SONHAR É PRECISO
Junho/2020 / junho 10, 2020

A crise atual por que passa o mundo, provocada pelo COVID-19, está levando toda a humanidade a uma situação excepcional em todas as áreas, de modo especial no turismo, mas não podemos nos desvanecer, pois sonhar é preciso. E eu, cá com meus botões, tenho sonhado acordado vislumbrando a retomada das atividades turísticas, no menor espaço de tempo possível. Passeios, viagens, congressos, turismo ecológico e ambiental voltando aos poucos, com segurança, promovendo a volta da confraternização entre as pessoas e as nações.Me vejo a andar novamente por este imenso Brasil, o eterno país do futuro, voltando a olhar e me reencantar com as Cataratas do Iguaçu; com as belezas naturais do Pantanal mato-grossense, convivendo pacificamente com os jacarés e navegando por seus rios profundos e cristalinos; revendo a Chapada Diamantina, onde estive várias vezes.E ainda revendo o Cristo Redentor, o Morro da Urca e o Pão de Açúcar, a Baía da Guanabara, na cidade maravilhosa, onde estudei por alguns anos de minha mocidade, tenho gratas recordações. Espero que haja o controle da corrupção desenfreada que ainda grassa por lá e que seu povo alegre e extrovertido passe a ter dias melhores.Voltar aos santuários religiosos, como o de Nova Trento, de…

TURISMO VAI PRECISAR DE MUITA CRIATIVIDADE
Junho/2020 / junho 10, 2020

A volta à normalidade, que se acredita não esteja distante, vai exigir muito trabalho e muita criatividade no turismo, dos quais dependerão a recuperação de suas atividades. Os mais conservadores balanços avaliam que as perdas para o ano todo podem ser da ordem de 30%, embora ressaltem que esses números dependam do final da pandemia. A maioria dos que trabalham com turismo, onde cerca de 65 atividades estão diretamente envolvidas, somente saberá o que perdeu quando os aviões voltarem a voar à plenamente, os ônibus circularem, receber hóspedes passe a ser a rotina dos hotéis e assemelhados, bares e restaurantes tenham de volta seus clientes, agentes e operadores de viagens voltem a vender seus produtos e que orientadores e guias de turismo possam ter a tranquilidade de receber seus salários para uma vida digna. Ai então, começa um novo esforço para ter de volta o tempo perdido.O tempo de paralisação deve servir para se extrair as lições necessárias do que as empresas e prestadores de serviços vão necessitar, entre elas a de que o trabalho como o conhecemos tende a ser menos dependente de mão de obra, com o aumento do grau de intensidade à informatização em áreas geradoras de…

FATOS
Junho/2020 / junho 10, 2020

Meu querido Nordeste Meu querido Nordeste muito me envaidece ao saber que a natureza é bem generosa conosco. Somos privilegiados… temos em abundância aquilo que o mundo turístico deseja: sol o ano todo, com um inverno tão pequeno que não interfere nos passeios pelas inúmeras belas praias. Temos 3.300 quilômetros de litoral disponível e prazeroso, que desperta interesse pela beleza, pela temperatura variada de 5 a 6º graus. Para quem nos visita, o difícil é dizer qual a mais bela praia nessa extensa costa, muitas são habitadas, outras preservadas, e aquelas pouco povoadas. Eita Nordeste gostoso de curtir.A Paraíba cativa o desejo de um breve retorno, apesar dos reduzidos 130 quilômetros, tem as praias mais cobiçadas e as mais exóticas. Desde as litorâneas ao sul, a praia de Acaú, fronteira com Pernambuco, depois as do município de Conde (Coqueirinho, , Carapibus, do Amor, e a famosa naturista praia de Tambaba). Em Tambaba acontece todos os anos campeonato de Surf. Em João Pessoa, o litoral é urbano, com vida própria, onde se encontram os melhores hotéis e restaurantes, lojas de conveniência, tudo em harmonia com prédios residenciais e mansões. Nas praias de Gramame, Penha, Cabo Branco, Manaíra e Bessa, barzinhos nas…

