MEDELÍN

Março 9, 2017

Cidade progresso que encanta entre a tecnologia e simplicidade

Cidade situada a noroeste da Colômbia, a maior cidade e capital da província de Antioquia, a segunda cidade mais populosa da Colômbia é completa, sendo um dos principais centros industriais do país. Engana-se quem imagina uma cidade parada no tempo.
Mas, falar o que todos já sabem ou conhecem seria fácil. Queremos abordar os encantos que esta cidade que fica a 1520 m de altitude tem de especial.
A primeira impressão foi de uma organização ímpar. Chegamos exatamente no dia da homenagem aos jogadores da Chapecoense que morreram vítimas no acidente aéreo junto com jornalistas e a tripulação da empresa LaMia. A homenagem, que aconteceu no Estádio Anastasio Girardot, contou com mais de 45 mil pessoas e exatamente no horário que seria iniciada a partida do primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana. Uma coincidência de datas que lastimamos pela dor dos muitos parentes que estavam lá. Nesta cerimônia estiveram presentes o Ministro das Relações Exteriores, José Serra; Luciano Buligon, prefeito de Chapecó; Federico Gutiérrez, prefeito de Medellín; e Luis Pérez, governador do estado de Antioquia. Uma homenagem emocionante e muito bonita. Todos vestidos de branco com flores nas mãos e velas. Crianças trajando o uniforme e bandeiras dos times.
Uma das maiores festividades natalinas, Alumbrado Navideño, que ocorre há 49 anos, foi adiado e Jorge Londoño de La Cuesta, presidente da EPM, companhia de serviços públicos local, disse que o luto dos brasileiros era de todo o povo de Medellín também.
Tudo em Medellín tem de ser visto com olhos de observador adentrando na história de uma cidade que já sofreu os encalços pela violência do crime organizado, mas que deu a volta por cima e hoje figura com um crescimento significativo atraindo turistas do mundo todo.
O transporte em Medellín é feito de forma organizada ligada pelo Metrô visível deslizando sobre as armações de concreto, por Metrocable (teleféricos), ou ainda, por ônibus pelas grandes e largas avenidas.
Facilmente você se desloca de um ponto ao outro na cidade. Aqui estão listados os lugares que visitamos em Medellín.

 

Alumbrado Navideño

Inicialmente a viagem foi para conhecermos a tradição que há quase meio século vem encantando o mundo, o Alumbrado Navideño. Com a proximidade do Natal, o show de luzes que a cidade de Medellín se enfeita é para receber os turistas e brindar sua população com este presente natalino, é o que explica Jorge Londonõ de La Cuesta, presidente da EPM (Empresas Públicas de Medellín) companhia responsável pela organização do evento desde 1967.
A festividade também tem como objetivo reforçar a união e fraternidade entre os homens. Devido à tragédia e a homenagem que ocorreu no dia de nossa chegada, o início da festividade e inauguração do Alumbrado Navidenõ foi adiada. Além deste ocorrido tiveram outras mudanças, mas positivas.
O ponto central do Alumbrado foi alterado para outros parques e entorno da região central. Em outros anos, as obras significativas eram instaladas ao longo do curso do rio Medellín, que devido a obras realizadas no local impossibilitaram a implantação.
“A escolha da nova casa dos símbolos gigantes foi a facilidade de acesso pelo transporte público, o que diminui o tráfego e aumenta a visitação. O centro é uma região por onde todos passam, e que recebeu várias intervenções urbanísticas, seguindo os primeiros passos de um plano de revitalização liderado pela prefeitura”, falou em seu discurso para os jornalistas.
Na demonstração, e depois no dia da inauguração, foi mostrado que as outras áreas da cidade não foram esquecidas. Há pelo menos um conjunto de adereços implantado em cada uma das 16 comunas, regiões que compõem a divisão administrativa do território de Medellín.
Nas mídias sociais houve uma consulta pública para que os moradores ajudassem a desenvolver a decoração dentro do tema “No Natal, Medellín é uma grande família”. Dentro deste cenário foram definidos os símbolos mais representativos no imaginário coletivo: o presépio, a árvore de Natal e as estrelas.

 

Enredo

Duas crianças são os protagonistas e a amarração dos elementos que cria uma história natalina. Os elementos se destacam pela criatividade, cores e tamanhos, itens da cenografia criada para o conto e sua passagem em diversas áreas.
Alguns deles são destaques: árvore de 24 metros, presépio com 19 metros, casa dos personagens e o bosque onde eles encontram os duendes, velas iluminadas de diferentes cores e tamanhos e bolas sensoriais de mais de 8 metros de diâmetro.
A estrela instalada num poste de 24 metros de altura para que todos possam avistá-la do Parque Norte.
Tem ainda tendas de comidas diversas instaladas na Carrera 53 com lojas de artesanato. Na avenida La Playa, onde aconteceu o primeiro Alumbrado há 49 anos, foi colocado um anjo de 16 metros de altura.
No total foram criadas cerca de 42 mil figuras com 31 milhões de lâmpadas LED.
Não conseguem precisar a quantidade de pessoas que visitam o local por se tratar de um evento gratuito e sem controle, mas dimensionam levando em conta a movimentação nos terminais de passageiros, estimativa de 1,2 milhão de visitantes de outras localidades, ficam fora desta conta os 4 milhões de habitantes que vivem nos 11 municípios que formam a grande Medellín.
Os 14 municípios do estado de Antioquia também fazem parte desta grande festa, recebendo edições especiais do Alumbrado Navidenõ. Todos participam de um concurso proposto pela EPM e neste ano venceram 112 cidades que ganharam como prêmio a decoração.
Vencedores: Cáceres, Carolina del Príncipe, Copacabana, Fredonia, Frontino, Gómez Plata, Guarne, Montebello, Santo Domingo, Pueblo Rico, Puerto Nare, Tarso, Titiribí e Valparaíso.
O custo estimado para a instalação dos elementos é de US$ 4 milhões e cerca de 600 pessoas foram envolvidas entre o planejamento e a execução da edição de 2016.
O Alumbrado Navidenõ aconteceu até 9 de janeiro de 2017, das 18h30 às 0h00, com entrada gratuita.
Vale a pena conferir e estar presente neste ano de 2017 em Medellín para assistir ao Alumbrado Navidenõ que promete superar as expectativas.

Nenhum Comentário

Os comentários estão fechados.