São Paulo sediará a 44ª edição ABAV Expo

setembro 6, 2016

presidente nacional da ABAV Edmar BullPresidente nacional da ABAV Edmar Bull anuncia meta.
Destaque para a economia do País

“Por que e como a economia deve melhorar e surpreender positivamente a partir de 2016?” – será o tema apresentado no dia 29/09, das 18h30 às 19h30, no espaço unificado de todas as arenas da Vila do Saber. “
As principais entidades do setor de Turismo nacional, Clia Abremar Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens) e Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) promoveram o evento “Turismo no Pódio”, no navio NCL Getaway ancorado no Boulevard Olímpico, localizado na Zona Portuária do Rio. O encontro reuniu as principais líderanças do setor e autoridades ligadas à agenda turística do país para estreitar os laços entre iniciativa privada e pública.
A Associação Brasileira dos Consolidadores de Passagens Aéreas e Serviços de Viagens (AirTkt), criada para representar os consolidadores de passagens aéreas e serviços de turismo junto as autoridades regulatórias do mercado, órgãos governamentais, associações congêneres e a indústria como um todo. Entidade congrega dez empresas associadas, que juntas registraram faturamento bruto de R$ 10.109.831.799. Ocupará estande de 144 m² no evento. Cada uma delas terá um balcão identificado com seu logotipo, ocupado por funcionários do respectivo consolidador. Duas salas de reuniões e um lounge completam as instalações do estande.

Comentário do presidente nacional da ABAV

Edmar Bull assumiu o comando da Abav Nacional com o firme propósito de fortalecer a entidade em todos os aspectos. Definir plano de ação de curto, médio e longo prazo; estabelecer papéis e metas; desenvolver projetos; racionalizar e oxigenar a relação da Abav Nacional com as representações estaduais, lideranças setoriais do trade e instâncias governamentais responsáveis pela condução política do turismo brasileiro. No bojo das mudanças em curso está a realização da 44ª Abav Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa.

n O maior e mais importante evento do turismo brasileiro chega à 44ª edição. Quais são as perspectivas?
n Edmar Bull: Estamos trabalhando duro para realizar um evento marcante e inesquecível, além de inovador sob vários ângulos e aspectos. Queremos e vamos mostrar o papel do novo agenciamento de viagens no âmbito de toda a indústria turística. Tecnologia, capacitação e comunicação são valores relevantes que vão compor e fazer a diferença durante a realização do evento.

n Que mudanças houve na nova configuração do evento?
n Edmar Bull: A tradicional Sala Vip do Agente de Viagens foi reconfigurada no projeto da 44ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa. Denominada Conexão ABAV – agente.com.você -, a área funcionará como um lounge de hospitalidade. Ali as 27 ABAVs regionais e as associadas congêneres da ABAV Nacional serão as anfitriãs dos agentes de viagens, associados ou não à entidade. Buscamos interação que envolva as associadas e todos os agentes de viagens que visitam a feira. Mais networking e mais oportunidades para apresentação de projetos institucionais. Queremos valorizar o agente de viagens como consultor qualificado e o mais importante canal de vendas do setor.

n Qual o papel do espaço “Conexão ABAV – agente.com.você” no contexto da feira?
n Edmar Bull: Em primeiro lugar, reforça uma das principais metas da nossa gestão, que consiste na integração do Sistema Federativo ABAV. Busca consolidar e ampliar a atuação conjunta com nossas associadas congêneres em prol da qualificação do agente de viagens. Como disse, trabalhamos duro para oferecer uma feira completa, com oportunidades de negócios a todos os envolvidos na ampla cadeia turística, que movimenta 52 setores da economia.

n Como foi dimensionado o espaço?
n Edmar Bull: Ocupará área de 260m² e contará com a participação de equipes das 27 ABAVs estaduais especialmente destacadas para o atendimento. Objetivo é aproveitar o conhecimento que as representações de toda a Federação têm das atividades desenvolvidas pela entidade, e com isso prestarem um serviço mais assertivo aos visitantes. Os recursos desse espaço vão permitir que todas as entidades tenham pontos de apoio para a exposição de materiais e telas de TV para a exibição de vídeos institucionais. O espaço também funcionará como ponto de chegada e partida de profissionais vindos de todas as partes do Brasil em caravanas, organizadas pelas ABAVs, com apoio das congêneres.

n Qual seria a síntese estratégica da 44ª Abav Expo Internacional de Turismo, com vistas ao mercado?
n Edmar Bull: A edição será ancorada em três pilares: Lazer, Corporativo e MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions). Estes pilares atuarão como referência na oferta de produtos, serviços e as melhores oportunidades de negócios para visitantes e expositores. Com isso, queremos efetivar a abertura de mercado para 2017.

