VÍRUS DERRUBA TURISMO
Maio/2020 / maio 7, 2020

O turismo internacional e nacional (turismo interno) foi efetivamente derrubado, entrando em colapso, com o surgimento e a rápida propagação do COVID-19, o vírus letal que atinge atualmente toda a humanidade. Surgido na China, há poucos meses, o “danadinho” espalhou-se ràpidamente por todo o mundo, justamente pela facilidade que existia em se fazer turismo internacional, tanto de lazer como de negócios.Depois de afetar o país mais habitado do mundo, a multissecular China continental, o novo coronavírus fez da Itália a sua segunda casa, em especial na sua região norte, onde se destacam as cidades de Milão e Turim. Dali, espalhou-se por todo o país e infiltrou-se pela Europa e por países de todo o planeta, inclusive pelo nosso Brasil.Então, para se precaverem, os demais países evitaram o contato entre si. A Itália praticamente fechou suas portas, cancelando viagens radicalmente e eventos os mais diversos, tendo até que obrigar a sua população a ficar presa dentro de casa, para evitar ao máximo a convivência das pessoas no dia a dia, procurando minimizar a propagação desse novo coronavírus. Até o Vaticano, por orientação do iluminado Papa Francisco, fechou a Praça e a Basílica de São Pedro, sempre lotadas de turistas de toda…

Linha de Crédito Para Guias Turísticos
Maio/2020 / maio 7, 2020

Secretaria de Turismo e Lazer e Agência de Empreendedorismo apresenta financiamento especial para profissionais devidamente inscritos no Cadastur. Como forma de apoiar os prestadores de serviço que atuam como guias de turismo no Estado, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco e da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), lança uma linha de crédito especial voltada a esses profissionais. O montante a ser disponibilizado é de R$ 2,8 milhões. O objetivo é oferecer alívio a essa parcela de trabalhadores que, assim como o restante do trade turístico, teve as atividades totalmente paralisadas em decorrência da pandemia. “Conseguimos viabilizar esta nova linha de microcrédito, por meio da AGE, o que é um passo importante, e seguimos trabalhando para evoluir ainda mais no apoio”, destaca o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.

O Brasil do momento
Maio/2020 / maio 7, 2020

Estamos vivendo uma pandemia, causada pelo Corona Vírus, o Covid 19, um vírus surgido na China que infectou a população mundial de maneira crescente e drástica. De uma hora para outra, as pessoas tiveram que ficar reclusas em suas residências, sem contato umas com as outras, para não serem infectadas. O Brasil foi afetado em todas as esferas: política, social, econômica e principalmente a da saúde, que teve que se adaptar rapidamente à triste situação. Na realidade, sabe-se pouco sobre este vírus, apesar do interesse mundial em soluções, com pesquisas em andamento de remédios eficazes na cura, e principalmente, na descoberta de vacina para acabar definitivamente com a doença, imunizando toda a população.Os profissionais da saúde merecem aplausos, pois estão se dedicando 24 horas para atender a crescente demanda de infectados pelo vírus, usando todos os recursos possíveis e disponíveis para salvar vidas.Entretanto, politicamente, como era de se esperar, há muita desunião, quando todos deviam estar coesos, em momento de decisões importantes, em todos os aspectos. A classe política agride-se, dispersos do que realmente importa no momento, que é a sobrevivência humana. Estão mais preocupados com as futuras eleições e anteciparam as brigas por negociações de cargos públicos. Uma vergonha!Economicamente,…

FATOS
Maio/2020 / maio 7, 2020

Criatividade não Falta ao Brasileiro Todo brasileiro sabe que depois do fim dos anos áureos1965 a 1986, os governos que se seguiram, nunca sepreocuparam com a saúde pública. É comum ver corredores de hospitais públicos lotados de pacientes, em macas, muitos morrendo por falta de assistência. Politicamente, no momento em que estamos vivendo, da pandemia covid-19), surgiu uma oportunidade dos prefeitos e governadores tentarem negociações com o governo federal. Sabiamente, ao invés de dinheiro, o presidente ao ser solicitado pela verba, pede para enviar a relação do material que precisam. Mas, como sempre, a população, a que carrega nas costas uma multidão de políticos, funcionários públicos, por ordem nada democrática, tiveram que fechar seus negócios, que para cada empresa significa o sacrifício de demitir e atrasar pagamento de contas. Apesar da situação crítica, não falta criatividade humana a essa abençoada nação: Um paraibano muito criativo fixou um banner e uma sacola ao lado no muro do aeroclube com a seguinte mensagem: “deixe seu boleto aqui, Luciano Cartaxo e João Azevedo, vão pagar”.Já no estado de Minas Gerais, onde o governador Romeu Zema tem por preocupação a qualidade de vida, a população vai relativamente bem. O governador liberou o comércio, mesmo…

