CIRCUITOS DAS ÁGUAS PAULISTAS

Maio 3, 2018

Vista de parte da parte urbana de Águas de Lindóia.

ÁGUAS DE
LINDÓIA
E AMPARO

Fontes de Águas termais e minerais, paisagens exuberantes e atrações para todos os gostos e estilos fazem do Circuito Turístico Águas Paulista um dos destinos mais procurados e apreciados do interior do estado de São Paulo.
A natureza privilegiada e a arquitetura conservada dos casarões centenários dão um charme especial às cidades do Circuito Turístico Águas Paulista, a menos de 200 km da capital. AMPARO, ÁGUAS DE LINDÓIA, HOLAMBRA, JAGUARIÚNA, LINDÓIA, MONTE ALEGRE DO SUL, PEDREIRA, SERRA NEGRA E SOCORRO,
Convidam o turista a desfrutar das belezas de suas cachoeiras e rios, construções históricas, cafezais, vinícolas e alambiques. Na região conhecida pelas suas ricas fontes de água, não faltam opções turísticas.
É possível relaxar em hotéis fazenda, praticar esportes radicais, resgatar a época áurea do café e das ferrovias e se deliciar com a gastronomia local. No Circuito Turístico Águas Paulista, natureza e história combinam, oferecendo diversão, descanso e lazer.
Nesta edição abordaremos duas importantes cidades deste circuito, ÁGUAS DE LINDÓIA E AMPARO com um resumo do que tem de mais importante para se deliciar.
ÁGUAS DE LINDÓIA – Capital termal do Brasil, famosa por suas fontes de águas cristalinas, com propriedades terapêuticas e medicinais indicadas para diversos tratamentos de saúde. Oferece inúmeras atrações como balneários, lagos parques aquáticos, além de atividades voltadas ao turismo rural e de compras. Um dos principais destinos turísticos do interior paulista, pela qualidade na infra-estrutura e nos serviços oferecidos. Distancia de São Paulo – 161 km.

ATRATIVOS – Inúmeros são os atrativos que a cidade oferece, como: MIRANTE DO CRISTO, situado a 1045 metros acima do nível do mar no Morro do Cruzeiro, ele oferece uma bela vista panorâmica de Águas de Lindóia e da região. O acesso é feito de carro, por estradas pavimentadas, ou trem turístico que sai da Praça Adhemar de Barros. São 2 km de distância do centro até o mirante. BALNEÁRIO MUNICIPAL. No local onde foram encontradas as primeiras fontes da cidade, foi construído um grande balneário na década de 50. Destaque para o salão onde jorram permanentemente fontes de água a 28º C. As águas possuem propriedades medicinais e são indicadas para tratamento de problemas renais, pulmonares e dermatológicos, entre outros. O balneário oferece ainda mais de 30 serviços como banho de imersão, massagem e banho de argila, cobrados à parte (funciona das 7h às 13h), além de três piscinas de água mineral (das 8h às 17h).
OUTRAS ATRAÇÕES – IGREJA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS (Ladeira Nossa Senhora das Graças), BOSQUE MUNICIPAL ZEQUINHA DE ABREU (Rua Minas Gerais s/n), PRAÇA ADHEMAR DE BARROS (Praça Adhemar de Barros, s/n), REPRESA CAVALINHO BRANCO (Rua do Lago, s/n), RECANTO DOS NEFELIBATAS (Estrada Morro Pelado, 840), MORRO PELADO (Estrada Morro Pelado, s/n) – Águas de Lindóia oferece ainda Turismo Rural, Turismo de Aventura e Compras.
AMPARO – Capital histórica do Circuito Turístico Águas Paulista. Reconhecida por seus casarões coloniais e prédios históricos bem conservados, que fazem da cidade um museu a céu aberto. Cresceu e prosperou em meados do século XIX, quando se tornou a principal produtora de café do país. Além da arquitetura imponente do centro histórico, destaca-se por suas grandes fazendas e vinícolas. Distancia de São Paulo – 128 km.
ATRATIVOS – PARQUE ECOLÓGICO MUNICIPAL E ORQUIDÁRIO – Possui ampla área verde para caminhadas, trilhas, atividades de lazer e descanso em região arborizada. O parque é procurado por adultos e por crianças. Conta ainda com um grande orquidário desde 1912. Também abriga herbário e pequeno museu com exposições e animais empalhados, além de minizoológico com tartarugas e coelhos. Aberto de terça a domingo e feriados, das 8h às 11h e das 13 às 17h. Entrada franca.
MARCADO MUNICIPAL – Uma das mais belas construções da cidade, esse mercado Público centenário foi projetado em 1906 e inaugurado em 1912, inspirado na arquitetura pitoresca dos antigos mercados árabes. A função na época era escoar a produção do café e local.

FAZENDA BENEDETTI – Nessa propriedade centenária a fabricação de cachaça já chegou à quarta geração da família descendente de imigrantes italianos. É possível realizar visita monitorada e conhecer todo o processo de fabricação da cachaça. Na ampla loja da propriedade pode-se adquirir uma série de produtos artesanais como queijos, geléias, salames e compotas. A cachaça Flor da Montanha, disponível na versão branca e amarela, já foi premiada em Bruxelas, na Bélgica. Destaque também para produtos exclusivos, como a cachaça de goiaba e o vinho de laranja. Fica na Rodovia SP-360 (Amparo/Serra Negra) km 138 – Almeidas.

 

OUTRAS ATRAÇÕES – CASA DO ARTESANATO (Praça Pádua Salles, s/n – Centro), CATEDRAL NOSSA SENHORA DO AMPARO (Praça Monsenhor João Baptista Lisboa, s/n – Centro), MUSEU HISTÓRICO E PEGAGÓGICO BERNARDINO DE CAMPOS (Rua Luiz Leite, 07 – Centro), PARQUE MUNICIPAL CHICO MENDES – CRISTO REDENTOR, VINÍCOLA TERRASSOS (Rodovia SP-352, km 137
Fonte: SEBRAE/SP

Nenhum Comentário

Os comentários estão fechados.