A FESTA BRASILEIRA
Fevereiro/2020 / fevereiro 16, 2020

Neste mês de fevereiro, a cidade do Rio de Janeiro, que continua linda, se destaca mais ainda no Brasil e no mundo, por comemorar efusivamente o maior carnaval do nosso planeta. Essa festa está profundamente enraizada há mais de um século no espírito do carioca. A população se prepara durante todo o ano para curtir o período carnavalesco com muita alegria, participação e, com o samba no pé, dá uma demonstração peculiar de como se brinca em uma festa eminentemente popular. Lá, as diversas classes sociais se divertem a valer, seja no sambódromo, em associações, mas principalmente nas centenas de blocos carnavalescos existentes nos bairros. Assim, a população daquela cidade aproveita a festa além dos dias tradicionais. Todavia, o carnaval tornou-se uma festa brasileira, que se espalha por todo o país, destacando-se em outras cidades, como no Recife, onde o frevo e o maracatu predominam com a autenticidade de sua cultura popular. No sábado de carnaval, o já famoso bloco do Galo da Madrugada chega a reunir cerca de dois milhões de foliões que invadem as ruas da capital pernambucana durante todo o dia. Já em Salvador, as multidões se arrastam atrás dos trios elétricos curtindo o axé e suas…

TURISMO DE PRESS RELEASE
Fevereiro/2020 / fevereiro 16, 2020

Os resultados da indústria turística brasileira continuam prometendo um bom futuro, futuro que ninguém sabe quando virá. Com muita fé e muita reza, talvez se consiga reverter o quadro de estagnação em que a atividade empacou há 5 anos, mantendo imutáveis suas estatísticas, já que do trabalho das autoridades do turismo pouco se pode esperar. Aceitando-se crescimento no turismo, forçoso é dizer que conseguimos ampliar o turismo de exportação, aquele que manda nossos dólares para o exterior, enquanto a importação de turistas teima em permanecer em 6, 5 milhões de estrangeiros que nos visitam todos os anos. Se olharmos com lupa vamos descobrir que o fluxo de estrangeiros que nos visitam é constituído de 72% de latinos, sendo 42% argentinos, seguidos em números menores pelos uruguaios. Ou seja, é um fluxo que não sofre influência de eventuais políticas de turismo brasileiras. Nossos vizinhos para aqui estão vindo aproveitando-se de fatores favoráveis como a proximidade e a língua menos difícil de entender, que permitem que a maioria das viagens seja feita de carro, com despesas menores que as com avião, custos mais baratos de hospedagem como o aluguel de casas e apartamentos nos Estados do Sul e até mesmo com alimentação….

Carnaval na Paraíba:
Fevereiro/2020 / fevereiro 16, 2020

Festa que contagia com alegria dos foliões Uma semana de pura alegria, reunindo foliões de toda parte do Brasil, com um propósito em comum que é aproveitar ao máximo a semana, quando os blocos carnavalescos, saem às ruas de João Pessoa, reunidos para expressar e divulgar sua cultura e todas as manifestações de alegria que só o período carnavalesco oferece. Dezenas de blocos se espalham pelos bairros da capital, fantasiados de momo, palhaços, bruxas, pierrô e colombina, enfim no carnaval pode tudo, é só usar a criatividade. Entre tantos, destaque para o Muriçocas do Miramar, o Cafuçú (o mais irreverente). Ambos arrastam multidões nas avenidas, arrastados por trios elétricos e o calor humano que vêm dos foliões. Fevereiro é tempo de carnaval, e os municípios capricham na programação que acontece nos municípios de Conde, Lucena, Baía da Traíção, os mais procurados, e outros. Mas é o litoral que atrai o maior número de foliões, entre paraibanos e visitantes que dançam e brincam nos cinco dias de festa, nos corredores da folia. No dia 09 de fevereiro o Seixas entra na folia com o bloco Caju Maluco, com previsão de início de festa às 11:30 hs, no dia 13, no Ponto…

