Triste fim da nossa memória
Novembro/2019 / novembro 18, 2019

Os principais registos da história de nossa capital João Pessoa estão no casario, nas igrejas e capelas, prédios, alguns deles seculares. Das igrejas e conventos, podemos dizer que recebem um tratamento razoável. Já alguns prédios residenciais têm a sorte de almas caridosas darem a devida atenção, em ação que merece os elogios, apesar de ser em número reduzido. Podem e devem ser citados: o Unipê, na João Machado, a Gráfica JB, na Av. Monsenhor Walfredo Leal, com quatro prédios residenciais restaurados e hoje em bom estado de conservação, e mais alguns. Neste momento, o que preocupa são as unidades abandonadas, em grande número. Na Rua Duque de Caxias, antigo centro comercial, é triste e perigoso circular próximo a eles. Quem são os responsáveis por essas ruínas? E se houver desabamento, quem responde? Será que existe alguma lei onde a justiça possa interferir? Leiloar? Talvez haja interessados nesses imóveis. São em torno de 100 imóveis em péssimo estado de conservação, que estão localizados em todo centro histórico da cidade. Entre os prédios públicos, o que a população questiona é o da antiga prefeitura, na Av. Miguel Couto, que poderia abrigar serviços públicos de educação ou saúde. O prédio onde funcionava a…

A SÍNDROME DA SARDINHA
Novembro/2019 / novembro 18, 2019

As crises por que passa mundo nas últimas cinco décadas estão provocando uma completa reviravolta no conceito, a nível mundial, da forma de tratar o passageiro de avião, seja em voos domésticos ou nos internacionais, seja nos aeroportos. A nível mundial, a aviação comercial cresce a taxas anuais de dois dígitos, possivelmente a mesma taxa de desconforto que se aplica aos passageiros da classe econômica dos aviões comerciais e no conceito de novos aeroportos que vem sendo ou serão construídos. Uma verdadeira síndrome da sardinha em lata passou a orientar a forma de transportar e recepcionar passageiros da chamada economy class. Vejamos. Até o final do século 19, o conceito padrão do espaço entre as poltronas nos aviões era de 85 centímetros em média. O que já representava um enorme desconforto. Vamos entrar no ano 2020 com esse espaço reduzido à média de 50 centímetros. Dobramos o índice de desconforto aos passageiros que não podem pagar tarifas mais caras. Na área aeroportuária, o conceito de interesse econômico social vigente até meados dos anos 70 éra de que uma cidade precisaria ter um aeroporto para cada 100/120 milhões de passageiros/ano. Razões de ordem econômica mudaram esse conceito, inventando-se uma nova forma…

FATOS
Novembro/2019 / novembro 18, 2019

João Pessoa melhor destino turístico A capital João Pessoa coloca-se hoje no 5º lugar como Melhores Destinos na categoria turismo. A pesquisa realizada levou em consideração a opinião de 25 mil leitores que conheceram nossa capital. Foi incluído custo benefício, preço baixo na hospedagem, alimentação, atrações turísticas, a beleza da cidade entre outros. O grande diferencial nas alturas dos prédios, não levando em consideração alguns mais antigos construídos antes da aprovação lei que limitou a altura em 12 metros, também pesou na hora da escolha. Bons restaurantes com cardápio variando entre a sofisticação e os regionais, hotéis, e o melhor, a grande maioria está localizada na orla marítima. A formosura que temos é fruto do capricho do povo que desde a sua fundação, ao iniciarem a construção da cidade, ergueram um belo centro histórico, incluindo o casario. Quando resolveram levar a urbanização para a região da praia, deu-se inicio com uma elegante avenida, a Av. Epitácio Pessoa, uma das mais lindas do Brasil. A natureza é que tem mais contribuído, agora, mais uma vez tivemos a intervenção dela, protegendo nossas praias. Para não poluir nosso maior atrativo, as correntes marítimas desviaram as borras de petróleo do nosso litoral, com isso,…

