Festival do Turismo JPA se consolida como maior referência no N e Ne

novembro 2, 2016

capa_20102016110825 O Festival do Turismo de João Pessoa (JPA) foi realizado em sua 6ª edição entre os dias 21 e 22 de outubro no Centro de Convenções de João Pessoa. Organizado por Cláudio Júnior e Bruno Mesquita, o evento se consolida como a maior referência de eventos destinados aos agentes de turismo e operadoras de viagem de todo o Norte e Nordeste brasileiro.

img_0054A abertura do evento contou com as presenças do Governador do Estado Ricardo Vieira Coutinho, do Ministro do Turismo Marx Beltrão, do superintendente do Banco do Nordeste, da Fecomércio Marconi Medeiros, do Secretário de Turismo de João Pessoa além de Deputados estaduais e federais como Rômulo José de Gouveia e Pedro Cunha Lima. Todos foram agraciados com o hino nacional tocado brilhantemente por Jurandi do Sax, famoso por tocar o Bolero de Ravel no por do sol da praia do Jacaré em Cabedelo.
Para Cláudio Júnior (Diretor comercial do Festival), a receita é simples: muito trabalho! Em tempos de crise, o Festival superou todas as expectativas e teve aumento geral de stands e negócios acima dos 10% considerando o evento organizado em 2015. Hoje a capital da Paraíba é vista pelo trade turístico como a capital nacional do turismo e esta visão tem sido fortalecida nos últimos anos pelo profissionalismo de toda a cadeia de turismo da Paraíba e também de eventos como o Congresso Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo ocorrido na capital há dois anos abrindo os olhos do Brasil para as belezas da Paraíba.
A internacionalização do evento é algo extraordinário, muitos destinos do exterior participaram do evento como Aruba, Espanha (representada pelo Escritório de Turismo espanhol), Chile, Dubai, Argentina, dentre outros que além de ocupar expositores, promoveram capacitações dos destinos turísticos através de mini road show nas salas de discussão.
OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

 

 

 

 

 

 

Cláudo Junio e Bruno Mesquita coordenadores do evento com Ferdinando Lucena Secretário do Convendion Bureau e Diretor co Centrode convenções. Daniel da Rede Nord de Hoteis e equipe

Com o evento ocorrendo em João pessoa, diversos roteiros da Paraíba foram apresentados não só no espaço da PBTur como também no Espaço SEBRAE (além dos stands próprios). Dentre eles destacamos os caminhos do Brejo Paraibano com o ‘Caminhos do Frio’ e a Pedra do Ingá,que foi apresentada em road show pelos condutores de ecotrilhas da Pedra do Ingá Dennis Mota e Antônio Marcos, além do Secretário de Turismo Walter (Vavá) Mário da Luz. A cachaça São Paulo do engenho de mesmo nome no município paraibano de Cruz do Espírito Santo abriu seus barris para uma degustação que animou os visitantes.

Marcas, roteiros e destinos foram apresentados, no entanto, os debates e palestras dividiram as atenções dos profissionais de turismo que estiveram nos dois dias de evento. Destacamos a 3ª edição do Fórum de Gestão de Viagens Corporativas. Em 2015 os estandes de Recife e de Pernambuco foram dos mais concorridos, neste ano destacamos o Espaço Sebrae e o stand do Rio Grande do Norte, que tem sido assíduo na divulgação de suas belezas históricas e naturais pelo país.
Ao todo foram 207 stands e 3.424 profissionais do turismo vindos de 24 estados e 33 deles ocupados por expositores internacionais. Destacamos também as caravanas através das ABAV’s de 12 estados e das operadoras FRT Operadora (RN, PR e MG), G7 Operadora (PB Interior), Iberoservice (BA), Masterop (AL, PE, RN e CE), MMT/Flytour (AL, PE, RN), TREND (AL, PE, RN) e WEST CENTRAL OPERADORA (GO e DF).
Para o Diretor Comercial do Festival, o Cláudio Júnior, já está sendo estudada a possibilidade de ampliar os próximos eventos por pelo menos mais um dia, tendo em vista que muitos dos participantes não conseguem visitar todos os stands e ainda participar das palestras em apenas dois dias. Dados como esse são provas irrefutáveis do arrojo e sucesso do Festival que já faz parte do calendário do trade turístico brasileiro e internacional.

 

 

 

 

 

 

 

O empresário Ricardo Lins da Rede Lottoral, Caterine Brasil, Fernando Duarte, Thomas Bruno e   com a Presidente Nacional  Miriam Petroni 

Thomas Bruno Oliveira

Historiador e Jornalista
3372-PB

Nenhum Comentário

Os comentários estão fechados.