ÁGUAS PAULISTAS – CIRCUÍTO TURÍSTICO

julho 3, 2018

MONTE ALEGRE DO SUL – PEDREIRA – SOCORRO

Nesta edição abordaremos a terceira e última série do Circuito das Águas Paulistas, começando por:

MONTE ALEGRE DO SUL – Cidade distante 131 km da Capital, encanta pelo ambiente bucólico, pelas diversas opções de lazer em meio à natureza e se destaca pela grande produção da nossa verdadeira cachaça: são mais de 100 alambiques produzindo
cachaça artesanal e de consumo em todos os Estados Brasileiros e no Exterior.. O município tem apenas aproximadamente 8.000 mil habitantes. Quem visita a região é convidado a degustar diversas variedades de cachaças e licores, além de se deliciar com produtos coloniais como geléias, compotas de doces, queijos e vinhos.
ATRATIVOS:
SITÍO MORRO ALTO – Estrada Bairro dos Alves, s/nº – É um sítio com construções centenárias, é possível degustar e comprar uma série de produtos artesanais, como queijos, geléias, salames e pães. Destaque para o pão de ervas e as geléias de hibisco, berinjela ao vinho, morango com cachaça e pimenta dedo-de-moça. Produz também vinhos e licores.

Santuário do Senhor Bom Jesus, uma das atrações turísticas de Monte Alegre do Sul

BALNEÁRIO MUNICIPAL E FONTE BOM JESUS – Instalado em um charmoso casarão neocolonial clássico, o balneário de Monte Alegre do Sul oferece serviços como saunas seca e úmida, hidromassagem e ducha escocesa, com águas de propriedades terapêuticas, ideais para relaxamento. Junto ao balneário está localizada a fonte BOM JESUS, uma das várias fontes espalhadas pela cidade.
OUTRAS ATRAÇÕES – ESTAÇÃO EXPERIMENTAL – LAGO DO GIRARDELE, COMPLEXO TURÍSTICO – MIRANTE DO CRISTO –PONTILHÃO DA MOGIANA – TREM DA MOGIANA E BIBLIOTECA MUNICIPAL. MIRANTE DO CRUZEIRO – SANTUÁRIO DO SENHOR BOM JESUS – OS MUITOS ALAMBIQUES.
AVENTURAS – Radicais da Natureza – Cachoeira das Andorinhas.
PEDREIRA – CAPITAL DA PORCELANA – Distante 135 km da Capital, tem lojas especializadas em objetos decorativos e turismo religioso que atraem turistas durante o ano todo. Concentra mais de 450 empresas especializadas na fabricação e na comercialização de objetos decorativos, utilidades e presentes em porcelana e cerâmica, entre outros materiais. A cidade é muito procurada para o turismo de compras, nas centenas de lojas de arte e artesanato com produtos de fábrica. Também tem outras opções em turismo religioso e rural.
ATRATIVOS:
CAPELA BOM JESUS – Pequena capela, uma das mais antigas da cidade, datada de 1896. No interior, abriga uma imagem do Bom Jesus trazida da França pelo Coronel João Pedro de Godoy Moreira, fundador da cidade. Por sua pequena dimensão, recebe missas apenas esporadicamente.
CENTRO HISTÓRICO E DE COMPRAS – Foi ao redor da Praça Coronel João Pedro, na Avenida Antônio Serafim Pentean, que Pedreira nasceu e onde começou a tradição da cidade no turismo de compras. Aproximadamente 150 lojas especializadas em artesanato concentram-se na área. A oferta vai de produtos de porcelana de cerâmica, de madeira e de pedras e utensílios domésticos e decorativos de todos os tipos, além de roupas e acessórios diversos. As lojas ficam abertas todos os dias das 9h às 18h.,com exceção de alguns estabelecimentos que não abrem às segundas-feiras.
MUSEU HISTÓRICO DA PORCELANA – Instalado em um antigo sobrado do final do século XIX, o museu apresenta no térreo a história de Pedreira desde a fundação da cidade com documentos, com fotos e objetos antigos. Destaque para a reprodução de consultório de dentista, de barbearia e de farmácia de época, com mobiliário e com instrumentos originais. No piso superior, peças históricas e cartazes ilustram a tradição centenária de Pedreira na produção de porcelana, com direito a uma mini fábrica que explica a fabricação de objetos. Aberto de segunda-feira a domingo das 9h as 12 e das 13h às 17h.
OUTRAS ATRAÇÕES – ANTIGA ESTAÇÃO DE TREM DA CIA. MOGIANA DE ESTRADAS DE FERRO – CAFÉ DA SANTA – MORRO DO CRISTO – BOULEVARD RIO JAGUARI, CICLOVIA E PONTE PENSIL – IGREJA MATRIZ SANT’ANA – PRAÇA ANGELO FERRARI – CAPELA NOSSA SENHORA IMACULADA CONCEIÇÃO – ZOO BOSQUE MUNICIPAL PREFEITO ADOLFO LENZI – MORRO DE MARIA E MUITAS LOJAS PARA COMPRAS.
SOCORRO – EXPERIÊNCIA AO AR LIVRE. Distante 134 km da capital, privilegiada pela natureza, Socorro é a cidade perfeita para quem busca por aventura nas corredeiras do Rio do Peixe e nos parques em meio a Serra da Mantiqueira, é considerada a cidade com acessibilidade mais completa do País.
É a terra da aventura, além das atrações do Rio do Peixe e da Serra da Mantiqueira, oferece também distração para toda a família, como rafting, stand-up paddle, tirolesa, arvorismo, trilhas, passeios de charrete. Destaca-se pela acessibilidade, com instalações e atrações adaptadas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, incluindo atividades de aventura e turismo rural. Comércio especializado em malhas e tricô
ATRATIVOS:
ATELIÊ CASA DAS ARTES – BALNEÁRIO DA POMPÉIA – MIRANTE DO CRISTO – MUSEU HISTÓRICO JOÃO BAPTISTA GOMES FERRAZ- IGREJA NOSSA SENHORA DO PERPETUO SOCORRO – PALÁCIO DAS AGUIAS E BIBLIOTECA MUNICIPAL – ESTAÇÃO SOCORRO – TRENZINHO DA ALEGRIA – TURISMO RURAL – TURISMO DE AVENTURA – Aqui o destaque é para o PARQUE DOS SONHOS – (Estrada da Varginha, km 07) Premiado internacionalmente pela qualidade de sua infraestrutura e pela acessibilidade com pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, oferece incontáveis atividades em uma área verde de 400 mil m². Localizado na fronteira entre Socorro e Bueno Brandão (MG), a 15 km do centro da cidade. Um dos destaques do Parque dos Sonhos é a tirolesa voadora de 1 km de extensão de tirar o fôlego. No local há chalés e apartamentos de alto padrão, restaurantes, piscinas, além de diversas atividades como arvorismo, pesca, cavalgada e passeios a cavalo e de trator. TURISMO DE COMPRAS – Feira Permanente de Malhas, Espaço do Artesanato, Shopping Moda de Fábrica.

 

Waldir Martinez

Turismo – Notícias & Destinos – mtb: 35.592-SP

Nenhum Comentário

Os comentários estão fechados.