Recuperação somente a partir do ano que vem
Setembro/2020 / setembro 27, 2020

A recuperação da economia turística somente deverá ocorrer a partir do segundo trimestre de 2021, avaliam especialistas com dados da lenta recuperação do setor. E a OMT-Organização Mundial de Turismo estima que terão sido eliminados cerca de 120 milhões de postos de trabalho no mundo inteiro por conta da pandemia. Nenhum especialista se arrisca a avaliar quando esses empregos serão restabelecidos, nem de que forma, mas alguns acreditam que os estragos serão um pouco menor para o bolso dos que dele dependem, por conta dos programas de auxílio emergenciais que muitos países adotaram para ajudar trabalhadores mais vulneráreis. Essa forma de socorro governamental se dá através de programas genéricos de preservação da parte da renda dos trabalhadores, sem especificação de quais setores eles integram. Passada a crise da pandemia, esses números certamente estarão disponíveis, e poderão indicar a parte relativa dos trabalhadores em turismo.No Brasil, já se registram a volta das viagens, embora tímidas, que começam a demandar as viagens aéreas, a rede de hotelaria e as empresas de serviços, fato que vem ocorrendo no mundo, principalmente na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, essa pequena demanda é mais notada nos Estados do Nordeste, e quase despercebida nos dois…

FATOS
Setembro/2020 / setembro 27, 2020

Em respeito ao Ponto Extremo Oriental das Américas No último dia 19 de agosto, a ABRAJET-PB e a ABRASEL tomaram a iniciativa de afixar uma placa no Ponto Extremo Oriental das Américas, na praia dos Seixas, em uma propriedade particular, por falta de apoio da Prefeitura. Estiveram presentes os associados da Abrajet, como: Fabiano Vidal, presidente eleito para o biênio 2020/2022, que tomou posse no dia 21; Saulo Barreto, abrajeteano experiente no turismo nacional e internacional; Fernando Duarte, Abelardo Jurema e Messina Palmeira, esta última presidente da entidade e a idealizadora do evento. Assim, fica marcado mais um registro das inúmeras ações de sua gestão como Presidente. Este marco, de grande importância para o turismo brasileiro, principalmente para a Paraíba, não é observado com seu devido merecimento pelas autoridades dos Governos Estadual e Municipal. Só para ilustrar o descaso, em Portugal o Ponto Extremo Ocidental, tem uma base de poio com todos os cuidados de uma boa administração, e o turista recebe um certificado registrando sua visita.Mesmo com esse abandono, é comum ver um turista com seu celular se dirigindo ao local, em seguida descem a barreira no ponto de referência, mas ao chegar se decepcionam com o expressivo e…

O turismo reage para a retomada
Setembro/2020 / setembro 27, 2020

É visível a reação das atividades do turismo pelo mundo. Os Hotéis começaram a abrir as portas e com ele, toda cadeia agregada, visando as mudanças de adaptação para prestar um serviço seguro e responsável.Muitas unidades já estão recebendo turistas, atendendo aos rígidos protocolos recomendados pelos setores competentes. Durante os meses de março a julho, período de maior incidência e divulgação, os profissionais pesquisaram o suficiente para se adaptarem em defesa de proteção aos hóspedes e clientes.No turismo, outros setores são muito importantes para o bom funcionamento, é o caso do Brazil Travel Market que vem estudando formas seguras, discutindo normas com debates, modelos e protocolos que vão respaldar as atividades turísticas em todos os seus setores por um longo tempo, até mesmo após a descoberta da vacina contra o coronavírus, esperada ainda para o final de 2020. Por isso, a promoção do Webnário Cenários do Turismo teve importância, pois ofereceu uma contribuição a mais para que o trade pudesse analisar o reflexo de muitas mudanças que ainda virão.Porém, sua normalidade só em meados de 2021 comenta o jornalista Helcio Estrella em seu artigo. O público é indispensável Os executivos concordaram que existe a necessidade de uma maior comunicação com…

