O Memorial – importância para a cultura regional nordestina
Novembro/2020 / novembro 27, 2020

O Memorial do Maior São João do Mundo, conta através de cartazes, fotos e vídeos a história dos festejos que projetou Campina Grande no cenário turístico-cultural nacional.A idealizadora do Memorial do Maior São João do Mundo, é a professora universitária Cléa Cordeiro Rodrigues. O espaço foi formado com o acervo pessoal e por peças doadas pelos visitantes, que entenderam a relevância de preservar a origem dos festejos juninos de Campina Grande.O Memorial tem como objetivos: Mostrar a origem e evolução histórica do Maior São João do Mundo; Destacar os principais elementos que compuseram e ou, compõem o evento; Estimular nos organizadores o compromisso com a autenticidade do evento; Estimular o debate na população sobre a importância da tradição e valorização da nossa cultura.A exposição é composta dos seguintes temas: Imagens da construção e inauguração do Parque do Povo; Cartazes de divulgação do evento; Folders com a programação do evento; Imagens do Parque do Povo; Imagens de artistas da terra; Imagens de quadrilhas juninas e Registro do evento através de jornais e revistas.Além da exposição de fotografias, o Memorial conta com um espaço destinado aos Santos Juninos onde se encontra expostos imagens dos santos e banners contendo aspectos relevantes da vida…

ATOS
Novembro/2020 / novembro 27, 2020

Vamos tomar as rédeas do turismo com hotéis e destinos inesquecíveis Quando nos programamos para uma viagem de lazer com a família, dois itens importantes poderão acomodar um custo compatível com nosso bolso: hospedagem e passagem.Devemos primeiro, pesquisar o tipo destino desejado, se litoral ou o ar puro do campo, entre outros. Nas duas opções, a escolha para a acomodação deve oferecer um conforto necessário para o cansaço inevitável, pois tanto o mar quanto as caminhadas de contemplação às matas virgens, com banhos de rios e cachoeiras para refrescar o corpo e a alma, nos deixam felizes, porém exaustos, ao finalizá-los. COMFORTABLE 2021 – Exposiçaõ online Onde começa e termina seu espaço confortável? Este trabalho é um convite para vivenciar possibilidades de realizarmos múltiplas interações nos campos da Pintura, Música, Teatro, Legislativo, Empresarial, Poesia, Saúde e práticas do bem estar, que têm reflexos no cotidiano. Misturam-se histórias do passado, do presente conectado com o futuro.Curator and Plastic Artist: GALERIA RESIDÊNCIA SAYONARA BRASIL Sayonara Gomes de Oliveira, natural da Cidade de Jequié, Estado da Bahia. Graduada em Orientação Educacional, pela Universidade Católica de Brasília ministrou cursos ligados à criatividade e educação. Pós-Graduada em Metodologia do Ensino de Arte, Multimídia, intercala sua…

Carta de uma cidade de outrora
Novembro/2020 / novembro 27, 2020

Parado em uma das janelas do Grande Hotel, um caixeiro viajante observa o movimento da cidade em um dia de feira. Ele começa a escrever suas impressões para enviar a seu pai, que anseia conhecer aquela afamada praça comercial, mas nunca teve oportunidade. A reputação do lugar era de um eldorado, tanto para ricos comerciantes como para pobres e flagelados da seca. Começou ele: Meu pai, aqui estou a negócios e essa verdadeira Canaã de forasteiros prospera à sua maneira. Pujante no comércio, bem desenvolvida nos serviços, cada vez mais crescente no beneficiamento de algodão e couro, mas lhe falta o básico para suportar sua grandeza. Ela cresce mais e mais a ponto de querer arrebentar o espartilho, sua vida já não se comportara em seu corpo. Pior que não havia governante que conseguisse receber com as devidas salvas todo aquele desenvolvimento.Os recursos municipais são parcos, disso sabemos, ainda mais no interior, mesmo assim o senhor pode me perguntar se não há algo a fazer. Pois respondo-lhe que há, há sim, acredito! Esse lugarejo tem como destino o sucesso. Soube que um alcaide foi até a Veneza Brasileira de trem e tomou um navio para a capital da república, a…