FATOS
Fevereiro/2020 / fevereiro 16, 2020

Restaurante Estaleiro um ambiente agradável e uma boa cozinha Uma família que serve famílias Localizado numa das mais belas praias de João Pessoa-Pb, o Restaurante Estaleiro localiza-se na Praia do Seixas, Rua dos Camarões 95, no ponto mais oriental das Américas, em pleno funcionamento desde 2013. Lá o movimento começa cedo, com o almoço delicioso sendo servido a partir das onze horas, esperando os clientes, que ao chegarem são recepcionados por um dos funcionários da casa com a lista de reserva em mãos, pois a demanda é grande. Num ambiente rústico fino, amplo e aconchegante, as famílias vão chegando e ocupando os espaços. A cozinha é criativa, variada e de qualidade, com sabor de ingredientes e tempero fresco. Conta com pratos regionais de litoral e sertão, num mix de raízes nordestinas, comenta o chef Arthur Lira, porém o destaque é a gastronomia marítima. Entre suas especialidades, destaca-se a moqueca mista que tem o sabor de dar água na boca, e ainda o prato carro-chefe: a tilápia assada, acompanhando o pirão, o arroz soltinho, a farofa, a maionese e a saborosa geleia de abacaxi com pimenta. Bem projetado, o espaço kids, fica no quintal do restaurante, onde as crianças podem brincar…

MUNICÍPIOS TURÍSTICOS PARA OBSERVAÇÃO DE AVES NO ESTADO DE SÃO PAULO
Fevereiro/2020 / fevereiro 16, 2020

Dando sequência a série de matérias sobre a observação de Aves no Estado de São Paulo, nesta edição abordaremos as atrações de mais alguns municípios com atrações de sua fauna, flora e inúmeros pontos turísticos. CAMPINAS – É uma cidade repleta de opções de lazer e entretenimento para todos os gostos. A cidade conta com a ARIE Mata de Santa Genebra que apresenta remanescentes de Mata Atlântica com fauna, flora, borboletário, trilhas, nascentes e diversas espécies de aves e a APA Campinas Distrito de Sousas/Joaquim Egidio que mantém os recursos naturais de forma racional e sustentável. Abriga também o Parque Ecológico Monsenhor José Salim, com projetos paisagísticos de Burle Marx e o Parque Taquaral. Campinas tem aproximadamente 170 espécies de aves catalogadas com destaques para: Águia-pescadora. Anhuma e Cardeal-do-banhado. ELDORADO – O município tem mais de 70% da sua área coberta por Mata Atlântica intacta e está localizado no Vale da Ribeira, onde é possível visitar o Parque Estadual Caverna do Diabo, rico ecossistema com uma caverna de mais de 6.000 metros de extensão, sendo 600 metros abertos a visitação, além de cachoeiras, rios e diversificada fauna e flora. A cidade também apresenta o Salto da Usina, onde existiu uma…

HOTEL INTERNACIONAL DOS REIS MAGO, O TRISTE FIM DE UMA BELA HISTÓRIA TURÍSTICA E SOCIAL
Fevereiro/2020 / fevereiro 16, 2020

O Hotel Internacional dos Reis Magos foi um hotel localizado na Praia do Meio, em Natal, capital do Rio Grande do Norte. Foi inaugurado em 7 de setembro de 1965, ao som da Orquestra de Frevos de Nelson Ferreira. Foi considerado um símbolo do turismo potiguar, já que foi o primeiro empreendimento turístico de alto padrão do estado O hotel foi construído por iniciativa do saudoso governador Aluísio Alves que, para isto, contou com recursos da Aliança para o Progresso, do Banco Internacional de Desenvolvimento e do Governo Federal, através da ação da Sudene. Inicialmente administrado pela Emproturn, de responsabilidade do Governo do RN, posteriormente, durante 15 anos, o Hotel dos Reis Magos foi arrendado à rede Tropical Hotéis, empresa que pertenceu à Varig. Em 1978 apos leilão e oferta pública, o hotel foi adquirido pelo grupo Hotéis Pernambuco e administrado apos uma reforma na época. Em 1989 foi arrendado a rede Othon sendo entregue ao arrendatário Carlos Alberto,em 1995, só sendo retomado em 2002. Apos esse período de quase 10 anos sem reinvestimentos ou obras de conservação, o grupo proprietário decidiu fecha-lo (abandonou, e o hotel virou um pardieiro, um lixo turístico preferido pelos marginais) até a resolução de…

A cidade está repleta de Turistas
Fevereiro/2020 / fevereiro 16, 2020

Durante o período de férias, iniciado em dezembro e terminando em meados de fevereiro, a cidade fica repleta de turistas. Com isso, a preocupação dos empresários ligados ao turismo é a de oferecer opções em entretenimento para que os visitantes, ao retornar aos seus destinos, carreguem em suas malas além de seus pertences, saudades de uma bela temporada no recanto mais primoroso desse Brasil. A natureza, como sempre tem ajudado com esse litoral ensolarado e um clima aprazível, onde a nossa vegetação contribui no conforto do clima saudável. Os hoteleiros capricham na tentativa de oferecer o maior conforto, junto a um atendimento Vip, e a quem precisa dos préstimos, um atendimento simpático e eficiente. Alguns hotéis oferecem serviços extras, como Bikes, para umas pedaladas nas ciclovias que se estendem do Cabo Branco a Manaíra. Na praia do Seixas, o passeio de barco com destino às piscinas naturais, a aproximadamente 01 km de distância da praia, é imperdível. Aos curiosos, no Seixas tem o Aquário, um museu da fauna marinha e o Parque dos Tesouros, além de bons restaurantes com facilidade para estacionamento. Nesses período, o turista pode desfrutar de outras ocupações, como os Shows no Lovina, em Cabedelo, e na…

