C H A P A D A D I A M A N T I N A
Julho/2020 / julho 18, 2020

Um dos destinos mais privilegiados no Brasil para aqueles que apreciam o ecoturismo é a Chapada Diamantina, no oeste da Bahia, com uma área de 1500 quilômetros quadrados, cheia de grutas, cânions gigantes, rios, cachoeira altas e morros belíssimos, além de fauna e flora típicos. Já tive a oportunidade de passar por lá várias vezes, a caminho de Brasília, pois o roteiro é encurtado em cerca de 600 quilômetros, pois antigamente, quando não se tinha estrada asfaltada naquela região, éramos obrigados a ir por Belo Horizonte.O estado da Bahia, com sua imensidão territorial, possui vários destinos ligados ao turismo, pois a visão de seus gestores entendeu que isso iria fazer crescer algumas de suas regiões com a “indústria sem chaminé”, que na inter-relação de suas múltiplas atividades provoca o desenvolvimento econômico e social dessas áreas, a exemplo de Salvador, Ilhéus, Porto Seguro e a própria Chapada Diamantina, com acessos por vias terrestres ou aéreas, pois todas elas possuem aeroporto.A principal cidade para se ficar na Chapada Diamantina é Lençóis, pois possui uma melhor infraestrutura de apoio aos turistas. Já no século XIX passou a receber mineradores e aventureiros em busca da grande riqueza da região : os diamantes, donde o…

16 anos em 16 meses
Julho/2020 / julho 18, 2020

O brasileiro está feliz com o voto que deu: muitas coisas boas aconteceram nesses últimos 16 meses; mais do que nos últimos 20 anos… e tudo para melhor. Por isso, atendendo a um pedido do nosso presidente Jair Messias Bolsonaro segue abaixo a música que ele pediu às emissoras de televisão e até hoje não ouvi. Chuva de Honestidade – (Autor: Flávio Leandro) Quando o ronco feroz do carro pipaCobre a força do aboio do vaqueiroQuando o gado berrando no terreiroSe despede da vida do peãoQuando verde eu procuro pelo chãoNão encontro mais nem mandacaruDá tristeza ter que viver no SulPra morrer de saudades do sertãoEu sei que a chuva é pouca e que o chão é quenteMas tem mão boba enganando a genteSecando o verde da irrigaçãoNão, eu não quero enchentes de caridadeSó quero chuva de honestidadeMolhando as terras do meu sertãoEu pensei que tivesse resolvidaEssa forma de vida tão medonhaMas ainda me matam de vergonhaOs currais, coronéis e suas cercasEu pensei nunca mais sofrer da secaNo Nordeste do século vinte e umOnde até o voo troncho de um anumFez progressos e teve evoluçãoEu sei que a chuva é pouca e…Israel é mais seco que o NordesteNo entanto se…

13º Festival da Pamonha de Campina Grande
Julho/2020 / julho 18, 2020

A Vila do Artesão promoveu o 13º Festival da Pamonha, que antes tinha como sede a Instituição Uninassau. Com as limitações impostas pela Pandemia, houve modificações no projeto, com adaptações à realidade do momento.O local foi escolhido como forma de incentivar o comércio local e, principalmente, o artesanato que representa grandiosamente a cultura regional. Durante a live, o cantor campinense Fabiano Guimarães, foi um sucesso. Houve também a entrega da Comenda Maurício de Nassau à cantora Sâmya Maia (ex-Magníficos), a premiação do I Concurso Digital da Melhor Pamonha de Campina Grande e apresentação de alguns produtos dos artesãos permissionários da Vila do Artesão.Desnecessário dizer que todo o evento obedeceu às regras de segurança, higienização e prevenção.

FATOS – A importância do consumidor para as atividades turísticas
Julho/2020 / julho 18, 2020

Questionamentos como a importância do consumidor para a preservação das atividades turísticas, o que fazer para incentivar o retorno gradual às atividades, transmitir segurança aos viajantes no cenário de pandemia e como as MPs criadas pelo governo podem minimizar as consequências da crise? A retomada econômica do Brasil será em 2021? Essas e outras perguntas tiveram respostas no Festuris Live #19, que teve a participação do Presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio. O evento aconteceu na segunda-feira, 29 de junho, às 19h. Mais informações pelo Instagram do @festurisgramado. Fernando Duarte Jornalista – Membro do Conselho da Abrajet Nacional

FATOS – BTM terá debate ‘Cenários do Turismo’
Julho/2020 / julho 18, 2020

Pessoas ligadas ao mercado turístico nacional e internacional participarão da BTM em agosto, no Rio Grande do Norte. Cenários do Turismo serão o tema dividido em etapas. A primeira, de 10 a 14, e a segunda nos dias 17 e 18 de julho. Os debates serão transmitidos pelo YouTube do BTM a partir das 19h.Entre os nomes estão Carolina Feitosa (Diretora da Masterop) e Rebeca Ferreira (Gerente regional de vendas Norte Nordeste da Trend); Jefferson Santos (Governo da Tailândia) e Fernanda Longobardo (Governo da Itália); Celso Guelfi (CEO GTA) e Luis Gustavo (CEO April Seguros); Gol Linhas Aéreas Inteligentes, Rede Vila Galé; e os secretários de Turismo Arialdo Pinho (CE) e Gilmar Piolla (Foz do Iguaçu-PR). Os mediadores dos debates serão os jornalistas Fabio Cardoso, diretor do turismoemfoco.com.br, da Paraíba; Antonio Roberto Rocha, colunista do jornal Tribuna do Norte, do Rio Grande do Norte e correspondente Nordeste do site Panrotas; e Maurício Viana, da MV Hospitality, representante da BTM nos Estados Unidos.A proposta desses debates, segundo os realizadores, é apresentar o novo momento das atividades turísticas no mundo. A pandemia trouxe muitas mudanças de comportamento e relacionamentos e ouvir grandes players é importante antes de se planejarem próximas viagens.