SAIBA AS DISTÂNCIAS A SER PERCORRIDA DE SÃO PAULO AOS MAIS BELOS ROTEIROS TURÍSTICOS DO INTERIOR
Maio/2020 / maio 7, 2020

Nesta edição percorreremos as distâncias que nos levam aos mais belos roteiros turísticos do Interior do Estado de São Paulo e algumas das atrações da região, como suas belas paisagens, seu excelente roteiro gastronômico, seus passeios para quem gosta de aventura, seu artesanato e outras novidades. A seguir indicamos as distâncias dos municípios:ÀGUAS DE LINDOIA – Cidade conhecida como um dos mais importantes centros hidroclimáticos do mundo. As propriedades medicinais de suas águas destacam-se na recuperação da saúde. Fica distante de São Paulo, Capital 192,4 km.AMPARO – A 130 km da Capital de São Paulo, tem sua história preservada nos casarios do centro, nos edifícios de tradição clássica e nas casas e fazendas da época do café. O turismo rural se destaca pela visitação a essas antigas fazendas do município.HOLAMBRA – Reconhecida nacionalmente como a capital das flores, essa pequena cidade esbanja encantos capazes de tornar um simples final de semana num passeio inesquecível. Distante da Capital 129,7 km.JAGUARIÚNA – Preserva um significativo patrimônio histórico- Ferroviário, com o trem turístico “Maria Fumaça” e o Museu Ferroviário. A antiga Estação Mogiana, um Centro Cultural. Fica a 121,4 km da Capital Paulista.LINDOIA – Distante 186,5 km da Capital – Localizada no coração…

SÃO PAULO DO POTENGI NA ROTA DO TURISMO POTIGUAR
Maio/2020 / maio 7, 2020

O empresário Alex Azevedo radicado no município de São do Potengi é forte e pré-candidato a prefeito. Tem o importante apoio do atual prefeito Naldinho que realiza ótima administração. Alex, como é popularmente conhecido nas lides sociais, políticas e empresarias, é o presidente do conceituado Supermercado Alex, o mais poderoso da região. Seu genitor Geraldo Macedo foi um proeminente prefeito de São Paulo do Potengi, e o seu avô Antonio Azevedo Oliveira também foi prefeito, realizando histórica e salutar gestão.Alex Azevedo lidera folgadamente as pesquisas. Eleito prefeito de São Paulo do Potengi, uma das suas metas é a valorização da indústria turística, com foco para o fortalecimento do turismo cultural, religioso e de aventuras. Importante registrar que o saudoso Monsenhor Expedido ficou conhecido no Rio Grande do Norte e além fronteiras potiguares, como o Profeta das Águas, e com certeza será incluído na rota do turismo religioso de São Paulo do Potengi, que tem como Padroeiro São Paulo Apóstolo. O PROFETA MONSENHOR EXPEDITO Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros (foto), nasceu no dia 13 de dezembro de 1916, no município de São Rafael, e desencarnou em Natal, no dia 16 de janeiro de 2000. Foi um proeminente Sacerdote católico da Arquidiocese…

