Fecomércio recebe técnica alemã que irá ajudar a melhorar sistema de informações turísticas do RN

maio 3, 2018

Natal na rota turística da Alemanha

O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, recebeu na tarde de segunda, 23, na sede da entidade, a vice-diretora de Marketing da Agência de Fomento de Turismo do estado alemão da Renânia-Palatinado, Anja Wendling. A visita faz parte da parceria entre o Sistema Fecomércio e a Renânia que vem sendo desenvolvida desde 2009.

SISTEMA DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS
Anja Wendling veio tratar especificamente do Sistema de Informações Turísticas, detalhando o modelo aplicado naquela região da Alemanha e que é tido como um dos mais eficientes e eficazes do mundo. O modelo foi apresentado pela primeira vez ao grupo de empresários do turismo potiguar que, sob a liderança do presidente Marcelo Queiroz, esteve em junho do ano passado na Renânia.
Naquela oportunidade, o grupo visitou a região do Rio Mosel (que inclui o trecho entre as cidades de Trier e Koblenz e reúne ao todo 132 municípios nos quais a atividade turística é plenamente integrada). Juntos, eles recebem por ano cerca de 2,5 milhões de turistas, que movimentam o equivalente a R$ 4,9 bilhões (1,3 bilhão de euros). O Rio Grande do Norte recebe número semelhante de turistas e fatura, com eles, cerca de R$ 1,7 bilhão, pouco mais de um terço do que a região alemã consegue.

BANCO DE DADOS DOS TURISTAS
“Notamos, quando estivemos lá em 2017, que um dos segredos deles está no tratamento dado ao banco de dados dos turistas. Eles lá conseguem traçar perfis muito detalhados dos seus visitantes, sejam efetivos ou potenciais, e isso facilita sobremaneira o trabalho de captá-los e fidelizá-los. Foi por isso que buscamos viabilizar este intercâmbio específico que agora trouxe aqui a senhora Wendling que irá nos ajudar a começar a mudar nosso sistema de informações turísticas. Neste novo modelo que pretendemos levar adiante, o nosso Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC) terá papel fundamental”, explica Queiroz.
Participaram, ainda, do encontro com a representante da Renânia o diretor Regional do Senac RN, Fernando Virgilio, o coordenador do eixo de Turismo e Hospitalidade do Senac RN, Marcelo Milito, e o diretor Executivo da Fecomércio, Jaime Mariz, além de técnicos do Sistema Fecomércio RN.

Marcelo Queiroz entrega Comenda do Mérito Social

Programa distribui mais de 1,6 milhão de quilos de alimentos em todo o Estado no ano passado, beneficiando 117 instituições

Presidente da Fecomércio RN, entre os agraciados

Levar alimento de onde ele sobra para onde ele falta. Este é o objetivo do Mesa Brasil, programa do Sistema Fecomércio RN, executado por meio do Sesc, que faz parte de uma rede nacional de solidariedade, e que atua no estado desde o ano de 2003. Para que o alimento excedente ou sem valor comercial chegue à mesa daqueles que precisam, o Mesa Brasil conta com o apoio de empresas parceiras que fazem a doação destes produtos.
Só em 2017 foram 203 empresas doadoras e mais de 1 milhão e seiscentos mil quilos de alimentos arrecadados e distribuídos a 117 instituições sociais beneficiadas. Foram mais de 46 mil pessoas atendidas por mês, além de 162 visitas técnicas realizadas, e que resultaram na capacitação de mais de 3.600 multiplicadores.
CORES MAIS VIVAS
Os números foram apresentados durante a entrega dos certificados de Mérito Social, concedido às empresas parceiras, que aconteceu na noite desta quarta-feira, 25, no auditório do Sesc Cidade Alta. “Cada um de vocês é fundamental na construção deste resultado. Por isso, além de lhes agradecer por mais um ano de parceria, quero conclamá-los a reiterar nossos compromissos em 2018. E que cada um possa ser multiplicador dessa ideia, atraindo mais e mais doadores. Pois somente desta maneira conseguiremos amplificar bastante o alcance deste belo projeto. Uma ação que, ao ajudar a aplacar a fome dos que precisam o projeto pinta com cores mais vivas o presente e o futuro do nosso estado”, disse o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

CONGRESSO DE LIDERANÇA JOVEM

Flávio Rocha e Capitão Styvenson são palestrantes confirmados de evento sobre liderança em Natal

Dia 5 de maio, o Hotel Holiday Inn será palco do lançamento do Ciclo do Bem, série de eventos do âmbito acadêmico a fim de desenvolver a interação e o debate entre estudantes, professores e a sociedade.
A iniciativa é do DCE da Universidade Potiguar – UNP que, para iniciar o projeto, promove o Congresso de Liderança Jovem. O pontapé inicial será dado com grandes nomes do cenário atual, referências em diversas áreas de atuação.