CONHEÇA APARECIDA CIDADE DA PADROEIRA DO BRASIL QUE TEM SEU DIA DE COMEMORAÇÃO EM 12 DE OUTUBRO
Junho/2020 / junho 10, 2020

Nesta edição abordaremos um pouco de sua história e seus atrativos turísticos que recebem mais de 12 milhões de visitantes todos os anos. UM POUCO DE SUA HISTÓRIA – Foi em 1717 que uma imagem simples e quebrada transformou a fé de um povo até receber o título de PADROEIRA DO BRASIL.Tudo começou quando os pescadores; João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia, foram encarregados de conseguir peixes para o banquete que seria oferecido a autoridades do Brasil e de Portugal.O rio piscoso de águas escuras onde os pescadores costumavam fazer suas pescarias era o Rio Paraíba e que após algumas jogadas de rede que além de peixes veio também o corpo de Nossa Senhora Aparecida em imagem sem sua cabeça e logo em seguida, rio abaixo, conseguiram resgatar a cabeça completando a imagem perfeita de Nossa Senhora. Os pescadores após colocar as duas partes da imagem do corpo dentro do barco, puderam vivenciar a ação da MÃE DE DEUS, pois começaram a encher suas redes com uma quantidade abundante de peixes. Aqui começou a história de Aparecida do Norte, hoje somente Aparecida, abrigando o maior símbolo da fé católica brasileira, a cidade foi construída em torno da devoção a…

SETUR RN:
Junho/2020 / junho 10, 2020

PLANO DERETOMADA DOTURISMO POTIGUAR Entidades do trade turístico potiguar apresentaram protocolo sanitário para retomada das atividades potiguar. A ação integra o Plano de Retomada do Turismo para o Rio Grande do Norte, que prevê ações para os próximos 18 meses.Como forma de tentar recuperar um dos principais setores econômicos do estado, sete entidades do trade turístico se reuniram para formular um Plano de Retomada do Turismo. A iniciativa visa à construção de uma série de ações integradas para garantir a saúde pública e organizar a retomada gradativa do turismo, preservando os empregos e auxiliando na segurança econômica e sanitária para uma atividade mais segura em todo o estado.Ao todo, o projeto contempla seis fases e prevê 18 meses de atividades. Em maio, foram concluídas as duas primeiras ações previstas: criação de um protocolo de segurança sanitária e um plano de treinamento para habilitar as empresas a atuarem de acordo com as novas recomendações de biossegurança. PLANO BÁSICO DE SEGURANÇA SANITÁRIA O foco deste Plano Básico de Segurança Sanitária é oferecer diretrizes de enfrentamento à COVID 19 para a retomada da atividade turística. O documento define um fluxo geral de atendimento a ser seguido pelas empresas do turismo, em casos de…

A menina das pedras
Junho/2020 / junho 10, 2020

Com seu espírito sempre aventureiro, ela segue mundo à fora, sai sem destino. Ainda são oito e quarenta da manhã, ora, o que importa? Mora na rua direita e por trás da sua casa, seu quintal dá para uns currais e depois é a estradinha de saída da pequena cidade. Há um pulo ela se encontra com o que mais gosta, sobretudo quando começam a encher a sua paciência em casa. Gosta de caminhar… de ver gente? Não. Ela gosta é das pedras. Aquele cenário acatingado a inspira, e logo começa a encontrar consigo mesma, entre os pedregulhos, o riacho seco, a fina areia do leito que acolhe o riacho da caatinga. Tudo aquilo para ela é mágico. Não sabe dizer quando esse seu amor pelo mato surgiu. Talvez tenha sido graças a um tio de seu pai, um dos mais antigos tangerinos da região, vez por outra a levava para uma serra na companhia de mais dois primos, todos entre oito e dez anos, as crianças que tinham na família. Guri é bicho besta e se encanta com tudo. Vaqueiro velho, paramentado com seu manto sagrado de couro marrom, chegava sempre na pedra comprida, um desses lugares mágicos em…