MAIOR CAJUEIRO DO MUNDO REABRIU PARA VISITAÇÃO COM O SELO TURISMO+PROTEGIDO
Setembro/2020 / setembro 27, 2020

A partir de domingo (06), o Cajueiro de Pirangi – considerado o maior do mundo, foi reaberto para os turistas e para os nativos, após suspensão das atividades devido às medidas de enfrentamento da pandemia (Covid-19). Restrições de visitantes e obrigatoriedade de máscaras estão entre os critérios estabelecidos para a retomada das atividades no local. A Portaria Conjunta Nº 020/2020, regulamentando a reabertura foi publicada no Diário Oficial do Estado. O Cajueiro de Pirangi, localizado a 27 km da capital Natal, agora sob a chancela da Secretaria de Turismo do RN (Setur) que concede a aqueles serviços turísticos que obedecem as normas do selo Turismo + Protegido. Um dos principais cartões-postais turismo do Rio Grande do Norte, que possui administração do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) voltou a funcionar a partir de ontem no horário das 07h30 às 17h30, todos os dias da semana. O protocolo foi definido dentro do Plano de Retomada do Turismo, construído por diversas entidades do trade turístico em parceria com o Sistema Fecomércio, Setur/Emprotur e Idema. O Rio Grande do Norte foi o primeiro estado a receber o selo global de segurança para viagens, o Travel Safe Stamp, promovido pelo Conselho Mundial…

PRAIA DE PIPA: DESTINO TURÍSTICO POTIGUAR
Setembro/2020 / setembro 27, 2020

Praia de Pipa localizada no município de Tibau do Sul, importante “point” turístico do Rio Grande do Norte Na próxima quarta-feira, 09 de setembro, às 11 horas (horário de Brasília), a Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) e a Interamerican Network, agência de comunicação especializada em turismo líder na América Latina, realizam uma live para apresentar ao trade e à mídia especializada os resultados da pesquisa “Destinos na Retomada do Turismo: A Percepção do Mercado”.Realizado em agosto, o levantamento, que ouviu quase 600 profissionais sul-americanos do setor, bem como jornalistas, blogueiros e influenciadores, identificou e mediu a importância dos aspectos considerados de grande relevância para que os gestores dos destinos turísticos possam se balizar para a tomada de decisão diante de todo o contexto vivenciado nos últimos meses em função da pandemia e neste momento de gradativa retomada das atividades.O evento online será conduzido pelo head de Inteligência da Emprotur, Leonardo Sebrae, pela presidente e CEO da Interamerican Network, Danielle Roman, e pelo diretor de Relações Públicas da Interamerican, Osmar Maduro. Após a apresentação dos dados, os participantes poderão fazer perguntas para tirar suas dúvidas ao vivo. Liszt Madruga Jornalista e Presidente da ABRAJET – RN

APARECIDA D O BRASIL
Setembro/2020 / setembro 27, 2020

A devoção à Virgem Maria em nosso país foi bastante acentuada por um acontecimento bem especial. Há 313 anos, no dia 12 de outubro de 1717, três pescadores achavam nas águas turvas do Rio Paraíba do Sul, próximo à então Vila de Guaratinguetá, no interior de São Paulo, uma pequena imagem de apenas 36 centímetros de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, que era de cor negra. Levada para a humilde casa de um destes pescadores, fez com que a mãe dele, uma católica fervorosa, acolhesse e cuidasse da pequena imagem com um carinho todo especial. Entronizou-a em um pequeno altar para venerá-la diariamente, convidando também os seus vizinhos para essa devoção, que se tornou permanente.E, de boca em boca, a devoção foi se espalhando pela vila e arredores, principalmente quando vieram a acontecer fatos considerados por eles como milagres, a exemplo do atendimento a pedidos e súplicas, casos de cura, libertações e diversas outros. Tudo isso contribuiu e evoluiu para o aumento da devoção à Santa Imagem que desde logo passou a ser denominada de Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida.Com o passar dos anos, o aumento crescente de romeiros advindos de inúmeros recantos de toda região, que deixavam suas…

Quando Entrar Setembro
Setembro/2020 / setembro 27, 2020

Vários meses de isolamento se passaram. N’um relance, espio o calendário e percebo que depois da repetição de dias eternos, amanhã já é setembro. Inúmeras coisas vêm em minha mente. A pandemia ainda apavora, o descuido da população, das autoridades também. Meu Deus que tempos são esses… São quase 23h e ouço uns estalos no jardim, abro a janela e sou abraçado pelo perfume da chuva depois de muitos dias. Corro a varanda e a minha felicidade ao ver o açude de Bodocongó, toda a UEPB, Bela Vista, Monte Santo, tudo coberto por uma fina névoa que apenas desfocava o brilho das luzes nos postes. Brancas e amarelas, pintam a escuridão da noite como vagalumes estáticos, dispondo os limites da civilização.Um momento bonito como esse é impossível não lembrar do mineiro Beto Guedes e sua joia: “Quando entrar setembro/ E a boa nova andar nos campos/ Quero ver brotar o perdão/ Onde a gente plantou juntos outra vez”, e em minha solidão, observando aquele cenário, reflito sobre o que tem sido esse difícil período da humanidade. As rupturas que a história costuma testemunhar.Estava eu em março quando as primeiras más notícias chegaram. Os jornais davam conta de uma pandemia que…

