TURISMO RELIGIOSO

agosto 9, 2017

Primeira Capela construída em homenagem a Nossa Senhora Aparecida

O calendário de festividades do Brasil é também composto por diversas comemorações religiosas. Muitas delas estão originalmente relacionadas à vinda de colonizadores portugueses e dos escravos ao País.
Com o passar do tempo, e geralmente devido à mistura com as tradições locais, os costumes religiosos adquiriram um aspecto próprio e regional, dando origem a algumas festividades de grande importância nacional. É o caso da festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, que acontece todo dia 12 de outubro (feriado nacional) na cidade de Aparecida – São Paulo .
Essa festa conta com forte apelo popular, pois reúne milhões de pessoas vindos de todo o território nacional e de diversos outros países da América Latina que, vêem comemorar a data e fazer suas orações e pagar suas promessas.
O maior centro de peregrinação religiosa da América Latina, o Santuário Mariano do Brasil, distante 170 km. de São Paulo, em Aparecida, no Vale do Paraíba/SP, onde se localiza a Basílica de Nossa Senhora Conceição Aparecida, que terá sua festa máxima em seu dia 12 de Outubro, onde são esperados milhares de peregrinos.

Restauração da primeira basílica de Aparecida do Norte

HISTÓRIA DE NOSSA APARECIDA NO BRASIL
Foi em 1717 que uma imagem simples e quebrada transformou a fé de um povo até receber o título de Padroeira do Brasil.
Tudo começou quando os pescadores; João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia, foram encarregados de conseguir peixe para o banquete que seria oferecido às autoridades do Brasil e de Portugal.
O rio piscoso de águas escuras onde os pescadores costumavam fazer suas pescarias era o Rio Paraíba, e que após algumas jogadas da rede, aonde não vinha nenhum peixe, veio metade do corpo de Nossa Senhora Aparecida e logo em seguida em outra redada veio à outra parte do corpo que estava faltando.
Os pescadores logo após colocarem as duas partes da imagem de Nossa Senhora Aparecida dentro do barco puderam vivenciar a ação da MÃE DE DEUS, pois começaram a encher suas redes com uma quantidade abundante de peixes.
Antes de entregarem os peixes para o banquete, entregaram os pedaços da imagem da Santa à Silvana da Rocha Alves, esposa, mãe e cunhada dos pescadores, que reuniu as duas partes colando com cera e a colocou num pequeno altar na casa da família, agradecendo a Nossa Senhora o milagre dos peixes. Nascia ali uma devoção, reunindo todos os sábados moradores da região para rezarem o terço e cantarem ladainhas.

Basílica Nossa Senhora Aparecida em toda sua estrutura

PRIMEIRA IGREJA – A primeira igreja foi aprovada em 1743. Em virtude da expansão a devoção a Nossa Senhora Aparecida, foi construída em 1740 uma pequena capela. Na capela acontecia a reza do terço e o cântico das ladainhas, não sendo celebrada a eucaristia.
Na realidade em 1743 foi construída a primeira igreja em louvor a imagem que ficou conhecida como MÃE APARECIDA. A igreja foi construída no Morro dos Coqueiros, onde atualmente se situa o centro da cidade de Aparecida.

INAUGURAÇÃO DA MATRIZ BASÍLICA – Em junho de 1888 foi inaugurada a igreja conhecida como ‘Igreja de Monte Carmelo’ (Basílica Velha), cujo projeto e acompanhamento das obras foram realizados integralmente pelo Frei Joaquim de Monte Carmelo, que marca também a história de Aparecida.

SANTUÁRIO NACIONAL DE NOSSA SENHORA ATUALMENTE – No Santuário Nacional de Nossa Senhora, pulsa o coração católico do Brasil. É Casa de Maria, Morada de Deus, Casa de Irmãos. Nele o povo brasileiro se encontra, celebra a fé e renova sua esperança sob as bênçãos da Mãe de Jesus.
Por essa razão, cada espaço do Santuário Nacional foi concedido com toda a infraestrutura para o bom acolhimento dos devotos de Nossa Senhora, inclusive para a realização de eventos, pelas romarias, dioceses, paróquias, congregações religiosas, movimentos e pastorais.
Além da Basílica Nacional, grande espaço de celebração, o Santuário disponibiliza o Centro de Eventos, a Cidade do Romeiro e, nela o Hotel Rainha do Brasil e o Centro de Reuniões Santo Afonso, com capacidade para até 8.000 pessoas.

Hotel Rainha do Brasil, construído na área do complexo com 330 apto. para atender

OUTRAS INFORMAÇÕES – O município de Aparecida possui aproximadamente 20 mil leitos de hotéis, contando com o serviço de hospedagem 4 estrelas do hotel Rainha do Brasil, pertencente ao Santuário Nacional.
• Cidade do Romeiro, onde está localizado o Hotel Rainha do Brasil, com ampla área verde, lazer, auditório, capela, etc..
• O maior estacionamento da América Latina: 3 mil carros de passeios e 2 mil vagas para ônibus, bolsões exclusivos para motocicletas e Heliponto. Tudo isso com toda a segurança proporcionada no local.
• Aeroportos próximos: Guarulhos-SP – Congonhas-SP – São José dos Campos/SP e Galeão/Rio de Janeiro.
Os devotos.
Fontes: Obras Sociais da Arquidiocese de Aparecida
TUR.SP – Cia Paulista de Eventos e Turismo
Governo do Estado de São Paulo – Secretaria de Turismo

 

 

Waldir Martinez

Turismo – Notícias & Destinos – mtb: 35.592-SP

Nenhum Comentário

Os comentários estão fechados.