A EXUBERANTE COSTA DA MATA ATLÂNTICA NOVE ENCANTOS AO ALCANCE DE TODOS – PARTE II

julho 8, 2016

BERTIOGA – CUBATÃO – GUARUJÁ – SANTOS – SÃO VICENTE
PRAIA GRANDE – MONGAGUÁ – ITANHAÉM PERUÍBE
Nesta edição abordaremos o destino BERTIOGA:

 

BERTIOGA – A CAÇULA DOS MUNICÍPIOS DA BAIXADA SANTISTA – Distante 115 km de São Paulo, 38 km de Guarujá, 54 km de Santos, 85 km de São Sebastião, 54 km de Mogi das Cruzes, acesso pela Rodovia Mogi/Bertioga ou pela Via Anchieta ou Imigrantes, Via Santos pela Piaçaguera/Guarujá. Sua população fixa estimada em 2016 é de 56.555 (IBGE) e em temporada, fins de semana e feriados prolongados por volta de 400/500 mil habitantes. Uma das principais atividades econômicas do município vem do turismo, com atividades de ecoturismo e meios de Hospedagem.
Emancipada em 1991, a antiga Vila de Bertioga tornou-se o centro da cidade, lugar no qual é possível vivenciar a marcante dicotomia entre passado e presente: de uma lado o Forte São João, símbolo máximo da era colonial, e, do outro, a orla da praia da Enseada, com seus prédios construídos com arquiteturas arrojadas de primeiro mundo.

bertioga1PRAIAS – São mais de 36 km divididos em cinco praias de águas claras e excelente balneabilidade. Ao longo da costa, as paisagens, mesclam o verde da mata com o colorido ainda discreto de sua área urbana. As mais agitadas e com maior infraestrutura são: Enseada (centro), São Lourenço e Boracéia (Divisa com São Sebastião – Litoral Norte). Itaguaré e Guaratuba reservam a tranquilidade e o ar quase deserto de uma região fora do eixo do progresso.

PRAIA DA ENSEADA – Fica no centro comercial e foi a primeira a ter sua orla reurbanizada com o projeto do arquiteto Ruy Ohtake. O Cantão do Indaiá, final da praia da Enseada, é ideal para o banho de mar com a família e para o turismo náutico e de acessibilidade.

PRAIA DE SÃO LOURENÇO. Mistura a tradição do bairro de São Lourenço, com a modernidade do empreendimento sustentável mais famoso e charmoso do Brasil, a Riviera de São Lourenço.

PRAIA DE ITAGUARÉ – Quem quer curtir um contato com a natureza, é o melhor destino. Esta preservada por lei com a criação do Parque Estadual Restinga de Bertioga.

PRAIA DE GUARATUBA – Tem mar aberto com águas cristalinas, criando um lindo cenário de lazer para a família.

PRAIA DE BORACÉIA – Porta de entrada para o litoral norte é outro paraíso de Bertioga.bertioga2

bertioga3FORTE SÃO JOÃO – Orgulho de Bertioga e patrimônio histórico do Brasil, o Forte São João foi a primeira fortaleza edificada no País, no ano de 1547.O que antes servia para defender as vilas de Santos, São Vicente e São Paulo dos invasores, hoje virou um dos cartões postais mais visitados do litoral Paulista. Declarado patrimônio histórico pelo IPHAN, o Forte São João ainda mantém a sua característica colonial e é reconhecido como um dos fortes mais bem conservados do Brasil. Diversos artefatos e históricos estão expostos em suas dependências para visitação pública, como uma armadura medieval, trazida por Martim Afonso de Souza. Canhões de murada, espadas, arcabuzes, capacetes de soldados entre outros artefatos utilizados pelos portugueses fazem parte da história da fortaleza.

ECOTURISMO – Bertioga conta com duas trilhas abertas para atividades de ecoturismo, levando seus visitantes para um contato sem igual com a natureza. A Trilha de Guaratuba, com nível médio de dificuldade, tem 4 km de extensão, apresenta travessia de rio, passando por áreas de restinga baixa e alta, mata de encosta e mata ombrófila densa. A Trilha d’Água permite conhecer o processo de mudança da vegetação de Mata Atlântica preservada, passando pelo manguezal, restinga, mata palutosa, de encosta e ombrófila densa. Possui atrativos culturais, com passagem da linha do bondinho da Usina Itatinga e a ponte de ferro do Rio Guaxanduva. Com 2,7km de extensão, esta trilha é de nível médio de dificuldade. O acesso às trilhas é restrito e deve ser feito somente com o acompanhamento de monitores.

GASTRONOMIA – Quando o assunto é sabor, Bertioga é um prato cheio para quem gosta de comer bem. A culinária caiçara está presente desde os pratos mais simples em uma almoço executivo, até nos grandes festivais gastronômicos, como o Festival da Tainha e o Festival do Camarão na Moranga. Nesses eventos, a culinária torna-se um elo entre o passado e o presente, tradição e contemporaneidade, pois celebram a vida do caiçara.
O Festival da Tainha acontece no mês de julho e o Festival do Camarão na Moranga, em agosto. Restaurantes, sorveterias e cafés completam o roteiro gastronômico de Bertioga.

ETNIA GUARANI – Na divisa de Bertioga com o município de São Sebastião, encontra-se um registro vivo da história do Brasil. Lá, estão as terras Indígenas do Rio Silveira, que hoje abrigam cerca de 500 índios da etnia Guarani. A aldeia está localizada na Praia de Boracéia e, no local, as famílias cultivam palmito e plantas ornamentais, produzem artesanato e mantém acesa a chama do conhecimento da sua cultura, promovendo danças, musica e culinária típica. É comum ver elementos da tribo comercializando seus produtos na beira da estrada Rio/Santos na altura de Boracéia. No mês de abril, Bertioga torna-se a capital nacional da causa indígena com a realização do Festival Nacional da Cultura e Esporte Indígena. O evento, que conta com exposição de artesanato, apresentação artística e esportiva das etnias, tem como objetivo trazer à tona discussões temáticas voltadas às questões indígenas, ecológicas e socioculturais.

ACESSIBILIDADE – O turismo de acessibilidade vem se consolidando em Bertioga. As praias, que em sua maioria possuem mar calmo e areias compactas, são ideais para o lazer de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O programa Praia Acessível, uma parceria entre Governo Estadual e Prefeitura, disponibiliza cadeiras anfíbias em seis pontos da Cidade. São três pontos no Centro, um no Indaiá, um na Riviera de São Lourenço e um em Boracéia. Para utilizar as cadeiras em alguns pontos são disponibilizados facilitadores. As cadeiras também podem ser cedidas, mediante responsabilização do usuário.
Mais informações sobre mais atrações turísticas d e Bertioga, poderão ser obtidas pelos tels: 13-3317-4889 / 13-3317-5173 – ou pelo site: www.bertioga.sp.gov.br/turismo.

Nenhum Comentário

Os comentários estão fechados.