Semana Santa – é tempo de reflexão

março 9, 2017

A Semana Santa é uma tradição religiosa católica que celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Tem início no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Jesus em Jerusalém, que ocorre no domingo de Páscoa.
É tempo de conversão, de reflexão e de celebração da vida, agradecendo aquele que morreu na cruz para nos salvar. Católicos de várias partes do mundo se reúnem neste período em comunhão, procurando a purificação da alma, entregando-se à meditação e ao arrependimento.
O calendário da quaresma é extenso e comemorado nas igrejas, templos e nas ruas, com procissão de Ramos, caminhada com toda a passagem de Jesus na cruz até a sua crucificação, cristãos ainda fazem novena em suas casas, nas ruas as quermesses com comércio de produtos religiosos e gastronomia regional. Motivados por alguma promessa ou graça alcançada as pessoas fazem oração nas igrejas e capelas se pegando com os santos padroeiros com tanta fé, que chega a ser comovente. Aqui na Paraíba, principalmente na capital, muitos cristãos são devotos da padroeira de João Pessoa (Nossa Senhora das Neves), cujo aniversário acontece no mês de agosto.
Na Páscoa, durante muitos anos havia restrição à carne vermelha, e as famílias respeitavam, comendo só peixe e crustáceos, principalmente na sexta-feira da Paixão. Hoje já é permitido, e algumas pessoas já aderiram, porém os católicos fervorosos que seguem o evangelho continuam com o peixe no cardápio.
Em João Pessoa, encenação da Paixão de Cristo, acontece nas ruas dos bairros, nas igrejas, nos teatros, onde os atores representam cada cena de maneira realista e com tanto amor e dedicação, que parece real. Emocionante!

 

Guet Coelho

Jornalista

Nenhum Comentário

Os comentários estão fechados.