CONHEÇA SÃO PAULO POR REGIÕES

janeiro 11, 2018

ZONA NORTE – PACAEMBU – HIGIENÓPOLIS – O bairro de Santana, na zona Norte, abriga eventos e muito verde. Pacaembu e Higienópolis são bairros tipicamente residenciais, que apresentam charmosas construções modernistas projetadas por renomados arquitetos. Nele podemos encontrar arte, cultura e ótimos bares e restaurantes, além dos principais terminais rodoviários da cidade – Terminal Tietê e Terminal Barra Funda, ligando-a a diversas cidades do Estado de São Paulo, Brasil e América do Sul.

Macacos Sauás, um dos muitos animais da fauna brasileira habitantes do Parque Estadual da Serra da Cantareira

PARQUE ESTADUAL DA SERRA DA CANTAREIRA – Tombado pela UNESCO, fica ao lado do Horto Florestal e possui uma das maiores áreas de mata tropical nativa do mundo. É dividido em quatro núcleos de visitação, sendo o da Pedra Grande o mais acessível para quem está em São Paulo, com trilhas de variados níveis de dificuldade. É um grande afloramento rochoso de granito, que, devido a sua posição geográfica, permite avistar a cidade do Norte para o Sul. Em dias claros, podem-se ver trechos da Serra do Mar, além da cidade. O núcleo conta ainda com anfiteatro e museu.

HORTO FLORESTAL – Aos pés da Serra da Cantareira, ocupa uma área de 17 milhões de m². Além de uma grande área de lazer, com pistas de Cooper, equipamentos de ginástica, lagos, trilhas para caminhadas e áreas de piquenique, são possíveis encontrar animais exóticos. Como macaco-prego, tucano e outros. O lugar ainda abriga o Instituto Florestal, órgão que coordena as unidades de conservação do Estado. Lá está localizado o Museu Florestal Otavio Vecchi, que possui o maior acervo de madeiras da América Latina.
Fica na Rua do Horto, 931 – Tremembé. Abre diariamente das 6h às 18h.

PARQUE DA JUVENTUDE – O que foi considerado o maior presídio da América Latina, a Penitenciária do Carandiru, é hoje um grande complexo cultural recreativo. Lá se encontram quadras poliesportivas, pista de skate. Além de uma reserva de Mata Atlântica. É oferecida ao público uma intensa programação de atividades e shows. Ainda é possível ver estruturas do antigo presídio preservadas para visitação pública. Outro destaque é a Biblioteca de São Paulo, com o inovador conceito de “Biblioteca Viva”, incentivando o contato com diferentes leituras, em um ambiente aberto, confortável e lúdico.
Fica na Avenida Cruzeira do Sul, 2630 ou Avenida Zaki Narchi. 1309 – Santana

MUSEU ABERTO DE ARTE URBANA – As 33 colunas que sustentam o metrô na Avenida Cruzeiro do Sul receberam um colorido especial: o Museu Aberto de Arte Urbana. A iniciativa, pioneira no mundo, transformou a região em uma grande galeria ao ar livre, com obras de mais de 50 artistas.

ANHEMBI – Por este complexo passam anualmente mais de seis milhões de pessoas em cerca de mil eventos de negócios e de lazer de todos os portes, entre elas, Dalai Lama, Ballet Bolshoi e Amy Winehouse. O Carnaval, uma das mais importantes festas da cultura paulistana é realizada no Sambódromo do Anhembi, cujo projeto arquitetônico é assinado por Oscar Niemeyer.

MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA – Projetado por Oscar Niemeyer, o espaço é uma homenagem ao povo latino-americano. Em seu acervo permanente, destaca-se a exposição de arte popular, além da escultura “A Grande Mão”, analogia ao processo de colonização a que esta parte do continente foi submetida.
Fica na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – Aberto de terça a domingo, das 9h às 18h.

 

ESTADIO DO PACAEMBU/MUSEU DO FUTEBOL – O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido como

Estádio do Pacaembu, está intimamente ligado à história do futebol no país. Inaugurado em 1940, foi considerado o mais moderno estádio sul-americano. Foi palco de seis partidas da Copa do Mundo de 1950 e até os dias de hoje recebe grandes clássicos, quando os estádios do Palmeiras, São Paulo, Santos e Corinthians, por um motivo ou outro estão impossibilitados de mandar os seus jogos. Até o Clube de Regatas Flamengo. Com sede no Rio de Janeiro mandou alguns jogos no Estádio do Pacaembu.
Construído em baixo das arquibancadas do estádio está o Museu do Futebol, que usa a tecnologia para contar a história das paixão dos brasileiros pelo esporte.

MUSEU DE ARTE BRASILEIRA – MAB – Seu acervo com cerca de três mil obras de artistas brasileiros e estrangeiros aqui radicados, abrange algumas produções coloniais, nomes representativos do pré-modernismo, como Pedro Alexandrino e Belmiro Almeida, e também do modernismo, como Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral e Victor Brecheret.
Fica na Rua Alagoas, 903 – Pacaembu e fica aberto ao publico de Terça a Sexta, das 10h às 20h – sábado, domingo e feriado, das 13h às 17h.

ALLIANZ PARQUE – Novo estádio da Sociedade Esportiva Palmeiras, é uma das melhores e modernas arenas multiuso do mundo. Inaugurado em 2014, o espaço recebe além dos jogos de futebol, recebe também mega shows e eventos de grande repercussão, além de possuir lojas e restaurantes.
Fica na Avenida Francisco Matarazzo, 1.750 – Água Branca e informações sobre visitas guiadas no site – www.allianzparque.com.br.

 

Waldir Martinez

Turismo – Notícias & Destinos – mtb: 35.592-SP

Nenhum Comentário

Os comentários estão fechados.