Umas & Outras

outubro 11, 2016

PRÊMIO WALDEMAR DUARTE
A noite do último dia 15 de setembro foi de comemoração dos 30 anos da ABRAJET-PB. Entrega do prêmio Waldemar Duarte, da comenda Willis Leal e da confraternização dos sócios. Uma noite de gala digna da importância da entidade.

FAZENDINHA DA TETÊ
No último dia 27 de setembro, tivemos o lançamento da Fazendinha da Tetê no restaurante Casa de Cumpade, no distrito de Galante em Campina Grande. A nova atração do local: a Fazendinha da Tetê, recebe esse nome em homenagem à jornalista e assessora de imprensa do local, abrajeteana e nossa amiga a simpática Teresa Duarte, o lugar é todo voltado para a família e, especialmente, para o público infantil.

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL
A Associação Comercial de Campina Grande está prestes a completar seus 90 anos em dezembro. Para tanto, ela contou com três pesquisadores para fazer um levantamento em seus documentos e escrever um livro que contasse sua trajetória nessas nove décadas defendendo os interesses da cidade.

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL II
Além do historiador Vanderley de Brito e do memorialista e poeta José Edmilson Rodrigues, esse colunista integrou a equipe de pesquisadores que catalogaram o arquivo e escreveram o livro ‘Memorial da Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande: 90 anos’ que está nas oficinas gráficas e terá lançamento marcado pelo Presidente da ACCG Álvaro Barros provavelmente para o mês de aniversário.

TRANSMISSÃO EM HD
A TV Itararé inaugurará transmissões em HD em doze cidades da Paraíba. A Portaria concede a instalação de um canal de retransmissão em Sousa, de 500 KW, cujo raio de alcance englobará as cidades de Pombal a Cajazeiras, e de São José da Lagoa Tapada a Santa Cruz, com imagens em alta definição e padrão de qualidade que a emissora oferece ao público de Campina

Senac Paraíba inscreve para cursos técnicos em João Pessoa e Campina

Uma das principais metas do Senac Paraíba é qualificar o trabalhador em atividades do comércio de bens, serviços e turismo. Pensando nisto, o Centro de Educação Profissional do Senac em João Pessoa e em Campina Grande e a Escola Senac de Gastronomia e Hotelaria continuam com as inscrições abertas para cursos técnicos nas áreas de design, logística e turismo, que iniciam nos meses de setembro e outubro.
As formações oferecidas no Senac-João Pessoa são para os cursos de Design de Interiores e Logística, que começam no dia 24 de outubro. Já a Escola Senac de Gastronomia e Hotelaria e o Centro de Educação Profissional do Senac em Campina Grande oferecem formação para Técnico em Guia de Turismo. Os três cursos têm uma carga horária de 800h cada.
Quem estiver interessado em se inscrever em algum destes cursos, é necessário que o candidato atenda todos os pré-requisitos e compareça na unidade que está oferecendo a formação com os documentos de identidade, CPF, comprovante de escolaridade e de residência. Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas através dos números (83) 3214-2344 para a unidade de João Pessoa, (83) 3031-3547 para a Escola Senac de Gastronomia e Hotelaria e (83) 3341-5711 para o Senac em Campina Grande.

Museus de Pernambuco entre os 10 melhores do Brasil

Os estados do Nordeste têm um conceito de alto nível na cultura. Nas artes plásticas, na música e na preservação histórica, através de compêndios e museus. Pernambuco é prova viva, vindo se destacar com a indicação, de estar entre os melhores museus do País, pelo TripAdvisor, site de planejamento e reservas de viagens. O Instituto Ricardo Brennand e o Cais do Sertão, figuram entre os que mais encantaram os visitantes e receberam o prêmio Travelers’ Choice Museus 2016. Os vencedores foram determinados com base em um algoritmo que leva em conta a quantidade e qualidade de avaliações e notas dos museus no mundo todo, em um período de 12 meses.
Segundo o TripAdvisor, os pontos que mais levam as pessoas a visitarem o Instituto Ricardo Brennad é a possibilidade de conhecer o belo acervo do Museu Castelo São João, além das exposições na Pinacoteca. Já no Cais do Sertão, a intenção é ver de perto a vida sertaneja, com a exposição de roupas, músicas e costumes típicos.
Na avaliação do turista, nesse item, João Pessoa ficou a desejar, pois apesar dos 431 anos, não tem um museu para apresentar ao visitante que queira conhecer parte de nossa história.