Um baluarte da cultura paraibana
Fevereiro/2020 / fevereiro 16, 2020

Estive em mais um Pôr do Sol Literário na Academia Paraibana de Letras para prestigiar o lançamento do livro dos amigos José Octávio de Arruda Melo e Leidson Farias que trata sobre a última turma do populismo na Faculdade de Direito da UFPB, onde cursaram em 1963, momento em que encontro vários escritores, intelectuais e ativistas culturais. Devo dizer que essas reuniões literárias organizadas por Juca Pontes e Hélder Moura tem alastrado uma chama muito importante por todo o estado, semeando diversas produções em encontros perenes de escritores e leitores, ótimo momento de conversas e aprendizado, ainda mais no poético cair da tarde. Ali, no auditório da APL, encontrei José Fernandes de Andrade que depressa me entregou um envelope branco e murmurou incisivamente: – É para você ir viu!? Acenei e me sentei, o evento já havia começado. Zé Fernandes é juiz federal aposentado e sempre o encontro em eventos culturais quando estou em João Pessoa. Pois bem, retirei do envelope o convite que trazia o lançamento de uma série de livros, dentre eles as obras esgotadas: ‘Datas e Notas para a História da Parahya’ (Vol.I 1909; Vol.II 1916) e História da Província da Parahyba (Vol I e II de…

Senac inscreve para cursos de Gastronomia e Hotelaria
Fevereiro/2020 / fevereiro 16, 2020

O Nordeste tem enraizado na sua cultura uma gastronomia forte de aromas e sabores que conquistam cada vez mais turistas para região. Os setores da gastronomia e hotelaria estão em constante expansão, o que possibilita um movimento significativo na economia. Segundo pesquisa do Instituto de Planejamento, Estatística e Desenvolvimento da Paraíba (Inpes), dentre os serviços turísticos utilizados na Região Metropolitana de João Pessoa, a gastronomia paraibana foi o que obteve o maior nível de aprovação, 96,05% dos turistas a classificaram como “ótima ou boa”. Além disso, uma parcela de 39,91% utilizou os meios de hospedagem convencionais, dentre hotéis, pousadas, flats/hotel residência e hostel. Para atender esta crescente demanda, a Escola Senac de Gastronomia e Hotelaria está com inscrições abertas para cinco cursos e uma oficina com início previsto para fevereiro. Para quem quer se capacitar na área de Gastronomia, há oportunidades de fazer os cursos Iniciação ao mundo dos vinhos e Pizzaiolo, além da oficina Coquetéis para o Verão. Já no eixo de Hotelaria, os interessados podem optar por Qualidade no atendimento em meios de hospedagem, Qualidade no atendimento dos serviços de alimentos e bebidas e Recepcionista em meios de hospedagem. As formações acontecem nos turnos da manhã, tarde e…

R Á P I D A S
Fevereiro/2020 / fevereiro 16, 2020

Depois do carnaval tem as festas juninas João Pessoa prepara a avenida para temporada pré-carnavalesca. Vários blocos em dias alternados irão descer a Av. Epitácio Pessoa arrastado por trios elétrico, animando os foliões. A cidade muda de ares com os visitantes que chegam até o recanto mais extremo oriental das Américas, uns à procura de zoada, muita zoada, e outros para se expor ao sol de 35 graus, e mergulhar no mar tranquilo de temperatura amena de nossas praias. Em seguida mais festas. É pessoal, mal entramos no ano novo e os campinenses já tiraram do baú as roupas multicoloridas e o sapato macio para o arrasta-pé. A turma da Rainha da Borborema é animada, e tem nas festas juninas uma âncora para o turismo, por isso, não é à toa que carrega o sugestivo slogan “Maior São João do Mundo”. Música da melhor qualidade e muita gente bonita mostram ao mundo o que é viver em Campina: Animação total. A diretora do museu, professora Cléia Cordeiro, não teve descanso. Já está organizando a exposição para o visitante conhecer melhor a história de um dos maiores eventos nacionais. Professora Cléia, foi a presidente da PBTur mais atuante do estado paraibano….