SÃO JOÂO É NORDESTINO

junho 10, 2017

Se Deus é brasileiro, como se costuma dizer, eu digo que São João Batista é nordestino. Isso porque esse venerável santo, o anunciador da chegada do Messias (Jesus Cristo), é cultuado permanentemente e festejado em toda a região.

De uma maneira especial, ele é relembrado enfaticamente no mês de junho, principalmente no dia 24, o seu dia. Além do caráter religioso de sua veneração pelo povo nordestino, a Festa de São João tornou-se ao longo do tempo, uma comemoração popular que vem sendo realizada há séculos em todo o Nordeste.
E com o passar dos anos, a comemoração desse acontecimento tão expressivo para o povo nordestino foi se ampliando de uma maneira tal que passou a abranger vários dias.
Tal fato, como não poderia deixar de ser, passou a ser incluído no turismo de eventos da região, pelo grande movimento de pessoas que se verifica nessa época do ano, intensificando as diversas atividades que fazem do turismo uma “indústria sem chaminé”.
E esses festejos foram se avolumando de tal forma que atualmente tem cidades nordestinas que comemoram a Festa de São João por mais de uma semana e até mesmo pelo período de um mês, como é o caso da nossa Campina Grande, com o Maior São João do Mundo.
E isso está dando certo, pois há algumas décadas que o São João de Campina Grande vem crescendo de tal forma, sendo realizado durante todo o mês de junho, vivendo a cidade nesse período um clima intenso de festejos, atraindo milhares de turistas tanto do nosso estado, como de toda a região , do país e até do exterior.
Assim sendo, o movimento turístico na Rainha da Borborema, em junho, deslancha toda a cadeia dos segmentos que se agregam no turismo, com um proveito real e significativo para a economia da cidade, notadamente na rede hoteleira, restaurantes, bares, pousadas, táxis, transportes, artesanato, comidas típicas, aluguéis temporários de casas, locais de eventos e shows, de um modo singular o famoso Parque do Povo.
Fazendo um contraponto com o Maior São João do Mundo campinense, sobressai-se também o São João de Caruaru, em Pernambuco, numa rivalidade
sadia, que não deixa por menos e realiza seus festejos por quase todo o mês, usufruindo das mesmas benesses e movimentando toda a sua economia, incluindo o aumento da renda e emprego.
Por tudo isso é que concluo que o nosso querido São João é nordestino.

Nenhum Comentário

Os comentários estão fechados.