ILHA COMPRIDA – IGUAPE – CANANÉIA

novembro 2, 2016

Municípios do Vale do Ribeira Ligados à Natureza

Quando se fala em Vale do Ribeira, fala-se nos vinte e cinco municípios que compõe todo o Vale. Nesta matéria abordaremos os municípios de ILHA COMPRIDA – IGUAPE E CANANÉIA, que foram os municípios visitados pelos jornalistas especializados em turismo pertencentes à Associação Brasileira de Jornalista de Turismo – Seccional São Paulo, para participar do V Fórum realizado pela Abrajet SP., cujo tema foi “Destino Turístico do Desenvolvimento Sustentável. Foram convidados pelas prefeituras locais, ficaram hospedados no reformado IATE PARK HOTEL e foram transportados pelo belíssimo ônibus do Roda São Paulo, gentilmente cedido pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.

Dependências do Iate Park Hotel em Ilha Comprida, que alojou os jornalistas durante a realização do V Fórum da ABRAJET SP

Dependências do Iate Park Hotel em Ilha Comprida, que alojou os jornalistas durante a realização do V Fórum da ABRAJET SP

ILHA COMPRIDA-SP

Segundo seus habitantes o paraíso é aqui. Um município com aproximadamente dez mil habitantes, com qualidade de vida, desenvolvimento planejado e privilegiado pela natureza. Localizada no litoral sul de São Paulo, possui ampla rede hoteleira, vasta variedade de restaurantes com culinária para todos os gostos, programação de eventos o ano inteiro e ainda oferece a badalação dos grandes centros urbanos, a simplicidade das vilas caiçaras, praias sem poluição, muita pesca, compras, áreas para observação de aves e muitos passeios.
As trilhas, que percorrem praias, dunas, vilas caiçaras e sambaquis, são roteiros obrigatórios. Há também o ambiente perfeito para a pratica de esportes ligados a natureza como o Ciclismo, Surfe, o Stand Up Paddle a Corrida e outras modalidades, afinal são 74 km de praias, além da beleza do Mar Pequeno, que margeia as principais vilas da Ilha. Nas Vilas, estão os projetos de desenvolvimento sustentável como o siri mole, a ostra, o robalo e outras iniciativas na área de eco negócios.

PROGRAMA IMPERDÍVEL – CATAMARÃ TOUR

Roteiro: Boqueirão (Ilha Comprida) bem próxima do IATE PARK HOTEL até Maruja (divisa de SP e PR). Com ar condicionado, som ambiente, poltronas confortáveis, piso superior para observação das paisagens, o Catamarã Maratayama navega pelo complexo lagunar estuarino e revela as belezas naturais do Lagamar, considerado um dos mais importantes viveiros de espécies marinhas do mundo. São praticamente de cinco a seis horas navegando, acompanhado por monitores, o roteiro possibilita banhos nos mares de dentro (Mar Pequeno) e de fora (Parque Estadual da Ilha do Cardoso), além de lanches e almoço em vila de pescadores. A vista de golfinhos fazendo suas estripulias pode ser observados em todas as viagens. Informações sobre esse passeio pode ser obtidas através do e.mail: turismo@ilhacomprida.sp.gov.br

Catamarã que levou os jornalistas no roteiro Boqueirão (Ilha Comprida) até Marujá, (divisa de SP e PR)

Catamarã que levou os jornalistas no roteiro Boqueirão (Ilha Comprida) até Marujá, (divisa de SP e PR)

Um dos maiores berçários da vida marinha do planeta. Cananéia está num corredor biológico de 110 Km de extensão

Um dos maiores berçários da vida marinha do planeta. Cananéia está num corredor biológico de 110 Km de extensão

 

 

 

 

 

 

 

 

 

IGUAPE

Percorrer as ruas e becos de Iguape é um mergulho bucólico e romântico à história colonial do Brasil. Trata-se de uma cidade que impressiona bem a quem chega e enche de orgulho a quem reside. Iguape ainda tem um povo que conversa em cadeiras nas calçadas e que dorme de janelas sem grades. Em Iguape, é possível ouvir e dançar numa roda de Fandango ou numa grande festa de Reiada. A música está no sangue caiçara. Sangue forte alimentado de peixes com pirão das casas de farinha. A arquitetura do casario remete o visitante a uma visão do que era a vida entre os séculos XVI e XVIII quando a maioria dos prédios foi edificada. Conheça Iguape – Patrimônio cultural do Brasil-, e desfrute das praias, dos encantos naturais, casarios, cultura e história.

QUADRI AVENTURA

Os passeios de Quadri Aventura revelam a Ilha Comprida além das praias e do sol. Com 30 km de extensão e duração de cerca de 1h30, o roteiro Ponta da Praia inclui trilhas pela estrada da Vizinhança, belas paisagens do Mar Pequeno, avistamento de aves do Lagamar e opções de banhos nas prainhas do mar de dentro, na lagos da ponta da praia e no mar do extremo norte da Ilha.

SAFARI ECOLÓGICO

Veículos Off Road com capacidade para oito passageiros, os UTVs permitem viagens de aventura pela Ilha Comprida, de norte a sul. Com 3 horas de duração e 72 km de percurso, o roteiro Pedrinhas revela os encantos do município por suas estradas que margeiam o mar, as vilas caiçaras, matas de restinga, dunas e o espetáculo natural que é o Lagamar. Neste passeio a trilha resgata a história com passagens pela Vila Nova, onde se localiza a Capela de Nossa Senhora da Conceição, construída em 1770. O roteiro Ponta da Praia conta com 30 km de extensão e revelam belas paisagens do Mar Pequeno, avistamento de aves do Lagamar e opções de banho nas prainhas do mar de centro, na lagoa ponta da praia e no mar extremo norte da Ilha. Os passeios são acompanhados por monitores ambientais.

CANANÉIA

sem-titulo3

Um dos maiores berçários de vida marinha do planeta, Cananéia está no centro de um corredor biológico de 110 km que se estende desde a foz do Rio Ribeira em Iguape (SP) até a baia de Paranaguá (PR). O município tem 1.358 km², população aproximada de 15 mil habitantes, clima ameno e temperatura média do mar entre 22 e 28º C. Na diversidade desse ambiente, está o Parque Estadual da Ilha do Cardoso (PEIC), cachoeiras, comunidades caiçaras, quilombolas, a curiosa história da cidade – primeiro povoado fundado no Brasil-, suas lendas, fauna, flora, festas e culinária. Os casarios históricos, construídos no final do século XVIII e início do século XIX, são um rico patrimônio do Lagamar.
Waldir Martinez é jornalista e membro da Abrajet SP e Nacional e viajou para participar do V Fórum de Turismo realizado pela Abrajet SP.

 

Waldir Martinez

 

Nenhum Comentário

Os comentários estão fechados.