Conhecendo a Paraíba: Umbuzeiro
Maio/2020 / maio 7, 2020

Na alvorada do século XVIII, havia uma intensa movimentação de curraleiros em busca de terras no interior da Capitania da Parahyba para a criação de gado e também para o fomento de missões religiosas cuja catequização era só uma das violências simbólicas impostas aos nossos ancestrais nativos. Em 8 de outubro de 1713, Marcos, Estevão, João Tavares e Antônio (de Castro Rocha), foram os primeiros a requerer terras no sul da capitania, região montanhosa marcada pela presença do Rio Parahyba, e se estabeleceram numa região entre o Parahyba e o rio Capibaribe, tendo como vizinhos ao norte os ‘Oliveiras’ (Ledo). Com a prerrogativa de ter grande criação de gado vacum (bovino) e cavalar (equino) com quase duas mil cabeças e não possuir terras, cada um deles recebe 3 léguas de comprimento e uma de largo do ‘El Rei’, o que constitui os primeiros colonizadores ocupantes das terras que futuramente serão conhecidas por Umbuzeiro. E é na frondosa e aprazível sombra de Umbuzeiros que tropeiros e viajantes descansavam após vencer longa marcha pelas escarpas das serras dos Cariris Velhos a caminho da capitania de Pernambuco, sobretudo sua capital. O pouso do Umbuzeiro se tornou conhecido e foi paulatinamente se desenvolvendo. Ao…

Messina Palmeira
Maio/2020 / maio 7, 2020

O governador João Azevêdo (Foto:Reprodução/vídeo) e prefeitos de algumas cidades, a exemplo de João Pessoa (Luciano Cartaxo) e Campina Grande (Romero rodrigues), tem realizado reuniões, por meio de videoconferências com o objetivo de atualizar as ações de enfrentamento ao coronavírus. Bananeiras, cidade localizada no Brejo paraibano, terá os meses de outubro, novembro e dezembro cheios de eventos culturais e esportivos. Em outubro serão festejados os 141 anos de emancipação política, em novembro será realizado o Festival Literário, e, em dezembro, eventos de cunho religiosos. Veja a foto da Igreja de Nossa Senhora do Livramento. Em tempos de Pandemia e com as escolas funcionando on line, a querida Giovanna Pecorelli Valadares (foto), que estuda no Colégio Motiva Ambiental, e é filha do casal Giacomina e Rinaldo Valadares, cumpre intensa jornada escolar. As 18 jojas e restaurantes do MAG Shopping (foto), centro comercial localizado a beira-mar da praia de Manaíra, em João Pessoa, estão fazendo vendas por meio de drive-thru. De acordo com o shopping, as compras feitas pela internet, estão sendo entregues no estacionamento do shooping sem cobrança da taxa regular durante a entrega. O casal de engenheiros paraibano Alessandro Mesquita e Ana Paula Quérette (foto) mora atualmente em Victoriaville, cidade…

Senac continua oferta de cursos gratuitos à distância, com certificação válida em todo o território nacional
Maio/2020 / maio 7, 2020

Instituição estimula novos conhecimentos e disponibiliza sua plataforma para atualização profissionalem casa O Senac EAD (https://www.ead.senac.br/) continua ofertando cursos gratuitos com certificado válido em todo o território nacional. A iniciativa da instituição reforça que a educação é um dos principais meios para o desenvolvimento da comunidade e que deve ser contínua, mesmo que em casa, considerando o cenário do país de isolamento social por conta do coronavírus e seguindo as orientações dos órgãos de saúde.O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial visa contribuir com o aprimoramento dos profissionais do comércio de bens, serviços e turismo durante este período de isolamento social, oferecendo cursos à distância. No ambiente virtual de aprendizagem o Senac oferece uma interface moderna, dinâmica e acessível a todos.

Governo de Tocantins
Maio/2020 / maio 7, 2020

O governo de Tocantins reuniu-se com secretários e representantes do turismo para discutir e criar formas de reativar o turismo local. Uma das preocupações é com a economia do estado, causada pela pandemia. Péssimo para a receita do estado. Um dos primeiros temas discutidos foi o Parque Estadual de Jalapão, uma referência do turismo local que desperta o interesse de brasileiros e estrangeiros. De início, no primeiro estudo foi aprovado um número limitado de visitantes.Existem alternativas para retomar as atividades comerciais: limitar o número de funcionários e do cliente no espaço físico comercial, exigência de máscara e produto para higienização, são alternâncias que conciliam. Nota Oficial As Forças Armadas trabalham com o propósito de manter a paz e a estabilidade do País, sempre obedientes à Constituição Federal. O momento que se apresenta exige entendimento e esforço de todos os brasileiros. Nenhum país estava preparado para uma Pandemia como a que estamos vivendo. Essa realidade requer adaptação das capacidades das Forças Armadas para combater um inimigo comum a todos: o Coronavírus e suas consequências sociais. É isso o que estamos fazendo. Fernando Azevedo e Silva Ministro de Estado da Defesa.