O desafio do mês: Alimentar a coragem
Junho/2020 / junho 10, 2020

O momento em que ora vivemos na Terra é de grandes desafios, exigindo-nos muita coragem, para nos portarmos conforme as Leis Divinas. Coragem para manter a honestidade, a retidão de caráter, quando quase tudo à nossa volta conspira contra as atitudes corretas.Coragem para não revidarmos os golpes de insanidade, mantendo compreensão e rogando as bênçãos do céu para o irmão desequilibrado.Coragem para não nos desviarmos da humildade e da integridade quando, tendo o poder nas mãos, não permitir que o orgulho e o egoísmo tomem conta de nosso eu.Coragem para cultivar a moderação e a paciência quando percebemos que as dificuldades se agravam.Coragem para manter a paciência, mesmo estando com o coração espancado pelas investidas de sentimentos cruéis que nos alcançam.Coragem para conservar a serenidade quando rugem as tempestades da discórdia e das desavenças, ameaçando nos derrubar.Quando trazemos no coração o Evangelho, sabemos que não é fugindo aos percalços da vida que haveremos de vencê-los, mas sim enfrentando-os com calma, serenidade e confiança.Por isso, entendemos que a primeira virtude do ser humano que confia em Deus é a coragem moral.Coragem que se faz necessária na conquista da autodisciplina e na preservação do equilíbrio frente a todas as investidas de sentimentos…

Plantio de mudas para Semana do Meio Ambiente
Junho/2020 / junho 10, 2020

Plantio de mudas para Semana do Meio Ambiente A Semana do Meio Ambiente foi comemorada no período de 1 a 5 de junho. Anualmente, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente e do Programa Minha Árvore, da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), desenvolve uma série de ações, como a distribuição de mudas, plantio de árvores e palestras em escolas.Segundo a coordenadora de Meio Ambiente da Sesuma, Denise de Sena, por conta da pandemia do novo corona vírus e do último Decreto Municipal sobre as cautelas em relação à pandemia, as comemorações serão realizadas em apenas duas ocasiões: nos próximos dias 04 e 05 de junho, no Conjunto Habitacional Aluízio Campos. Haverá o plantio de mudas na Escola Municipal Lourdes Ramalho, com a presença de apenas três servidores da Sesuma e obediências a todos critérios de segurança. PORTAS FECHADAS DA HOTELARIA O presidente da ABIH-RN, José Odécio Jr. também destacou a importância desse plano para a retomada do setor turístico, em especial da indústria hoteleira, que está com as portas fechadas desde março de 2020, e espera que essa iniciativa auxilie a reabertura das empresas de forma segura. “Esse plano de segurança…

Senac Paraíba realiza aulas remotas neste período de Pandemia
Junho/2020 / junho 10, 2020

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial reforça o compromisso com a excelência na formação de profissionais do setor do comércio de bens, serviços e turismo durante este período de pandemia, realizando aulas remotas para dar continuidade à capacitação dos alunos. As ações formativas contam com o apoio de tecnologias para se tornarem os novos ambientes de aprendizagem.Os conteúdos podem ser acessados de dispositivos como computadores, smartphones ou tablets. A formação se configura em momento assíncrono: onde o docente grava previamente um vídeo, fornecendo instruções sobre a unidade curricular e sobre a atividade a ser realizada pelos alunos, e momento síncrono, onde o docente faz encontro virtual, com datas e horários agendados, para interação (aula remota) com os discentes, através de link de acesso para a ferramenta de webconferência que será utilizada.O acesso às salas virtuais são agendados (data e horário) e enviados para os alunos por e-mail, destacando os objetivos pedagógicos, as atividades acadêmicas remotas e as avaliações. O aluno também tem acesso aos acervos digitais de e-books na biblioteca virtual do Senac São Paulo para auxilio da aprendizagem.O Senac busca sempre oferecer o melhor para os seus alunos.