Fé e devoção unidas em uma grande caminhada

novembro 9, 2017

Romaria da Penha 253 anos de Fé Cristã

No dia 22 de novembro, começa os preparativos para a 254ª celebração do maior evento religioso da Paraíba – A Romaria de Nossa Senhora da Penha. Este ano, o tema escolhido foi “O Sim de Maria, Ó Mãe, ensina-nos a viver em comunhão e a preservar o meio ambiente”. O cortejo está programado para o dia 27/11/2017, partindo da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, no Centro, na Rua das Trincheiras, na Capital. A programação da Festa e da Romaria da Penha 2017, em João Pessoa, é elaborada pela Arquidiocese da Paraíba.
As homenagens a Santa está marcada para às 18h30 do dia 22 de novembro. Um Terço Mariano será rezado no Santuário, na Praia da Penha, em seguida, às 19h15, haverá a procissão onde os devotos levarão a imagem de Nossa Senhora da Penha, a partir da Santinha até o Santuário. Às 19h30 acontece à celebração eucarística, com o tema mencionado “O Sim de Maria” e a programação festiva começa às 20h30, com a encenação do Auto da Penha.
Na quinta-feira (23), acontece o Terço Mariano, às 18h45, seguido da celebração eucarística, com o tema “Deus restaurou a criação”. A partir das 20h30, as atividades arte-sociais, com apresentações de grupos culturais e shows com artistas regionais, a Festa e a Romaria da Penha 2017.
Durante a caminhada, os romeiros manifestam suas devoções com cantos religiosos, oferendas, etc. Também é hora de confraternização entre amigos e parentes que pedem proteção para os seus. Este ano, Nossa Senhora da Penha irá ouvir com certeza, pedidos para um Brasil Melhor.
A fé cristã é quem vem mantendo esse importante acontecimento religioso que em uma só corrente atrai mais de 30 mil fiés que descem e sobem ladeiras de aproximadamente 07 km.
Mesmo o evento religioso sendo um dos responsáveis pelo turismo como acontece em vários outros estados, como o Ciro de Nazaré, em Belém, na Bahia, a Lavagem do Bom Fim, a da padroeira de São Paulo com 300 anos de tradição, a nossa tradicional festa é movida apenas pela fé de seus fiés. O Ciro de Nazaré envolve a ABIH, ABAV, ABRAJET-PA, o governo do Estado e a Prefeitura. Os hotéis ficam lotados, bares e restaurantes duplicam o movimento. Quando o turismo é levado a sério, todos ganham!

 

Guet Coelho

Jornalista

Nenhum Comentário

Os comentários estão fechados.