Folia de Rua 2016

fevereiro 2, 2016

Vetor-Queroimagemcarnaval

 

Folia de Rua é a mais carnavalesca festa de Momo em João Pessoa. São vários blocos desfilando em dias alternados, saindo de locais pré–determinados, escolhidos pelos organizadores das agremiações. Como em toda grande festa popular, não podia faltar a sonoridade musical: os trios elétricos que saem arrastando multidões pelas ruas da cidade, sempre terminando o séquito na praia de Tambaú, salvo algumas exceções.

Tudo começou com o bloco Muriçocas do Miramar, criado pelo Vereador, cantor e compósitor Fuba e amigos, no ano de 1987. A concentração dá-se há muito tempo no Bairro do Miramar, na Praça das Muriçocas, onde se reuniam alguns moradores. Com o passar dos anos essa quantidade de pessoas foi aumentando, até tornar-se o segundo maior bloco de arrasto do Brasil.
1423589668202-muricocasA brincadeira fez tanto sucesso que criaram uma comissão organizadora, que de imediato deu nome ao evento: Folia de Rua. Os anos foram passando e novos blocos foram surgindo. Este ano, são 45 blocos que disputam irreverência, coreografia e muita animação: fantasias e animação total. Os blocos desfilam arrastando milhares de foliões pelas ruas e avenidas da cidade, contagiando com sua alegria, por onde passa. Quem se atreve a participar do evento não se arrepende, por isso a cada ano aumenta mais o número de foliões. Os blocos que mais se destacam, são: Muriçocas do Miramar e Cafuçu, tornam a folia pré-carnavalesca, uma das mais animadas do Nordeste, atraindo turistas de toda parte do Brasil, pela tranquilidade e organização do evento.
O Muriçocas do Miramar, pioneiro e sem dúvida o que mais atrai foliões, com concentração no Bairro do Miramar, conta com vários trios elétricos e bandas musicais, num repertório eletrizante e animado que não deixam ninguém parado. Turistas e pessoenses se caracterizam com inúmeras fantasias: bruxas, palhaços e colombinas, numa disputa acirrada de felicidade, onde a ordem é aproveitar até o dia amanhecer.
O Cafuçú é o mais irreverente: pode tudo, quanto mais extravagante, mais brega, mais enfeitado, o folião é mais cortejado. Desfila no Ponto de Cém Réis e na Praça Dom Adauto, onde caiu no gosto dos “Engraçadinhos” que desfilam pelo Centro da Cidade, atraindo o sorriso de todos os participantes, pois no Cafuçú, as fantasias são criadas de propósito para serem admiradas e cortejadas entre todos, pois pode tudo. Imaginem: Um cafuçú fantasiado de chacrinha, de mendigo, de jeca tatu, de boneca, nega maluca e por aí vai. É tudo muito engraçado, e muito organizado. Nada de violência, todos brincam com tranquilidade e simpatia; famílias inteiras prestigiam esse bloco, considerado um dos mais tranquilos do carnaval e que vem aumentando em número de pessoas ano após ano.
O Folia de Rua 2016 ainda não confirmou sua programação. Mas, logo divulgaremos todas as atrações da prévia mais esperada da Paraíba, que aumenta a cada edição e reúne mais de 500 mil foliões.

Relembre o Folia de Rua 2015

No ano passado a festa que antecedeu e esquentou o Carnaval paraibano começou no dia 03 de fevereiro homenageando os 100 anos do Carnaval Tradição de João Pessoa. O Folia de Rua aconteceu na Avenida Epitácio Pessoa, chamado de Corredor da Folia, onde os foliões puderam curtir os 45 blocos que desfilaram ao longo dos 10 dias de festa, além dos camarotes e arquibancadas instalados para uma maior comodidade do público.
A 28ª edição da prévia aconteceu também em outros pontos da capital paraibana, com destaque para o tradicional desfile no Centro Histórico. O lançamento de uma revista com informações sobre os blocos e sobre todo o projeto do Carnaval foi também uma grande das novidades do Folia de Rua 2015. Alguns blocos que animaram: Pinguim, Confete e Serpentina, Anjo Azul, Maluco Beleza, Banho de Cheiro, Bloco Dixmantelados do Cristo, Eternamente Flamengo, Portadores da Folia, Acorde Miramar, Muriçocas do Miramar, Os Imprensados e Cafuçu.

Nenhum Comentário

Os comentários estão fechados.