Destino Seguro
Setembro/2020 / setembro 27, 2020

Para transmitir um panorama de como Gramado tem se preparado para o pós-pandemia, os painéis de abertura foram apresentados pelo presidente de Gramadotur, Rafael Carniel -que falou sobre o planejamento da autarquia para a realização de eventos como o Natal Luz e Festival de Cinema – e o secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Gramado, Anderson Boeira – que falou sobre as ações da cidade na área sanitária.O Parque Nacional do Iguaçu reabre as portasSeguem as regras do funcionamento para que o turista, curta, uma das mais belas exibições da natureza de forma saudável.Dias e horários de funcionamento de terça a domingo das 9h às 16hCapacidade de atendimento 350 pessoas por horaVenda de ingressos somente on-lineDisponibilidade restrita de ingressos por horárioDisponibilização de rede wi-fi aberta para compraDisponibilização de totens de auto-atendimento para compraObrigatório uso de máscaras dentro do parqueUtilização apenas de ônibus abertos. Capacidade máxima de 50 pessoas por veículoSanitização dos ônibus a cada embarque e desembarqueRestaurantes e Fast Food dentro do parque temporariamente desativadosDepois da visita, segue o roteiro para outros atrativos; a usina de Itaipu, Complexo Dreamland, Marco das 03 Fronteiras e Kattamaram.Foz está preparada para receber a todos com segurança e o carinho de sempre! Prefeitura…

Sua empresa tem vaga? Nós temos profissionais qualificados!
Setembro/2020 / setembro 27, 2020

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, além de ser uma instituição que qualifica profissionalmente pessoas em diversas áreas de atuação, facilita a inserção dos ex-alunos no mercado de trabalho através do Banco de Oportunidades. Antes de se apresentarem à empresa, o candidato recebe orientações sobre postura profissional, vestuário, oratória, entre outros fatores que interferem no momento da entrevista.O Banco de Oportunidades do Senac presta informação, orientação, encaminhamento e acompanhamento ao aluno concluinte, oferecendo assessoria às empresas, selecionando e encaminhando os profissionais cadastrados para possíveis vagas, viabilizando caminhos para oportunidades de trabalho. Um serviço que proporciona a interação entre o aluno egresso do Senac e o mercado de trabalho nas diversas áreas do comércio de bens, serviços e turismo.São várias pessoas que encontram na iniciativa a oportunidade do primeiro emprego.Aproveite os nossos serviços, uma parceria que possibilita a conexão entre as empresas e profissionais qualificados, que possuem o diferencial que só o Senac proporciona: competência, atitude empreendedora, domínio técnico-científico, atitudes sustentáveis e colaborativas.

R Á P I D A S
Setembro/2020 / setembro 27, 2020

O Parque Nacional do Iguaçu reabre as portas Segue as regras do funcionamento para que o turista, curta, uma das mais belas exibições da natureza de forma saudável.lDias e horários de funcionamento de terça a domingo das 9h as 16hlCapacidade de atendimento 350 pessoas por horalVenda de ingressos somente on-linelDisponibilidade restrita de ingressos por horáriolDisponibilização de rede wi-fi aberta para compralDisponibilização de totens de auto-atendimento para compralObrigatório uso de máscaras dentro do parquelUtilização apenas de ônibus abertos. Capacidade máxima de 50 pessoas por veículolSanitização dos ônibus a cada embarque e desembarquelRestaurantes e Fast Food dentro do parque temporariamente desativadosDepois da visita, segue o roteiro para outros atrativos; a usina de Itaipu, Complexo Dreamland, Marco das 3 Fronteiras e Kattamaram.Foz está preparada para receber a todos com segurança e o carinho de sempre! Pernambuco reforçou a malha aérea em julho Nem com esse cenário atípico, devido à pandemia da Covid-19, o governador de Pernambuco se esqueceu do turismo. Aos poucos, vai crescendo sua malha aérea. E em julho, mais novidades positivas são anunciadas para o setor: O Estado salta de 30 voos (pousos e decolagens) diários em junho, para 58 voos. A Azul Linhas Aéreas, que mantém hub no Aeroporto Internacional…