S A L V A D O R DE TODOS OS SANTOS

junho 15, 2016
Foto área da Igreja do Bonfim. Ao fundo a Baía de Todos os Santos. Foto Manu Dias/SECOM

Foto área da Igreja do Bonfim. Ao fundo a Baía de Todos os Santos.
Foto Manu Dias/SECOM

 

A cidade de Salvador, capital do estado da Bahia, continua sendo um dos ícones turísticos da região Nordeste e do Brasil. Atualmente, ela é a cidade nordestina mais populosa, com cerca de três milhões de habitantes.
As suas atrações turísticas são as mais variadas, desde a sua beleza natural, como arquitetônica (especialmente a colonial), religiosa, cultural, gastronômica, de lazer e o carnaval. Basta lembrar que a sua orla marítima tem 80 quilômetros de praias, desde a cidade baixa até a cidade alta, com águas mornas e tranquilas.
As praias da cidade baixa são banhadas pelas águas da Bahia de Todos os Santos e as da cidade alta, a partir do Farol da Barra e no sentido da praia de Itapoan, pelas águas do Oceano Atlântico.
Salvador é famosa também por possuir 365 Igrejas Católicas, uma para cada dia do ano, sendo a mais procurada e destacada delas a Igreja de Nosso Senhor do Bomfim, situada em uma colina da cidade baixa, depois do porto, visitada anualmente por milhares de turistas e romeiros.
Primeira capital do Brasil, ainda na colônia, Salvador é o centro da cultura afro-brasileira. Com o maior número de descendentes de africanos no mundo, em sua maioria de origem Iorubá, que vieram da Nigéria, Togo e Gana. Na segunda posição vem a cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Inúmeros são os pontos e atrativos turísticos da capital baiana, destacando-se no Centro Histórico a área do Pelourinho, do Elevador Lacerda e do Mercado Modelo, aonde se pode adquirir o artesanato e bebidas locais e degustar comidas típicas. A avenida Sete ,longa e conhecida em toda a cidade ,pois nasce no começo da cidade alta e vai até ao Farol da Barra, permite ao longo de seu caminho passar pelo antigo Palácio do Governo, Museus, Teatro Castro Alves, Igrejas, Iate Clube da Bahia e vários outros locais de interesse turístico. Outro ponto turístico de destaque na cidade baixa é o Forte de São Marcelo, dentro do mar, em frente ao Mercado Modelo, tanto por sua singularidade e beleza, como pela sua participação em diversos fatos importantes de nossa história, como o fuzilamento do líder pernambucano Padre Roma, na frente dos filhos, entre eles o futuro General Abreu e Lima.
O Carnaval soteropolitano tem hoje um destaque excepcional no Brasil, tanto por sua animação, duração e participação da população local e de milhares de turistas vindos de todos os recantos do país e do exterior. Os ritmos musicais executados durante o período carnavalesco contagiam a todos sendo os mais comuns o axé, o pagode, o forró e o samba. Vale a pena ir a Salvador em qualquer época do ano.

Nenhum Comentário

Os comentários estão fechados.