Parque Oriental é inaugurado em Ribeirão Pires
Julho/2020 / julho 18, 2020

Com investimento de R$ 4,2 milhões, Secretaria de Turismo do Estado e município implantam o atrativo de 60 mil m² às margens da represa Billings O secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinícius Lummertz, e o prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira, inauguraram o Parque Oriental /Parque Municipal Milton Marinho de Moraes, às margens da represa Billings. Com área total de 60 mil m², o Parque consumiu um investimento de R$ 4,2 milhões, recurso do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo (Dadetur). Por enquanto, devido à necessidade de isolamento social, o parque ainda não pode ser visitado. As obras tiveram início no final de 2018. O Parque abriga diversos equipamentos, principalmente para observação da natureza e o lazer. Entre os atrativos estão o Portal de Entrada com 3,5 m de altura, o Pavilhão de Exposições, o Jardim Oriental, o Jardim Zen, um playground, a Casa do Origami, o Monumento Sadako Sasaki, trilha composta por 260 pedras de até uma tonelada cada, especialmente esculpidas para o Parque, o Centro de Informações Turísticas (CIT), ateilê de artes, pier, restaurante, sanitários, espaços administrativos e o lago, além da iluminação externa…

SANTA CRUZ IMPORTANTE DESTINO TURÍSTICO RELIGIOSO DO RIO GRANDE DO NORTE
Julho/2020 / julho 18, 2020

Santa Cruz, importante município potiguar, de repente se tornou num importante destino turístico do Rio Grande do Norte, com a edificação, pelo então prefeito Antonio Farias (hoje deputado estadual), conhecido nas lides políticas e sociais como Tomba, quando resolveu edificar a estátua de Santa Rita de Cássia, um dos maiores monumentos do turismo brasileiro e alhures. A cidade que fica encravada na região do Trairi, cresceu bastante com o nascer do turismo religioso. A estátua de santa Rita de Cássia é um verdadeiro cartão postal e orgulho dos norte-rio-grandenses. Breve, Santa Cruz será contemplada com o teleférico.Este estudo sobre os trajetos históricos da devoção a Santa Rita de Cássia, na forma como ela é vivenciada em Santa Cruz (RN), considera dois aspectos principais: o primeiro refere-se à manifestação religiosa que confere sentido e sacralidade ao espaço do Santuário, tendo em vista o fato de a devoção a Santa Rita estar presente desde os primórdios da cidade; o segundo diz respeito ao impacto direto causado pelo Santuário em vários pontos positivos de atração para os turistas. Esse fator mui importante e de alto significativo voltado para a indústria do turismo religioso fortaleceu sobremaneira a economia de Santa Cruz e adjacências, entre…

Os projetos-piloto foram definidos em reunião do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI)
Julho/2020 / julho 18, 2020

Os projetos-piloto foram definidos em reunião do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) Quatro bens representativos do Patrimônio Cultural Brasileiro serão projetos-piloto do Programa Revive. A iniciativa, inédita no país, promove a requalificação e o aproveitamento turístico de imóveis com valor cultural, por meio de investimentos privados, a partir de contratos de concessão pública. Os imóveis selecionados são: Fortaleza de Santa Catarina, em Cabedelo (PB); Forte Nossa Senhora dos Remédios, em Fernando de Noronha (PE); Forte Orange, na llha de Itamaracá (PE); e Fazenda Pau D’Alho, em São José do Barreiro (SP).A definição ocorreu durante reunião do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Governo Federal, realizada na tarde desta quarta-feira, 10 de junho, em Brasília, com a participação do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio e da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Larissa Peixoto. O Programa Revive é resultado de uma parceria com governo de Portugal e tem o objetivo de recuperar imóveis devolutos ou que não estejam com o devido aproveitamento em termos econômicos, de manutenção, ou problemas de outras naturezas. Além do Iphan, a iniciativa conta com apoio da Secretaria Especial da Cultura (Secult), Secretaria de Patrimônio da união (SPU) e Secretaria…

Réquiem para Anacleto
Julho/2020 / julho 18, 2020

Numa tarde fria e cinzenta de início de junho, Campina Grande perdeu um de seus cidadãos mais autênticos, que marcou sensivelmente sua história. Contrariando a vontade dos amigos e de sua mente, a musculatura cardíaca se recusou a regar por mais um tempo seus pensamentos, seus sonhos e princípios, fechando seus olhos no último e mais profundo sono. Me refiro ao nosso querido amigo Anacleto Berto Luiz que, no alto de seus quase oitenta e três anos, liderava o bar que leva seu nome, localizado na Av. Getúlio Vargas, exatamente em um dos espaços ofertados pelo fim da ‘Comércio e Indústrias Reunidas Marques de Almeida e Cia’, um dos maiores investidores do setor industrial de Campina Grande do início do século XX.Nascido em Surubim-PE em 22 de setembro de 1937, ingressou no grupamento de engenharia do Exército em João Pessoa, indo servir também no Piauí, ficando como militar por seis anos. Em seguida, foi chamado à Marinha, onde entraria como sargento, mas não quis. É necessário lembrar que esse período lhe causa um dos maiores orgulhos. Se referia aquele momento como um dos mais sublimes de sua vida, que lhe deu ensinamentos únicos.Atraído pela fama de Campina Grande, que era…