TIBAU DE TODOS OS TEMPOS

O livro TIBAU DE TODOS OS TEMPOS, Volume I, foi lançado pela jornalista Lucia Rocha na Feira do Livro de Mossoró, em 19 de agosto passado. A foto da capa é de 1932, de Manuelito Pereira, fotógrafo cearense que aportou em Mossoró na década de 1930, autor da memória fotográfica de Mossoró e Tibau (destino turístico potiguar), desde então e por isso será homenageado no livro. Logo em seguida ele foi lançado em Natal.

TURISMO SOCIAL DO SESC RN

O Sesc promove passeios pelo Rio Grande do Norte e outros estados por meio do seu Turismo Social, retomado em 2016. Já foram realizadas excursões para João Pessoa, Festival Literário Sesc Infantojuvenil em São Miguel do Gostoso, Riquezas Minerais (Currais Novos, Santa Cruz e Sítio Novo) e Serras do Meu RN (Martins e Portalegre). O Turismo Social visa proporcionar novas oportunidades de lazer, integração e enriquecimento cultural por meio de passeios a custos acessíveis. A missão do Sesc na área é de criar possibilidades para que as pessoas conheçam o Brasil, democratizando o acesso a viagens, passeios e hospedagens. Mais informações: (84) 3133-0360.

Roadshow em Natal, João Pessoa e Recife

O primeiro Roadshow FRT Operadora 2016 foi realizado na região Nordeste em agosto último, iniciando em Natal (RN), passando para João Pessoa (PB), no dia 10, e concluindo a jornada em Recife (PE), no dia 12. O Roadshow pretende valorizar o conceito de Experiência, em 2016. O gerente de Marketing, Ariva Neves, ressalta que a ideia conceitual da Experiência é mostrar ao profissional do Turismo os diferenciais que a FRT tem com seus fornecedores e podem oferecer. Entre as empresas parceiras estão Hard Rock, PTA Travel Perú, MMC Receptivo Foz, Recanto Cataratas Foz, Loi Suites Argentina e Brocker Receptivo Serra Gaúcha.

ENTENDA O TEMA EM FOCO

As remessas para fins educacionais e tratamento de saúde seguem isentas de qualquer tributação. Entenda o caso. A união do setor turístico brasileiro e sua articulação junto aos ministérios do Turismo, da Fazenda, Receita Federal e Poder Executivo, foi positiva para demonstrar que um imposto de 25% poderia comprometer a saúde financeira de todo o segmento e gerar perda de empregos, receitas e o cancelamento de pacotes turísticos. Na tentativa de retomar a isenção, as entidades conseguiram que a alíquota fosse baixada para 6% que, embora não seja ideal, se equipara aos gastos de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) com cartão de crédito para compras no exterior.

OPINIÕES DAS LIDERANÇAS TURÍSTICAS

As entidades ressaltaram a importância do decreto do presidente interino Michel Temer, uma vez que, com o tributo reduzido, o mercado volta a se tornar competitivo, proporcionando vantagens que nenhum outro canal oferece.
Na opinião de Edmar Bull, presidente da ABAV Nacional, “essa é uma vitória importante para todo o setor, que entendemos como um grande passo em direção ao efetivo reconhecimento da atividade que desempenhamos dentro da cadeia produtiva do Turismo. Representamos uma indústria vital para o crescimento da economia nacional, e a flexibilização a esse importante pleito é uma comprovação de que estamos ganhando voz junto ao governo”.
Para a presidente da Braztoa, Magda Nassar, o trabalho conjunto cumpriu integralmente uma etapa. “Hoje, a redução do imposto é uma realidade graças ao trabalho sério e comprometido das nossas entidades. Esta etapa vem seguida de outras: da isenção, bitributação, regulamentações, enfim, de infinitas demandas do setor tão importantes quanto esta. Continuamos em nossas lutas para que o setor seja preservado e reconhecido como um grande gerador de negócios”.

Encontro dos profissionais de turismo

O TRYP Jesuino Arruda Hotel, no Itaim, em São Paulo, recebeu a 8ª edição do “Encontro dos Profissionais do Turismo com Cristina Lira”, no último dia 30 de agosto, no restaurante Novedad. Os palestrantes foram: o diretor executivo do FOHB, Orlando de Souza e a diretora de relacionamento do SP Convention, Sara Souza. O evento promovido pela jornalista baiana, mas radicada em Natal, Cristina Lira, aconteceram em edições especiais em quatro cidades, incluindo Natal que realiza há cinco anos no SERHS Natal Grand Hotel. O Encontro teve o apoio do SP Convention, Skal-SP, Secretaria de Turismo de Natal . Outras edições estão previstas em Salvador, Rio de Janeiro e Portugal.

 

Nenhum Comentário

Os comentários estão fechados.