Faxina na administração pública
Novembro/2019 / novembro 18, 2019

Em dezembro de 2018, o ministério público deu início a uma operação investigatória chamada Operação Calvário, para desarticular crimes organizados pela alta cúpula política paraibana. A organização criminosa, ramificada em vários estados, teve entre outros crimes financeiros, o da Cruz Vermelha Brasileira, com filial no Rio Grande do Sul. Na Paraíba, a Operação descobriu envolvidos na Secretária de Administração do Estado da Paraíba, onde prendeu suspeitos de receber propina paga pela Cruz Vermelha, que administrava o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. O rombo causado pela organização criminosa contabilizou mais de R$ 1,1 bilhão, entre julho de 2011 até dezembro de 2018. Essa organização criminosa conseguiu centenas de milhões de reais desde o ano de 2011. Mas, o que incentiva a corrupção é a lei. Um bom exemplo é o caso dos vereadores de Cabedelo, onde foram comprovados todos os desvios denunciados, sendo eles presos, mas continuaram recebendo o salários. A Paraíba, que é um estado sem muitos recursos, chega um administrador público, desvia fábulas financeiras que poderiam ser aplicados no turismo, segmento importante na economia e grande gerador de emprego, ou na saúde, ou na segurança, ou ainda na educação. Em 2020 haverá eleição, portanto vamos ser…

CONHEÇA POR DENTRO AS BELEZAS DAS CAVERNAS PAULISTAS
Novembro/2019 / novembro 18, 2019

A Secretaria de Turismo através do PETAR – Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira está divulgando as atrações de suas cavernas entre as cidades de Apiaí e Iporanga, região do Estado de São Paulo com a maior concentração de cavernas do país. Já se vão os tempos em que os homens usavam as cavernas para viver ou como refúgio. Hoje elas são atrativos envolvendo labirintos, fendas, pequenos riachos de água límpida, estalactites e estalagmites e cores incomparáveis para ir de encontro dos apaixonados pela natureza. Entre as cidades de Apiaí e Iporanga encontra-se o PETAR, com mais de 350 cavernas, dezenas de cachoeiras, trilhas, comunidades tradicionais e quilombolas, Sítios arqueológicos, paleontológicos. Para muitos é um paraíso escondido entre vales e serras e na maior porção da Mata Atlântica preservada do Brasil. Criado pelo decreto 32.283/1958 (Governo do Estado de São Paulo), com cerca de 35 mil hectares de Mata Atlântica preservada. Tornou-se depois da década de 90 um dos locais perfeitos para a prática de esportes de aventura com espeleo, rapel, bóia cross, cascading, bike e de algumas atividades como educação ambiental, fotografia e observação da natureza. No PETAR há várias espécies de aves, mamíferos de grande porte como pacas,…

ABIH-RN NA CARAVANA DE CAPACITAÇÃO: TUDO COMEÇA AZUL
Novembro/2019 / novembro 18, 2019

Durante a semana de 21 a 24 deste, a ABIH-RN marcou presença nas cidades de Uberlândia, Uberaba (Minas Gerais), Franca, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto (São Paulo). Mais de 300 agentes de viagens tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da hotelaria do Rio Grande do Norte e algo mais que o estado potiguar pode oferecer como destino turístico de primeiro mundo. “Cumprimos mais uma etapa da nossa campanha “Tudo Começa Azul”, que é uma ação da ABIH RN – Associação Brasileira da Indústria Hoteleira do Rio Grande do Norte junto com a empresa aérea Azul Viagens. Cito os importantes apoios das Prefeituras de Natal, Mossoró, Maxaranguape, Tibau do Sul, São Miguel do Gostoso e Extremoz, além do apoio do Governo do Estado, que são nossos importantes parceiros. A campanha além de promover o destino do Rio Grande do Norte nos principais estados do Brasil, é também uma ação de vendas, cujo resultado do ano passado foi bastante expressivo e esperamos repetir esses números neste ano e em 2020, que são muito benéficos para o turismo do nosso estado. Enfatizo a grande participação da hotelaria que apostou mais uma vez no trabalho que estamos fazendo.” Comentou…

Procissão de Nossa Senhora da Penha
Novembro/2019 / novembro 18, 2019

Um cortejo que reúne fé e esperança É em novembro a nossa maior concentração religiosa em louvor a Nossa Senhora da Penha, sendo o segundo evento religioso mais importante do nosso país, perdendo apenas para o Círio de Nazaré. A procissão percorre quilômetros. Apesar de não receber o apoio necessário de órgãos públicos, a fé dos cristãos vem mantendo forte essa procissão secular que acontece no último sábado de novembro. Dada à importância no contexto religioso da cidade, hoje a procissão de Nossa Senhora da Penha é reconhecida como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial da Paraíba, sob a Lei 11.417. Peregrinos de toda a Paraíba e de várias partes do Brasil, fazem anualmente um roteiro de fé e esperança; a fé que se manifesta através da crença e devoção a Deus e a Nossa Senhora da Penha, derramando graças de ordem espiritual e material numa caminhada que tem início no centro de João Pessoa, em frente à igreja de Lourdes, com concentração isolada nos bairros por onde a procissão passa. Já no tempo de Cristo, no Antigo Testamento, tinha consciência disso e peregrinava aos seus Santuários de Jerusalém, Betel, e outros. É preciso, pois, lembrar, alguns traços do autêntico peregrino:…