TURISMO
Novembro/2020 / novembro 27, 2020

Praia do Seixas – PB, novo point em pleno desenvolvimento Apesar de urbana, a praia do Seixas se destaca pela tranquilidade e beleza pouco explorada pelo homem. Vale a pena registar “in loco” e aproveitar para fazer o passeio de barco e catamarã pelas piscinas naturais, descobertas há pouco tempo em relação a outros atrativos naturais. A praia tipicamente com ares de aldeia de pescadores, atrai cada vez mais turistas e pessoenses em busca de sol, mar, passeios e a rica gastronomia de praia.O desenvolvimento está chegando passo a passo, com a abertura dos restaurantes Estaleiro e Píer, a frequência aumentou. Vários outros bares, à beira mar, ficam lotados nos finais de semana. Quem vai ao Seixas nos finais de semana sabe que a oferta de saborosos pratos é verdadeira. A gastronomia é de dar água na boca, os pratos à base de peixes e crustáceos, a exemplo das moquecas com frutos do mar, como o camarão, a lagosta, filé de peixe, no molho de coco, com o pirão e arroz como acompanhamento.Outros pratos deliciosos também fazem parte do cardápio, além das bebidas, sucos e sobremesas. O bairro, com poucas residências, chamou a atenção de empresários da construção civil, inclusive…

NORDESTE TURÍSTICO
Novembro/2020 / novembro 27, 2020

Com a chegada do verão, a região Nordeste já está se aquecendo para a retomada do turismo. Certamente, pelas suas características peculiares ela consegue atrair, a partir de agora e até o carnaval, milhares de turistas tanto da própria região, como do Brasil e do mundo.Praias lindas e acolhedoras, com muito sol, mar calmo e de águas mornas; comidas típicas e saborosas; artesanato próprio; muita história, pois foi o berço do Brasil; ritmos musicais que não deixam ninguém parado; água de coco abundante; frutas típicas inigualáveis (caju, abacaxi, siriguela, pitomba, mangaba, etc.) que continuam atraindo o visitante.E mais: povo acolhedor e alegre; mulheres lindas e cativantes; monumentos históricos e seculares que retratam o nosso vibrante passado; atrações modernas que também cativam os turistas; bebidas típicas como a cachaça que, pura ou em forma de coquetéis, deixam os turistas entusiasmados.O fato concreto é que os nove estados brasileiros que constituem a região Nordeste têm de tudo para conquistar os visitantes, o que é comprovado a cada ano. Tanto os daqui como os d’além mar. E, felizmente, o nosso povo, os empresários locais, os governos em todos os níveis, e todos os 52 segmentos de atividades que se entrelaçam no processo turístico…

SETUR LANÇOU O ROTEIRO RELIGIOSO, TURÍSTICO, HISTÓTICO E CULTURAL DE NATAL
Novembro/2020 / novembro 27, 2020

A Secretaria Municipal de Turismo de Natal – SETUR NATAL, promoveu com sucesso o lançamento oficial do Roteiro Turístico, Religioso e Histórico de Natal, ocorrido as 09 horas do dia 28 de outubro deste ano na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, situada na Rua Garoupa, 1, no bairro de Pajuçara, Zona Norte de Natal. O ato solene foi presidido por Joham Alves Xavier, titular da Secretaria de Turismo de Natal, que discorreu sobre importância do turismo religioso, cultural e histórico de Natal, a internacional Capital Espacial do Brasil, e na ocasião Joham Alves Xavier (Secretário de Turismo de Natal) Christiane Alecrim (Secretaria Adjunta de Turismo de Natal), Dom Jaime Vieira Rocha (Cardeal Arcebispo Metropolitano de Natal), Padre João Maria do Nascimento (Pároco do Santuário Nossa Senhora de Fátima), usaram da palavra destacando o quanto é significativo o turismo religioso católico. NATAL IMPORTANTE DESTINO TURÍSTICONatal é um dos importantes destinos turísticos do Brasil assim como o Rio Grande do Norte que tem muitas e salutares histórias para mostrar aos nativos e aos turistas. A Pedra do Rosário, a Igreja de Santo Antônio (conhecida como Igreja dos Frades Capuchinhos), a Igreja do Rosário, a Igreja Dom Bosco, a Igreja de São Pedro,…

Messina Palmeira
Novembro/2020 / novembro 27, 2020

O Centro de Convenções (foto) é um dos equipamentos finalistas do Prêmio Caio 2020, premiação busca reconhecer o trabalho sério e profissional de organismos públicos, empresas privadas e profissionais do mercado de eventos e turismo. A solenidade de premiação ocorrerá no dia 15 de dezembro, no Centro de Convenções do Expo Center Norte, em São Paulo. O Over Colégio e Curso, unidade educacional localizado na avenida Rui Carneiro, em João Pessoa, foi apresentado a um grupo de jornalistas pessoense. Na ocasião, o fundador e diretor do Over, o professor Carlos André, na foto entre os jornalistas Andréia Barros, Fabiano Vidal e Messina Palmeira, se mostrou entusiasmado com as perspectivas da retomada das aulas presenciais na Paraíba. A professora e ex-reitora do Unipê, Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca (foro) já com novos projetos na área de engenharia para a empresa Purple Iguana Investments. O presidente Jair Bolsonaro nomeou o professor Valdney Gouveia (foto) como novo reitor da UFPB, através de ato publicado no Diário Oficial da União, do dia 04/11. O mandato, que terá início no dia 11 de novembro, se estenderá por quatro anos. Messina Palmeira Presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo da Paraíba – Abrajet-PB

