Um progresso no turismo
Fevereiro/2021 / fevereiro 16, 2021

Depois do vendaval “acredito que político”, o turismo em nossa região começa a passos largos a caminhada para o progresso. Gosto de relembrar das atraentes qualidades disponíveis: cidade linda, praias belíssimas, gastronomia de primeiro mundo. Com tantas ofertas, estamos preparados para receber nossos visitantes. A melhor novidade é que os empresários agora têm com quem dividir a responsabilidade de vender a imagem de nossa cidade. O grande parceiro é o novo secretário de Turismo Daniel Rodrigues, executivo que sempre trabalhou no setor de hotelaria, experiente na arte de apresentar nossos atrativos.O prefeito Cicero Lucena, tem vivência na administração pública; sua administração é pautada em projetos, por isso escolheu para seu secretariado, pessoas de formação e competência.Há que ser lembrada a apresentação de diversos projetos, entre eles, o de proteção da barreira do Cabo Branco, acreditando ser uma das prioridades na sua gestão, pois afinal todos nós sabemos da importância do Farol e do ponto Extremo Oriental das Américas para o turismo. Vamos aguardar algumas ações em prol do nosso turismo, com possíveis novos projetos, e a conclusão dos que estão parados ou em andamento.Na gestão anterior, Cícero acomodou os ambulantes em Shoppings populares, entretanto atualmente as calçadas do centro da…

O futuro não depende só do governo
Fevereiro/2021 / fevereiro 16, 2021

Os especialistas de turismo, alguns brasileiros, tentam fazer previsões que sirvam de Norte ao trade, criando uma espécie de luz no fim do túnel. O balanço do IBGE sobre as atividades do turismo até o mês de novembro de 2020, recentemente conhecido no Brasil, foi uma espécie de balde de agua fria sobre as expectativas do trade, que vem trabalhando com o horizonte de recuperação. Mas, o que podemos enxergar nesse quadro de incertezas? À primeira vista, não parece tão ruim, como se tornou após a prorrogação da pandemia para este ano. O surto de COVID, que todos esperavam ter fim no início de dezembro, recrudesceu em janeiro, mas seu acompanhamento até agora indica que ele pode estar se estabilizando na maioria dos Estados, à exceção do Amazonas. O duro aprendizado que foi lidar com essa pandemia, indicou um caminho que a maioria dos brasileiros está seguindo, de um certo isolamento, o uso generalizado de máscara e medidas sanitárias simples como o uso do álcool.Uma das medidas mais eficazes, a vacinação, embora atrasada – será que está? – deve tornar-se rotina a partir do segundo quadrimestre deste ano. Com a melhoria do quadro propiciada pela vacinação, que vamos sentir no…

FATOS
Fevereiro/2021 / fevereiro 16, 2021

De portas abertas O Brasil está entre os destinos turísticos mais procurados por estrangeiros. Estamos de portas abertas para receber quem deseja conhecer essa terra maravilhosa e, para que isso seja viável de forma segura, empresários estão adotando medidas preventivas para evitar que haja o aumento da pandemia. O Ministério do Turismo decidiu que a entrada de turistas estrangeiros seria mediante a apresentação do comprovante da vacinação contra o coronavírus. Assim, em ofício, o ministro Gilson Machado, solicitou consulta aos demais ministérios (Casa Civil, Saúde, Justiça e Segurança Pública). Naturalmente, a proposta da Secretaria de Turismo e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu aponta o comprovante de vacinação como alternativa válida para a entrada de viajantes no País. Rede Nord em Juazeiro do Norte A Rede Nord de Hotéis já está operando o seu primeiro empreendimento fora da Paraíba. O grupo inaugurou recentemente o Nord Luxxor Juazeiro, em Juazeiro do Norte, no Ceará. Com população flutuante de mais de um milhão de pessoas, a cidade é considerada o maior polo econômico da região do Cariri, terceiro maior polo calçadista do Brasil e com operação de voos diários da Gol e Azul Linhas Aéreas.Além dessa nova unidade, a Nord conta com…