n O tradicional Congresso ABAV de Turismo, parte integrante do evento, também foi repensado e repaginado?
n Edmar Bull: A área do conhecimento foi revalorizada por conta da revitalização da Vila do Saber. É o espaço dedicado a debates do setor e conferências sobre temas de efetiva relevância. Com novo layout, o espaço ganhou estrutura fundamentada em quatro áreas temáticas chave – Gestão, Inovação, Segmentação e Tecnologia -, que nortearão a composição do conteúdo apresentado.

n Como será a realização simultânea do 46º Encontro Comercial Braztoa?
n Edmar Bull: A exemplo de anos anteriores, a entidade será representada por 44 operadores associados (o maior número já reunido na feira) e que levarão aos agentes de viagens presentes as principais novidades do mercado turístico para a próxima temporada. Reforçando a parceria entre as duas entidades a edição contará com um projeto construído em conjunto, o Hackthon Viagens – uma maratona tecnológica que será vencida pelo grupo de jovens mais inovador no desenvolvimento de soluções voltados ao setor. Durante dois dias de imersão e trabalho, os concorrentes do Hackathon Viagens terão que vencer esse desafio e para isso contarão com o auxílio de mentores indicados pelas duas entidades.

n De onde veio a inspiração para inserir a Hackathon Viagens na programação do evento?
n Edmar Bull: O projeto materializa uma vertente da nossa atuação (ABAV e Braztoa) no esforço de contribuir para que o evento seja uma grande vitrine de projetos inovadores destinados ao nosso mercado. Eu e a Magda Nasser concordamos que será uma oportunidade para testar a viabilidade de novos conceitos e a otimização de produtos.
Tenho reiterado que turismo e tecnologia devem andar juntos. Quando bem trabalhados por mentes criativas, só podem resultar em avanços significativos para todo o setor.

n A Ilha Corporativa – Encontro de Negócios Abracorp apresentará novidades?
n Edmar Bull: A Ilha Corporativa – Encontro de Negócios Abracorp constitui o ponto de encontro da entidade na feira. Para esta edição, o espaço foi redimensionado, dispondo de um lounge exclusivo para acomodar 20 pessoas. Poderá ser usado pelos expositores, com agendas pré-definidas para reuniões e capacitações. Vai reunir os principais fornecedores do segmento corporativo. O patrocínio da Gol Linhas Aéreas garante gratuidade no transporte de gestores de viagem baseados fora da capital paulista, que poderão ter acesso aos novos produtos e serviços, bem como ampliar seus conhecimentos nas palestras e debates da vila do saber, bastando para isso entrar em contato com a sua agência de viagens corporativa.

n A retração econômica terá algum efeito que possa inibir a performance dos Hosted Buyers?
n Edmar Bull – Ao contrário. O Programa Hosted Buyers ganha mais força em 2016. Contaremos com a presença de compradores nacionais e internacionais, com foco nas negociações para a temporada 2016/2017. Recursos inseridos na plataforma possibilitarão o agendamento prévio das reuniões, que este ano ocorrerão exclusivamente nos estandes. Isso vai estimular maior interação e identificação dos compradores com os produtos e serviços de cada expositor.

n Estão previstas inovações tecnológicas no sistema de credenciamento e demais componentes da organização da feira?
n Edmar Bull: A 44ª ABAV Expo & 46º Encontro Comercial Braztoa inova também no sistema de credenciamento de todos os visitantes profissionais, que pela primeira terão a possibilidade de agendar reuniões prévias com os expositores, por meio de login e senha obtidos no credenciamento. Até o ano passado, essa funcionalidade só era oferecida aos hosted buyers. O recurso é uma inovação em feiras no Brasil, porque permite que o expositor escolha entre os públicos que deseja marcar encontros, sejam eles visitantes, expositores, coexpositores ou hosted buyers. Em todo o recinto da feira, o visitante contará com diversos recursos tecnológicos que o auxiliarão na localização e acesso rápido e fácil aos expositores, seja por ordem alfabética ou segmento. Haverá totens interativos dispostos em pontos estratégicos dos pavilhões. As informações detalhadas, bem como a planta da feira, estarão disponíveis também no aplicativo para smartphones e online no portal da ABAV Expo – www.abavexpo.com.br – que foi totalmente repaginado e agora apresenta-se na configuração responsiva. ABAV Expo Internacional de Turismo 2016. www.abavexpo.com.br
A ABAV Expo Internacional de Turismo dé a mais completa, tradicional e importante feira de turismo brasileira promovida pela ABAV.

n Que impacto a realização da 44ª Abav Expo internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa poderá trazer para as empresas do setor?
n Edmar Bull – Por acontecer tradicionalmente no final do terceiro trimestre, a ABAV Expo é sempre um marco na abertura do calendário de negócios para o ano seguinte. Isto porque define tendências, oportunidades e os melhores investimentos em cada segmento. E este ano não será diferente. O volume de reserva antecipada de estandes e de inscrições prévias de visitantes é uma demonstração de confiança em nossa feira e na qualificação dos profissionais que ela atrai.

Nenhum Comentário

Os comentários estão fechados.