festival de Dança de Joinville, realizado desde 1983 e considerado o maior do mundo em número de participantes, reunindo 6.500 bailarinos profissionais e amadores, a partir da segunda quinzena do mês de julho.
Nesse aspecto, Joinville tem o destaque e o orgulho de sediar a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, a única do planeta existente fora da Rússi. Por isso ela é também conhecida como a “Cidade da Dança”. Outro museu bastante visitado pelos turistas é o Museu Nacional da Imigração e Colonização, instalado na antiga mansão dos Príncipes de Joinville, exibindo um destacado acervo, com mobílias i objetos diversos dos imigrantes que se instalaram e tiveram participação vigorosa na história da cidade.
Entre os passeios turísticos que ela oferece aos seus visitantes destaca-se o de barco pela Baía de Babitonga que passa por 14 ilhas e vai até o Centro Histórico de São Francisco do Sul, cidade portuária catarinense e uma das mais antigas do Brasil. Numa bela embarcação de 350 lugares esse passeio proporciona muitas horas agradáveis e emocionantes.
Joinville oferece também roteiros de turismo rural, pois se localiza numa região remanescente da Mata Atlântica. Eles podem ser feitos de carro ou de bicicleta (muito usada por lá), destacando-se o da Estrada Bonita, onde há sítios que vendem produtos coloniais e típicos dos imigrantes. Outro é o da Estrada de Dona Francisca, com trechos de serra, belas paisagens e mirantes, passando pela Cachoeira do Rio da Prata e a Ponte Coberta Friederich Piske.

O acesso a Joinville pode ser feito normalmente por carro, ônibus ou avião. Vale salientar que ela é a terceira cidade mais populosa da região sul, ficando atrás apenas deCuritiba (com 1,9 milhões de habitantes) e de Porto Alegre (com 1,5 milhões de habitantes).

 

Ivan Y Plá Trevas

Jornalista

Nenhum Comentário

Os comentários estão fechados.