Agora só falta você Bem vindo
Fevereiro/2021 / fevereiro 16, 2021

A Paraíba tem tudo, e coisas que só aqui tem. Um rico e diversificado artesanato, onde personagens criados refletem histórias de nossa cultura e do imaginário popular; uma culinária de dar água na boca, um rico acervo histórico e cultural… Esta é uma pequena amostra do que você e sua família estão convidados a conhecer nestas férias. Um surpreendente repertório de atrações e festas populares. E a singular hospitalidade do nosso povo. Venha! A Paraíba está pronta para lhe conquistar. O roteiro deve ter continuidade em direção ao Sertão Paraibano, começando com PATOS.O Município tem 150 000 habitantes. A religiosidade do povo sertanejo é notória: A Igreja Nossa Senhora da Conceição e a Catedral Nossa Senhora da Guia, localizadas no centro da cidade; um espaço para visitação e meditação é a Cruz da Menina, que reporta à história de uma criança que se tornou reconhecida como património imaterial; Shopping é outro ponto de visitação… algumas lojas atraem o turista pelos produtos fabricados na região. Teatro FECMMA, onde podemos conhecer a arte cênica da região. Bollibar, um espaço de lazer com boliche, bares e restaurantes, um ponto de encontro. O hotel JK é o famoso da cidade.SOUSA, outra cidade sertaneja, é…

Messina Palmeira
Fevereiro/2021 / fevereiro 16, 2021

A minha terceira neta, Helena Palmeira Langer, festejou seu aniversário de seis anos, cercada do carinho de seus pais Marcel Langer e Luciana Palmeira e de seu irmãozinho, Gabriel, com pequena festa na praia da Riviera, litoral norte de São Paulo. Na foto, Helena está entre com esta colunista, com a sua tia-avó, Elisabeth Langer Wroclawski e a priminha Daniela Kassab Wroclawski. O “Bloco do Turista”, agremiação carnavalesco idealizada por Antonino Pinguim e Messina Palmeira, vai promover, em sua terceira edição – este ano, de forma virtual – o “Carnaval do Turista com a Prata da Casa ». Diversas personalidades, a exemplo de Eliane Holanda, Euclides Menezes, Bertrand Lira, Zeba Lira, Mestre Fuba, Gracinha Telles, Celene Sitônio, Jairo Madruga, Heriberto Coelho, Ednamay Cirilo, Lis Albuquerque, Dorgivaldo Andrade (na foto com o filho, Nícolas), Ana Maria Gondim, Sergio Nóbrega, Clóvis Júnior e Conceição Serra, dentre outros, serão homenageados durante lives com os idealizadores do bloco. O livro O Pássaro Secreto, da escritora paraibana Marília Arnaud (foto) foi a vencedora da quinta edição do Prêmio Kindle de Literatura. Além do prêmio em dinheiro, no valor de R$ 40 mil, a autora assina um contrato com a editora Record para a publicação de…

JORNAL “A UNIÃO” APRESENTA COLUNISTAS 2021
Fevereiro/2021 / fevereiro 16, 2021

“Estamos nos atualizando e mantendo firme nossa identificação com o povo da Paraíba”, afirma Naná Garcez, diretora-presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), mostrando que um jornal e seus colunistas têm grande importância e responsabilidade na construção social e econômica de uma nação.O jornal A União é uma prova viva e pulsante da resistência do jornalismo impresso e de qualidade no Brasil. Moderno e sensato, o periódico, que em 2 de fevereiro completará 128 anos de existência apresentou, no dia 26 de janeiro de 2021, o seu novo quadro de colunistas. “A situação da pandemia aumentou o desafio, que já era grande, de permanecermos impressos, mas fechar não era uma opção. Então, tivemos de nos tornar mais criativos”, explicou a diretora-presidente Naná Garcez de Castro Dória, durante o evento realizado no hotel Aram Beach & Convention, no bairro Tambaú, que contou com a presença da Secretária Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, a jornalista Nena Martins, e outros renomados profissionais. Citando sua admiração pelo economista paraibano Celso Furtado (1920-2004), a executiva Naná Garcez, também jornalista, contou que formou o time 2021 pensando numa estratégia econômica. A propósito, como já ensinava Furtado, um dos maiores intelectuais brasileiros do século XX, formado…

Largo das Boninas
Fevereiro/2021 / fevereiro 16, 2021

A graciosa Campina Grande, senhora do algodão, teve seu processo de expansão acentuado nas primeiras décadas do século XX. Sob o signo do comércio, recebeu inúmeros “leais forasteiros” que investiram na cidade acompanhando seu desenvolvimento. Na década de 1920, precisamente em 1925, passam a funcionar a Saboaria Pernambucana e a Fábrica de Tecidos, Fiação e Derivados de Algodão, obra dos visionários irmãos Marques de Almeida que, chegados à cidade anos antes, escolhem o terreno promissor para onde Campina estava se esticando. Ali existia um cemitério em inatividade e poucas casas de rancho. Era na verdade um sítio onde brotavam flores, por isso, sítio das Boninas. Por aqueles tempos nascia a Rua João Leite (hoje João Pessoa), Brandão Cavalcante (atual Getúlio Vargas), Rua João Félix Araújo (antiga rua do cemitério), tudo issoao poente da Matriz. A Fábrica Marques de Almeida foi a maior na década de 1920 e demandou não só incontáveis trabalhadores como os serviços necessários para atender esse operariado; surgia em 1932, pelas mãos de Zé Maneco, o Ferro d’Engomar; mercearia/bodega e bar que hoje mantém a tradição e é uma pérola histórica no centro de Campina. Na sua lateral, toda a extensão da Rua do Esfola Bode (hoje…

