SÃO PAULO, UMA DIVERSIDADE DE DESTINOS

setembro 6, 2016

São Paulo é um Estado de muitas qualidades e possibilidades, não apenas por ser o maior centro econômico da América Latina, mas também por reunir atrativos turísticos dos mais variados, com um povo acolhedor e uma gastronomia de referência mundial. Terra de progresso e fartura, São Paulo é também privilegiada em termos naturais, já que abriga remanescentes de dois dos principais biomas brasileiros, a Mata Atlântica e o Cerrado. Nesta edição abordaremos algumas de suas atrações que valerão apena conferir:

HISTÓRIA E TRADIÇÃO – Quem preserva a natureza também valoriza o passado. São Paulo é um dos Estados mais antigos do Brasil. Prédios, monumentos e museus enaltecem as raízes históricas de um povo desbravador. Jesuítas, indígenas, negros, bandeirantes e imigrantes são alguns dos curiosos personagens do Estado.
Um passado tão rico só poderia gerar um povo com raízes culturais sólidas e permanentes. Aldeias indígenas, comunidades quilombolas, rurais e caiçaras mantêm seus costumes e abrem as portas para o turista conhecer melhor seu modo de vida. Durante o ano diversas festas tradicionais celebram riqueza de ser paulista: um povo de influências culturais variadas e democráticas.

Museu do Ipiranga, uma das atrações turísticas de São Paulo

NÚMEROS CONVIDATIVOS – Natureza exuberante, milhares de meios de hospedagem, principal porto e excelente malha rodoviária fazem de São Paulo um dos Estados mais visitados do País.
Com 622 km de extensão, o litoral paulista possui 293 praias distribuídas em 15 cidades localizadas na costa do Estado. Mais de 100 unidades de preservação ambiental, Estado referência em ecoturismo. Maior porto da América Latina, Mais completo centro médico da América do Sul, maior pólo aeronáutico e espacial do Brasil, 2500 opções de hospedagem, 198 mil km de estradas de rodagem, a melhor malha rodoviária do País, 36 aeroportos, entre eles o principal portão de entrada do Brasil.

Porto de Santos em vista aérea, o maior da América Latina

AVENTURA & ECOTURISMO – Rico em cachoeiras, grutas, cavernas e paisagens diversas e peculiares, o Estado de São Paulo é um dos destinos mais indicados no Brasil para a prática de ecoturismo e esportes de aventura. As opções vão de caminhadas ecológicas com orientação pedagógica a esportes radicais como rapel, rafting, bóia-cross, tirolesa, vôo livre e balonismo.
O Estado de São Paulo é guardião de grande parte dos remanescentes de Mata Atlântica no Brasil, protegidos em grande parte, pelos inúmeros Parques Estaduais. Esse bioma é importante porque comporta uma das maiores biodiversidades do Planeta: 250 espécies de mamíferos, 340 anfíbios, 197 répteis, 1023 aves e cerca de 20 mil espécies de plantas vasculares, sendo que muitos componentes dessas espécies são endêmicos, ou seja, ocorrem apenas na Mata Atlântica.
A cidade de BROTAS, Estância Turística, no interior paulista, é considerada a capital do ecoturismo. Rafting e bóia-cross no rio Jacaré-Pepira são as principais atrações da região, assim como as mega tirolesas e cachoeiras.
A cidade de SOCORRO, além de Estância Hidromineral, é considerada referência internacional no Ecoturismo e no Turismo de Aventura Acessível, destacando-se por seus parques ecológicos adaptados para a prática de esportes e atividades de aventura para pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida.
Na região da Serra da Bocaina os visitantes encontrarão diversas cachoeiras do Estado, como a de Santo Isidro, de 50 mts. de altura.
O Vale do Itambé, em Altinópolis, merece atenção especial, já que possui 35 cachoeiras. Entre os municípios de Itararé e Bom Sucesso do Itararé estão o Vale do Corisco e o Vale do Itararé, um espetáculo natural de florestas, cânions, cachoeiras e cavernas que merece atenção especial dos ecoturistas. Os passeios vão desde trilhas de alto grau de dificuldade, com 14 km de caminhada, como a Trilha das Cachoeiras, até as trilhas mais leves, como a do Vale do Corisco, ideal para visitantes da terceira idade, já que parte do trajeto pode ser feito de carro.
Para os mais ousados, a exploração de cavernas é uma das atividades mais atraentes do Estado. A Região do Vale da Ribeira concentra a maioria delas, verdadeiros monumentos geológicos de tirar o fôlego com cavernas inseridas no maior corredor de Mata Atlântica do País.

Outras informações: Portal de Turismo do Estado de São Paulo – www.turismoemsaopaulo.com; Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Unidade de Conservação), www.trilhasdesaopaulo.sp.gov.br

Rafting coletivo, atração radical na Cidade de Socorro

Nenhum Comentário

Os comentários estão fechados.