ARACAJU ENCANTA POR SUAS LINDAS PRAIAS E CIDADES HISTÓRICAS

novembro 9, 2017

Sergipe sediou o XXXIV Congresso da Abrajet – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, brilhantemente organizada pela Seccional Sergipe, presidida pelo competente Jornalista Nairson Socorro, onde estivemos participando e testemunhando os encantos de Aracaju, cidades históricas como São Cristovão, a quarta cidade mais antiga do Brasil e a primeira capital do Estado de Sergipe, tombada desde 1967; Laranjeiras, Estância e Canindé do São Francisco fizeram parte do roteiro turístico programado para os jornalistas especializados em turismo ligados a Abrajet conhecerem.

PRAIAS DE ARACAJU ESTÃO ENTRE AS MAIS LINDAS E CONSERVADAS DO BRASIL

ORLA DE ATALAIA tem 6 km de extensão, com atrações como o Arco de Atalaia, Passarela do Caranguejo Gigante, Centro Cultural, trenzinho turístico que percorre toda a orla. Estatuas de bronze em tamanho natural das personalidades que ao longo dos anos fizeram a história do Estado de Sergipe, muitos quiosques para tomar aquele chopes gelado e as muitas quitutes que só a cozinha nordestina sabe fazer e estacionamento fácil ao longo de toda sua extensão.
A orla de Atalaia, além de ser totalmente arborizada, possui vários equipamentos esportivos e de lazer, com muitas opções de restaurantes, lanchonetes, sorveterias, com culinária farta e preços para todos os bolsos. Praias sempre limpas e bem cuidadas.
À noite seu movimento é intenso, com muita gente bonita dando um “Role” pelo local, com lojas, feiras de roupas, rendas, artesanato e local para as crianças se divertirem com recreação com brinquedos comuns e outras atrações pagas.

OCEANÁRIO DE ARACAJU – Fica também na Orla de Atalaia, é uma atração imperdível de Aracaju, pois se assistem em loco o esforço das tartaruguinhas para chegarem ao mar, com muitas não tendo força para completar a jornada e são devolvidas por monitores ao seu habitat em mais alguns dias para que adquiram forças para atingirem seu intento.

CENTRO DE ARTE E CULTURA – Ainda na Orla de Atalaia fica o Centro de Arte e Cultura J. Inácio que comercializa o artesanato de referência e tradição de Sergipe.

ATALAIA – ARUANA – ROBALO – NÁUFRAGOS – REFÚGIO – MOSQUEIRO são praias belíssimas que fazem parte do Litoral Sul de Aracaju.

CIDADES HISTÓRICAS: SÃO CRISTOVÃO –Distante a apenas 23 km de Aracaju, é a quarta cidade mais antiga do Brasil e a primeira Capital de Sergipe, tombada desde 1967. Tornou-se patrimônio Cultural da Humanidade, titulo concedido pela UNESCO. O Conjunto dos Carmelitas, o Convento e o Museu de Arte Sacra, localizados na Igreja de São Francisco na praça principal de São Cristovão é uma das principais atrações turísticas da região.
LARANJEIRAS – Outra cidade histórica de Sergipe e não muito distante de Aracaju, visitada também pelos jornalistas especializados em turismo por ocasião de seu congresso, cidade bem conservada, com monumentos dos Séculos XVII e XVIII com destaque para a Matriz do Sagrado Coração de Jesus e a Igreja do Senhor do Bonfim, que fica bem no topo de uma colina.

ESTÂNCIA – Outra cidade visitada, que tem como atração a culinária tradicional da região, o excelente espetáculo pirotécnico Barco do Fogo e Espadas de Fogo, magistralmente apresentados por gente especializada do local e da batucada, dança folclórica própria da região

CANINDÉ DO SÃO FRANCISCO – É praticamente 190 km de distância de Aracaju navegando a bordo de confortáveis Catamarã pelo Cânion do São Francisco, espetáculo impar de ser deslumbrado, pois são inúmeras as atrações que a natureza e a rica história do Nordeste podem nos proporcional, como a Grota do Angico, onde morreu em 28 de julho de 1938, Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, juntamente com sua companheira Maria Bonita, Luis Pedro, Quinta Feira. Elétrico, Mergulhão, Enedina, Moeda, Alecrim, Conchete, Macela.
Ainda em Canindé do São Francisco vale a visita no Museu de Lampião, onde muitas de suas histórias fazem parte de seu acervo.
Na outra margem do São Francisco a Prefeitura Municipal de Paço Redondo em homenagem ao centenário de seu nascimento e aos sessenta anos de sua morte e de seus companheiros na Grota do Angico, mandou erigir uma pedra com dizeres de sua morte, com nomes de seus companheiros e que é mais uma atração turística do Estado de Sergipe.

Waldir Martinez

Turismo – Notícias & Destinos – mtb: 35.592-SP

Nenhum Comentário

Os comentários estão fechados.