VERÔNICA DEBIASI MARTINAZZO É A RAINHA DA FENACHAMP 2021
Fevereiro/2021 / fevereiro 16, 2021

O concurso que indicou as soberanas da Festa do Espumante Brasileiro de 2021, foi realizado na noite de quinta-feira, 4 de fevereiro. Débora Giovanaz, 25 anos, e Laura Bertelli, 21 anos, serão as princesas do evento marcado para 1º a 24 de outubro. Depois de ter sido transferido em outubro, devido à pandemia, o evento precisou receber um novo formato, sendo realizado, na sede da CIC Garibaldi, sem a presença de público. Com transmissão online, através do Youtube da Fenachamp e compartilhado através do Facebook, mais de 40 mil pessoas assistiram ao concurso ao vivo.“Representar a história do nosso município e nosso produto, o espumante, significa contribuir para o desenvolvimento e progresso da nossa cidade, que é o berço da elaboração do espumante nacional e da qual tenho imenso orgulho. Além disso, significa para mim manter viva a cultura e tradição dos imigrantes honrando o passado, valorizando o presente e colaborando com o futuro próspero do nosso símbolo maior, o espumante”, destaca a nova Rainha que passa a ocupar o posto de Aline Bortolini, soberana da festa de 2019.O concurso contou com a participação de 12 candidatas: Alessandra Fin, Daniela Cristina da Rosa Neto, Débora Giovanaz, Diana Chesini Rossi, Dulce…

Senac Paraíba lança programação com mais de 70 opções de cursos remotos, oficinas, palestras e workshops
Fevereiro/2021 / fevereiro 16, 2021

O início do ano é sempre um bom momento para colocar os planos em ação. Caso seu planejamento seja se preparar para conquistar uma vaga ou se destacar no mercado de trabalho, o Senac Paraíba oferece 2.183 vagas em 72 opções de cursos, palestras, oficinas e workshops ofertados de forma remota. São formações nas áreas de Beleza, Comércio, Moda, Tecnologia da Informação, Idiomas, Saúde, Gastronomia, Hospedagem, Gestão e Comunicação. As matrículas já estão abertas.A programação tem formação para os mais diversos perfis de profissionais do comércio de bens, serviços e turismo. Com capacitações que variam de uma a duas horas, com as oficinas e as palestras, até os cursos maiores com cargas horárias de 70 horas, como é o caso dos de Idiomas, e o de Assistente Administrativo, que tem duração de 160 horas.As aulas estão previstas para iniciar no mês de janeiro e também em fevereiro. Como acontece de forma remota, as aulas têm momentos de interação ao vivo com a equipe pedagógica qualificada do Senac Paraíba.A programação completa, opções de horários, valores e todos os detalhes estão disponíveis no site pb.senac.br. No endereço eletrônico, os interessados também podem fazer a matrícula de forma online.

O maior do Nordeste
Fevereiro/2021 / fevereiro 16, 2021

Aeroporto Internacional dos Guararapes Gilberto Freyre O maior do Nordeste Entre pousos e decolagens, para este mês 4.600 voos A retomada do Turismo de Pernambuco segue em curso em 2021. Mesmo com a suspensão do Carnaval neste ano, como medida para mitigar os efeitos da Covid-19, o mês de fevereiro tem previsão de bons resultados para o Aeroporto Internacional dos Guararapes Gilberto Freyre. A expectativa para a malha aérea de fevereiro é de 4.624 voos, entre pousos e decolagens, no terminal da capital pernambucana, gerando uma média diária de 165 operações. Os dados são da Anac e foram tabulados em pesquisa feita pela Unidade de Estudos e Pesquisas da Empetur.A comparação com outras capitais de destaque no Nordeste mostra que o Recife segue na liderança. Em segundo no ranking, aparece Salvador (BA) com 126 voos, entre pousos e decolagens de média diária, enquanto Fortaleza (CE) ocupa a terceira posição, com 70. 1° Fórum – Campina Grande O Evento terá a participação da primeira-dama Juliana Figueiredo Cunha Lima A Prefeitura Municipal de Campina Grande, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu o 1º Fórum de Coordenadores da Rede de Saúde Mental de Campina Grande. O evento, que aconteceu no auditório do…