Culturas Populares

julho 11, 2017

A Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural lançou no último dia 05/06 o edital Culturas Populares Leandro Gomes de Barros. Serão premiadas 500 iniciativas que fortaleçam as expressões culturais populares brasileiras, retomando práticas populares em processo de esquecimento e que difundam as expressões populares para além dos limites de suas comunidades de origem. Exemplos dessas iniciativas são o Cordel, a Quadrinha, o Maracatu, o Jongo, o Cortejo de Afoxé, o Bumba-Meu-Boi e o Boi de Mamão, entre outros.
Baseado no fundamento que a Cultura Popular para nossa vida nasce do povo, portanto, revela a vida brasileira. A literatura de cordel é um fenômeno raro no mundo, tão popular com tantos autores, que movimenta uma indústria.
Segundo a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC, Débora Albuquerque, há uma preocupação da Pasta em manter viva e em preservar as manifestações culturais populares, os saberes populares e os seus mestres.

VIA ZAP

Recebi esse texto, e como nunca tinha visto um perfil com tanta realidade, não hesitei em apresentar nessa edição:
Por Edson F. Nascimento – Psiquiatra e Psicoterapeuta (Ribeirão Preto – SP)

Depois de 55 anos de vida, enquanto psiquiatra, parei para refletir sobre o perfil psicológico da imensa maioria dos esquerdopatas. Foram péssimos estudantes, a maioria com várias repetições de ano. Mas são de família de classe média, onde sempre sofreram pressão para “ser alguém na vida”.
Como são preguiçosos, sem disciplina e folgados, precisam arrumar um jeitinho para se dar bem e se fazerem passar por coisas que não são, pensam ser! Fingir que é culto, “engajado”, e “crítico”, o que rende pontos.
Assim, prestam vestibular sem concorrência, de preferência em um curso de Geografia, Ciências Sociais e História. Então, começam sua carreira de charlatanismo. Alguns pouquíssimos estão em cursos como Direito, Medicina, Engenharia, Administração, Economia mas, como não são chegados a estudar, terminam por trancar a matrícula ou mudam de
Curso. E, muito dificilmente, se enturmam quando tentam esses cursos acima e assemelhados.
Ali, na universidade, encontram todas as ferramentas: professores barbudinhos, livros de esquerda, cigarros de maconha, palestras com “doutores” no assunto; e até o assédio de políticos “guerreiros” do PT, do PC do B et catera. É claro que não estudam nada! Vivem o tempo todo no DCE, ligam-se à UNE, deitados no chão, passeando no campus com aquelas mochilas velhas, calças cargo, sandálias de couro e cabelos ensebados. Alguns começam a se infiltrar nos sindicatos e nas reuniões dos Sem-terra. Já começam a se achar revolucionários e reserva intelectual das massas proletárias exploradas; e também das causas revolucionárias.
Assim, se passam por intelectuais, cultos, moderninhos e diferentes. Sentem-se mais seguros para atacar as mulheres, achando que elas são doidas por esse tipo de gente. Começam a ver os amigos que estão trabalhando ou cursando Engenharia, Direito, Medicina, Administração ou Economia como pobres coitados que não tiveram a chance da “iluminação”.
Querem, no fundo, a coisa que todo esquerdista (esquerdopata!) mais deseja, mesmo que de forma sublimada: um emprego público! Mas, aí surge um outro problema: é a coisa mais difícil passar em um concurso! É preciso estudar (argh!).
Por isso, sonham com a “revolução” proletária, com a tomada do poder por uma elite da esquerda, nas quais eles estão incluídos, obviamente, afinal são da mesma tribo! Consequentemente, ocuparão, por indicação, um cargo comissionado em alguma repartição qualquer, onde ganharão um bom salário para poder aplicar seus “vastos e necessários conhecimentos” adquiridos durante anos na luta pela derrubada do sistema capitalista imundo.
Nessa fase, mudam e se contradizem: cortarão o cabelo, usarão terno, passarão a apreciar bons vinhos e restaurantes. E, dependendo do cargo que ocuparão, até motorista particular terão! E, sem dó, enfiarão a mão –e com muito tesão –no dinheiro dos cofres da nação!!! Claro, que pela nobre causa socialista e para o bem dos trabalhadores, postura sem noção!
Tenho certeza que, após esta leitura, você lembrou de vários vizinhos, conhecidos, colegas, políticos etc…
Bons Tempos
Recebi esse texto assinado pelo Padre Fábio de Melo e não podia deixar de repassar por se tratar de uma realidade. Acredito que esse comentário, foi avaliado no período em que o respeito estava presente no meio familiar, nos políticos, na justiça. 30 anos atrás.
Eu cresci comendo a comida que minha mãe podia colocar na mesa, sempre respeitei minha mãe e as pessoas mais velhas… tive TV com 03 canais e não mexia para não quebrar, e antes de sair para escola arrumava a minha cama…
Fazia o juramento à bandeira na escola, bebia água de torneira, andava descalço, tênis barato e roupas sem marca, não tive celular, nem tablet e muitos menos computador…
Ajudava minha mãe nas tarefas de casa, e não achava que era exploração infantil, tinha horário para dormir.
Quando tirava boas notas não ganhava presentes, porque não tinha feito mais que minha obrigação. Notas baixas era castigo, apanhava quando aprontava e isso era apenas um corretivo e não caso de polícia!!
E não sou revoltado, não faço analise em médico, e não falta nenhum pedaço em mim.
Menos frescura e mais disciplina para essa geração!!! É disso que o mundo e as crianças estão precisando!
Ordem, Respeito, Disciplina, Bondade, Educação, Obediência e Amor…
Por um mundo onde não haja só direitos, mas também Deveres!

*Padre Fábio de Melo

VIA ZAP

As dúvidas das ações do judiciário

O judiciário é muito moroso, certo? Então porque o caso dos irmãos foi tão rápido? Porque os irmãos foram tão bem beneficiados na delação premiada? Porque os irmãos omitiram a participação de Lula em falcatruas, mesmo o Brasil todo sabendo que a ascensão dos irmãos veio na época do Lula quando presidente via (BNDS)? Porque os primeiros envolvidos em escândalos da Lava Jato ainda estão presos, nomes: O LULA, Renan Calheiros, Fernando Collor de Mello, Lindberg Farias, Gleisi Hoffmann, Edison Lobão, Roseana Sarney, Antonio Anastasia, Aguinaldo Ribeiro, Romero Jucá e até um Missionário, o José Olímpio e os demais? Porque o Juiz Sergio Moro está prendendo os ladrões e a advogada esposa do Juiz Gilmar Mendes está soltando? Porque tanta obsessão do presidente em terminar de ruir o aposentado se tem 500 grandes empresas devendo, entre elas a própria JBS, ladrão confesso e não acionam na cobrança? Para terminar: circula comentário, que essa pressão sobre o Michel Temer foi armada por LULA com a participação do Fachin, e está mais contundente pelo fato de Fachin tirar do Juiz Sergio Moro processo que envolve LULA.

Porque: As Forças Armadas falaram através de um General, que não ia permitir que acabassem com a operação Lava Jato, e está bem claro que o supremo está, com clara evidencia de Abuso de Poder, soltando os ladrões e impedindo a prisão de outros.

Nenhum Comentário

Os comentários estão fechados.