Instituto Histórico e Geográfico de Alagoa Nova
Novembro/2019 / novembro 18, 2019

No alto do Planalto da Borborema, entre insondáveis matas brejeiras, há uma “esmeralda verdejante dos bultrins”, como diria o Luciano Oliveira, terra importante onde a história se fez a partir de grupos indígenas e sua vocação econômica acompanhou os ciclos que se destacaram na região ao longo dos tempos. Rota de tropeiros, comarca, palco da Revolta de Quebra-Quilos, sede de uma das casas de caridade de Padre Ibiapina, tudo isso faz de Alagoa Nova uma destacada cidade. Na malha urbana, contornada pelos sítios “que andam comigo” (como se refere o amigo Gonzaga Rodrigues) a arquitetura conta uma história singular, da matriz à casa de caridade, do mercado à Lagoa que deu nome a cidade, em tudo vemos sua história. Tive a oportunidade de revisitar Alagoa Nova no último 25 de outubro, a terra de meus ancestrais maternos. O motivo foi prestigiar um momento muito especial, a fundação do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoa Nova. Como atualmente ministro a disciplina ‘Fontes para a pesquisa em História Local’ na primeira turma de especialização em História Local da UEPB (esforços do Núcleo de Pesquisa e Extensão em História Local – NUPEHL, coordenado pela Profa. Luíra Freire Monteiro), nada melhor que a aula…

Senac Paraíba inscreve para Cursos Técnicos
Novembro/2019 / novembro 18, 2019

Ter o benefício de uma qualificação profissional com menos tempo em sala de aula e uma inserção no mercado de trabalho mais rápida são oportunidades que o Senac Paraíba oferece através dos Cursos Técnicos de Nível Médio em Guia de Turismo, Design de Interiores, Logística e Transações Imobiliárias. O diploma para os cursos tem validade nacional e é reconhecido pelo MEC, além de atender às legislações específicas da educação profissional. Com uma carga horária que vai de 800 a 960 horas-aulas, as formações são realizadas no Centro de Educação Profissional (CEP) de João Pessoa e Campina Grande, como também na Escola Senac da Gastronomia e Hotelaria (ESGH), localizada na capital. O foco é na profissionalização em sintonia com as exigências do mundo do trabalho. Para participar é preciso ter Ensino Médio incompleto, cursando o 2º ano; e ter, no mínimo, 16 anos para os cursos de Logística e Design de Interiores, 17 anos para Guia de Turismo e 18 anos para Transações Imobiliárias. Mais informações podem ser obtidas no www.pb.senac.br ou pelo telefone das unidades: no CEP João Pessoa pelo (83) 3214-2330, na Escola Senac da Gastronomia e Hotelaria através do 3031-3547 e em Campina Grande no número 3341-5711. Sucesso…

Chevrolet S10 High Country, 4×4, Diesel, de 200 cv
Novembro/2019 / novembro 18, 2019

Chevrolet S10 High Country, 4×4, Diesel, de 200 cv, avaliada pelo Blog se mostrou confortável, econômica, segura e com boa dirigibilidade e vem até com um Santo Antônio estilizado. Custa a partir de R$ 198.490. Quem consegue não olhar uma picape que passa majestosa, altiva, pela rua como esta S10 High Country 2020, branca summit, cabine dupla, que a Chevrolet me entregou para um test-drive de avaliação para os milhares leitores do Blog e os internautas do YouTube do canal Blog do Arnaldo Moreira? Assista o vídeo de avaliação desta picape pelo link abaixo e não esqueça de INSCREVER-SE, tocar o sininho, para receber o aviso de novos vídeos, e deixe o seu importante like nos vídeos a que assistir: https://www.youtube.com/channel/UCA6EytDe0Jf9DREdVoMImPA?view_as=subscriber A Chevrolet caprichou e aplicou na camionete diversos itens habituais em carros de luxo, acabamento esmerado, forração de couro nos bancos e nos painéis das portas, cuidado, aliás, que condiz com o conforto implementado na suspensão da picape, que lhe confere o padrão de comodidade semelhante ao de um automóvel. O forro do teto bem acabado possui dois pontos de iluminação. A S10 High Country vem com um potente motor 2.8 turbo Diesel, de 200 cv – um dos…