CONHEÇA SÃO PAULO REGIÃO DA PAULISTA E IBIRAPUERA

dezembro 11, 2017

Nesta edição abordaremos pontos turísticos da região da Avenida Paulista e Ibirapuera. A Capital dos paulistas tem mais de 1.500 km² e o melhor é programar seus passeios por região e nesta matéria daremos algumas opções para nossos leitores curtirem.

Casa das Rosas, visita imperdível no começo da Av. Paulista

AVENIDA PAULISTA – Conhecida por sua importância financeira e cultural, a Avenida Paulista, um dos cartões postais da cidade, está localizada em uma área repleta de atrações turísticas, hotéis, cinemas, restaurantes e vida noturna. Destacam-se o famoso Museu de Arte de São Paulo (MASP), o Parque Trianon, além das conhecidas ruas Augusta e Oscar Freire. Próximo da Paulista está o Parque do Ibirapuera, um dos mais famosos da cidade e que se destaca por sua grande área verde, por seus atrativos culturais e opções de lazer e esportes.
Em dezembro, milhares de pessoas vão ver suas atrações natalinas. Na Paulista ela fica inteira iluminada e decorada para o Natal e no Parque do Ibirapuera é erguida a maior Arvore de Natal de São Paulo e que chama a atenção pela beleza de cores e iluminação.

CEMITÉRIO DA CONSOLAÇÃO – O ambiente arborizado e tranqüilo foi a primeira necrópole da cidade de São Paulo, datando de 1858. É uma importante referência de arte tumular no país, reunindo esculturas e trabalhos de artistas renomados. Além disso, abriga sepulturas de personagens de destaque da história paulistana, como Marquesa de Santos, Monteiro Lobato, Tarsila do Amaral, Ramos de Azevedo, Oswald e Mario de Andrade, José Bonifácio de Andrada e Silva, entre outros. Entre os destaques está o imponente mausoléu da família Matarazzo, maior da América do Sul e cuja altura equivale a um prédio de três andares.

Parque Trianon no coração da Av. Paulista, 48,6 mil m² de vegetação nativa

CONJUNTO NACIONAL – Edifício que ocupa todo o quarteirão com saídas para a Avenida Paulista, Rua Augusta, Alameda Santos e Rua Padre João Manoel. Foi inaugurado em 1958 e é considerado o primeiro shopping Center da América Latina. Além de apartamentos, o complexo abriga lojas, restaurantes, cinema, teatro e a Livraria Cultura, uma das mais completas da cidade. Fica na Avenida Paulista, 2073 – Abre de segunda a domingo.

RUA AUGUSTA – Uma das mais famosas da cidade abrigou nos anos 50 e 60 algumas das lojas mais sofisticadas de São Paulo. Atualmente, o seu público é bem diversificado. Ela divide-se em duas partes. Uma compreende o trecho que liga o bairro Jardins até a Avenida Paulista e possui várias opções de lojas, restaurantes e cafés. Já a outra que a liga ao centro da cidade, conhecida como Baixo Augusta, é um verdadeiro recanto de bares e baladas ecléticas que atraem um público variado.

RUA OSCAR FREIRE – Abrigam importantes grifes nacionais e internacionais, já tendo sido eleita a oitava rua mais elegante do mundo. Além de estar cercada de belíssimas vitrines, conta também com maravilhosos restaurantes, bares, cafeterias e sorveterias, todos tão charmosos quantos as lojas que os cercam, tornando o passeio ainda mais agradável.

Mausoléu da família Matarazzo, um dos mais visitados do Cemitério da Consolação

MASP – MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO – Inaugurado em 1947 por Assis Chateaubriand, jornalista e fundador dos Diários Associados, em 1968 foi transferido para o seu atual edifício. Projetado pela arquiteta modernista Lina Bo Bardi, a construção possui um enorme vão livre de 74 metros, pensado para preservar a vista em direção ao centro da cidade. Seu acervo permanente contém obras de artistas como Botticceli, Monet, Renoir, Portinari e outros, sendo considerado o principal acervo da América Latina. Aos domingos das 10h às 17h, o local recebe uma tradicional feira de antiguidades.

PARQUE TRIANON / TENENTE SIQUEIRA CAMPOS – Com 48,6 mil m² de vegetação remanescente da Mata Atlântica, o Parque decora a movimentada Avenida Paulista. Inaugurado em 1892, o parque era uma importante área de lazer da aristocracia cafeeira. Nele é possível encontrar espécies nativas como Pau Brasil, Pau Ferro, além da diversidade de pássaros e esculturas, como a “Fauno” de Vitor Brecheret. Uma trilha pelo parque liga a Avenida Paulista com a Alameda Santos. Aos domingos em frente ao parque acontece uma Feira de Artes e Artesanato.

CASA DAS ROSAS – Projetada pelo escritório do famoso arquiteto Ramos de Azevedo, é um dos raros casarões remanescentes da época em que a Avenida Paulista refletia a riqueza da economia cafeeira. A casa atualmente abriga o Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, e é um local de expressão poética e liberdade artística, com saraus, recitais, exposições, entre outros eventos.
Fica na Avenida Paulista nº 37 – Aberto de terça a sexta, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 10h às 18h. Entrada Grátis.

Monumento às Bandeiras, obra de Victor Brecheret

PARQUE DO IBIRAPUERA – Inaugurado em 1954, como parte das comemorações do quarto centenário da cidade de São Paulo, o parque é uma das principais áreas de lazer paulistana. Em seus mais de 1,5 mil km², além de pistas de Cooper, três lagos e quadras esportivas, há também um importante conjunto arquitetônico e cultural, incluindo cinco edifícios concebidos por Oscar Niemeyer, entre eles, um auditório, previsto no projeto original e que veio complementar a obra de 2005, trazendo ao parque uma importante agenda de shows musicais.
Diversos museus tornam as atividades no parque ainda mais atraentes.
Na área do Ibirapuera e arredores ainda tem o Ginásio do Ibirapuera, Fundação Bienal de São Paulo – Pavilhão Ciccillo Matarazzo, OCA – Pavilhão Lucas Nogueira Garcez, Museu de Arte Moderna – MAM, Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer, Museu Afro Brasil, Pavilhão Japonês, Museu de Arte Contemporânea – MAC, Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 1932, Monumento às Bandeira.
Maiores informações São Paulo Turismo – www.spturis.com

 

 

Waldir Martinez

Turismo – Notícias & Destinos – mtb: 35.592-SP

Nenhum Comentário

Os comentários estão fechados.