PRESENÇAS CONFIRMADAS
Estão confirmadas as participações de Flávio Rocha (CEO Lojas Riachuelo e Midway Financeira), Styvenson Valentim (Capitão da Polícia Militar do RN), Robson Carvalho (Vereador), Arthur Dutra (Advogado), Geraldo Rufino (autor de “O Catador de Sonhos”) e Raphael Targino (Presidente do DCE UnP).
A programação terá início às 8h e serão emitidos certificados e carga horária. As inscrições estão sendo feitas no site https://www.sympla.com.br/congresso-de-lideranca-jovem-dce-unp__279513. Mais informações: Telepesquisa (84) 3026-3232.

KLEBER MORAIS, NOVO CIDADÃO DE NATAL

O médico e doutor em reprodução humana, Kleber Melo Morais, Presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares recebeu o título e Cidadão Natalense. A proposição foi do presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Raniere Barbosa, que fez a entrega da homenagem em solenidade bastante concorrida no plenário do Palácio Frei Miguelino. No telão, foi exibida parte da salutar história do médico, que é voltada para as causas humanitárias. Ao lado da família, o homenageado agradeceu a presença dos que foram lhe prestigiar.
Entre as presenças destacamos a direção da Maternidade Escola Januário Cicco, onde Kleber Morais foi diretor por 12 anos, também o superintendente do Hospital Universitário Onofre Lopes, Stênio Gomes, os senadores José Agripino e Garibaldi Alves, deputado federal Felipe Maia, presidente da Fecomercio RN, Marcelo Queiroz, o presidente da Academia Norte-Riograndense de Letras, advogado Diógenes da Cunha Lima e o presidente da Fundação José Augusto, Iaperi Araújo.

Câmara de Natal celebra 15 anos do PROERD
Resistir às drogas, à cultura da violência, à falta de políticas públicas de educação, cultura, esporte e lazer para a juventude. Essa mensagem foi ecoada na Câmara Municipal de Natal, na terça-feira (24), durante sessão solene em homenagem aos 15 anos do Programa Educacional de Resistência às Drogas, o PROERD, que leva educação e cidadania para as escolas. Na ocasião, personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento do Programa receberam diploma meritório pelos relevantes serviços prestados à sociedade.

EDUCAR PARA PREVENIR
Com o lema “Educar para Prevenir”, o PROERD constitui a versão brasileira de uma iniciativa norte-americana surgida em 1983 e que hoje está presente em cerca de 60 países. No Brasil, o programa foi implantado inicialmente em 1992, no estado do Rio de Janeiro, e atualmente é desenvolvido em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, gerido sempre pelas polícias militares.
Em seu discurso, a vereadora Júlia Arruda, propositora da solenidade, disse que a iniciativa faz manter viva a esperança num futuro melhor para as crianças e adolescentes, longe das drogas e conscientes do seu papel na sociedade. “Meu cumprimento especial a todos os coordenadores, instrutores e facilitares que se dedicam a essa missão tão nobre e digna de todo o nosso reconhecimento; deixo meu abraço em cada criança, adolescente e cada família que foi positivamente impactada por esse programa da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte”, destacou.

EDUCAÇÃO É O MELHOR CAMINHO
“Feitos que nos enchem de orgulho e que se traduzem em vidas. Afinal, está mais do que provado que a educação é o único caminho para a mudança social. E ao dialogar
diretamente com professores, alunos, pais e comunidade, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a violência na escola e fora dela, o PROERD é a efetivação dessa política de prevenção, educação e cidadania. Portanto, desta Casa Legislativa, recebam todas as honrarias e, de nós, toda gratidão e admiração”, completou a parlamentar.

ENSINNANDO VALORES SOCIAIS
De acordo com o tenente Romão Inácio, que coordena o PROERD, ao longo de 15 anos foram alcançados mais de 200 mil alunos em todas as regiões do Rio Grande do Norte. “Trata-se de atividades que ensinam valores sociais aos estudantes, reforçam a autoridade dos professores e auxiliam na condução de problemas vivenciados por crianças e adolescentes no ambiente familiar”.
O Comandante da Polícia Militar do RN, Osmar José Maciel de Oliveira, disse que o reconhecimento da Câmara Municipal de Natal é um incentivo a mais para que o trabalho continue avançando. “Quando o legislativo municipal mais importante do estado aborda a questão com tanta sensibilidade, mostra que setores da classe política estão empenhados na luta por uma sociedade de paz”, comemorou.

 

Liszt Madruga

Jornalista e Presidente da ABRAJET – RN

Nenhum Comentário

Os comentários estão fechados.