Inscrições abertas para cursos de Gastronomia com aulas remotas no Senac
Novembro/2020 / novembro 27, 2020

Com a retomada gradual das atividades relacionadas ao turismo paraibano, o profissional que deseja se capacitar para melhor atender às demandas do mercado encontra no Senac Paraíba diferentes opções de cursos para profissionalização. Todas as aulas desta nova grade acontecerão de forma remota e as aulas têm início no mês de novembro.As opções de formação inicial e continuada na área de Gastronomia são através dos cursos: Elaboração de cardápios: planejamento e precificação; Gestão de pessoas em serviços A&B; Sustentabilidade aplicada à cozinha; Vinhos: tipos e características sensoriais e Vendas em A&B. Os cursos têm carga horária que varia de 20h a 40 horas/aula.Para mais informações os interessados podem entrar em contato com a Escola Senac de Gastronomia e Hotelaria pelos telefones (83) 3031-3547/ 3031-2564 ou email senac@pb.senac.br. Além de gastronomia, são ofertadas dezenas de vagas divididas nas áreas de Beleza, Comércio, Gestão, Tecnologia da Informação e Infraestrutura. A lista completa de cursos, opções de horários, valores e todos os detalhes estão disponíveis no site da instituição pb.senac.br Fecomércio-PB trabalhando pela Paraíba Nestes 09 meses, o mundo passou por uma grande transformação causada pela pandemia. Com a reabertura do comércio na Paraíba, todos os dias os empresários e a sociedade precisam…

Exposição em Viena Áustria
Novembro/2020 / novembro 27, 2020

“Compartilho arquivo e a felicidade de ter recebido a Mensão Honrosa” Conforme momento covid19, esta artista vai apresentar em 12 de janeiro de 2021(Um Dia), uma Exposição com 100 desenhos (expostos no site para apreciação e comercialização) no formato que valoriza o afetivo e o tecnológico com participação de acordo pré-requisitos estabelecidos em Projeto publicado no Site www.sayonarabrasil.com . No site poderá encontrar pinturas existentes no ateliê.Anunciando o trabalho acontece uma inovação própria do momento, com amigos registrando através de vídeos, como me conheceram, e convidando outros a participarem e desejando sucesso, e boas novas. Centro de Convenções: Finalista do Prêmio Caio 2020 O Centro de Convenções de João Pessoa acaba de ser anunciado como finalista do Prêmio Caio 2020. A premiação busca reconhecer o trabalho sério e profissional de organismos públicos, empresas privadas e profissionais do mercado de eventos e turismo. O complexo concorre na categoria de melhor centro de convenções de grande porte. A solenidade de premiação ocorrerá no dia 15 de dezembro, no Centro de Convenções do Expo Center Norte, em São Paulo. O Prêmio Caio – Desde sua criação, há mais de duas décadas, o Prêmio Caio é gerido por um Conselho Diretor composto pela ABEOC…

R Á P I D A S
Novembro/2020 / novembro 27, 2020

O Parque Nacional do Iguaçu reabre as portas Segue as regras do funcionamento para que o turista, curta, uma das mais belas exibições da natureza de forma saudável.lDias e horários de funcionamento de terça a domingo das 9h as 16hlCapacidade de atendimento 350 pessoas por horalVenda de ingressos somente on-linelDisponibilidade restrita de ingressos por horáriolDisponibilização de rede wi-fi aberta para compralDisponibilização de totens de auto-atendimento para compralObrigatório uso de máscaras dentro do parquelUtilização apenas de ônibus abertos. Capacidade máxima de 50 pessoas por veículolSanitização dos ônibus a cada embarque e desembarquelRestaurantes e Fast Food dentro do parque temporariamente desativadosDepois da visita, segue o roteiro para outros atrativos; a usina de Itaipu, Complexo Dreamland, Marco das 3 Fronteiras e Kattamaram.Foz está preparada para receber a todos com segurança e o carinho de sempre! Pernambuco reforçou a malha aérea em julho Nem com esse cenário atípico, devido à pandemia da Covid-19, o governador de Pernambuco se esqueceu do turismo. Aos poucos, vai crescendo sua malha aérea. E em julho, mais novidades positivas são anunciadas para o setor: O Estado salta de 30 voos (pousos e decolagens) diários em junho, para 58 voos. A Azul Linhas Aéreas, que mantém hub no Aeroporto Internacional…