T U R I S M O MA R I A N O
Outubro/2019 / outubro 18, 2019

O mês de outubro para nós, brasileiros, se reveste de um significado especial para o turismo religioso, movimentando milhões de católicos para venerar Nossa Senhora Aparecida a Padroeira do Brasil (SP), Nossa Senhora de Nazaré, no Círio de Nazaré em Belém do Pará e, aqui em João Pessoa, a Nossa Senhora da Penha, Esses eventos são tradicionais e multiseculares, representando a fé do povo católico na Virgem Maria, mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Salvador. A cada ano que passa essas comemorações reúnem um maior número de pessoas, movimentando o turismo religioso, que atualmente é parcela importante do turismo regional, nacional e internacional, movimentando todo o segmento com reflexos positivos para a economia. No dia 12 de outubro deste ano se comemora 302 anos do encontro da imagem sagrada de Nossa Senhora Aparecida por três pescadores, nas águas do rio Paraíba do Sul, no estado de São Paulo. A nova e imponente Basílica, considerado o maior santuário mariano do mundo recebe anualmente mais de 12 milhões de romeiros . Justamente por isso o santuário da Padroeira do Brasil é o principal local do turismo religioso em nosso país. Ele fica situado às margens da Rodovia Dutra, que liga São…

ABAIXO O TURISMO CHAPA BRANCA
Outubro/2019 / outubro 18, 2019

Uma prática perniciosa, a de pegar carona nos feitos dos outros e que vinha diminuindo de intensidade este ano, parece estar voltando com força nos arraiais brasilianos, a julgar pelo noticiário sobre os níveis de crescimento das atividades turísticas brasileiras a partir de 2019. E elas estariam sendo incrementadas pela mão do governo, como se este pudesse empurrar o trabalho do setor privado, conforme sugerido por alguns arautos da chapa branca. Turismo se incrementa pelo trabalho, e trabalho é uma resultante básica dos setores privados da sociedade, não contendo ele de forma ordinária nenhum esforço do governo. Essa versão que se tenta impingir à opinião pública de que esforços governamentais veem ajudando a ampliar as atividades turísticas é uma velha conversa pra boi dormir. O governo sempre ajuda quando sai da frente e não atrapalha quem quer trabalhar. Quando as autoridades se reúnem em seus gabinetes refrigerados para tomar cafezinho fresco e água gelada enquanto fazem planos mirabolantes que em nada vão resultar, os agentes privados das atividades econômicas, o turismo incluído, vão para as frentes de batalha aumentarem seus negócios e os ampliam consideravelmente, seja através de novos programas, de novos roteiros, seja viabilizando os preços de seus produtos…

FATOS
Outubro/2019 / outubro 18, 2019

Operação Calvário Tudo indica que o Conselho Nacional não vai permitir a impunidade nos envolvidos na Operação Calvário. Difícil entender o porquê de no início, essa operação tenha avançado nas investigações e, depois de um estágio avançado, fica paralisada, e agora, dando a entender querer fugir de comentários das redes sociais, ressurge a passos lentos. Essa lentidão despertou o Conselho Nacional do Ministério, que virá à Paraíba para inspecionar o processo. Por sua vez, a população estarrece-se quando o governo do estado faz que não entende, e trata pessoas envolvidas em falcatruas com indiferença, como se nada estivesse acontecendo, e contrata-as para assumir secretarias de grande influência. Mas, por outro lado, tem esperança que alguns “cascas grossas” irão ver o sol nascer quadrado. Estamos fazendo um levantamento e se possível na próxima edição listamos todos os envolvidos na corrupção paraibana. A população quer mostrar ao turista, uma Paraíba justa, de boa. PBTur promove curso de capacitação A ABIH Associação Brasileira da Indústria Hoteleira e a Empresa Paraibana de Turismo promovem capacitação para 50 agentes de viagens da Operadora CVC em Santo André, São Paulo. A responsabilidade de capacitar funcionários é da iniciativa privada, cabendo às empresas, no caso a CVC,…

TURISMO EM SÃO PAULO – 0 QUE CONHECER
Outubro/2019 / outubro 18, 2019

O governo do Estado de São Paulo, através de sua Secretária de Turismo não está contente em receber 45 milhões de turistas anualmente, está se preparando para aumentar significamente estes números com diversas opções em um só destino, e, nesta edição apresentaremos alguns: TURISMO CULTURAL – O Estado de São Paulo é uma síntese do mundo em seu território. O povo que inicio sua história desbravando terras acolheu migrantes e imigrantes para se transformar em potência econômica, rica em diversidade e com um turismo incrementado. O açúcar e o café se entrelaçam na história paulista por décadas. E a cultura da arquitetura, da gastronomia, da literatura foi gerada pelos brancos da Europa, negros da África, amarelos da Ásia e pelos indígenas nascidos no Brasil. É muita cultura e muita história. AVENTURA, ECOTURISMO E RURAL – Esportes radicais como rapel, rafting, bóia-cross, tirolesa e voo livre são referências no Estado de São Paulo. Também rico em cachoeiras, grutas, cavernas, áreas naturais protegidas com opções de trilhas e observação de aves e uma enorme quantidade e variedade de fazendas produtoras enriquecem os roteiros do turismo rural, com circuitos já estruturados como o das frutas e do Vale Histórico. NEGÓCIOS & EVENTOS –…

FESTA DOS MÁRTIRES FORTALECE O TURISMO RELIGIOSO NO RN
Outubro/2019 / outubro 18, 2019

O município de São Gonçalo do Amarante situado na região Metropolitana da Grande Natal, através da Arquidiocese de Natal, realiza a Festa dos Santos Mártires, que teve início no dia 22 de setembro, com a “Maratona da Cidade de São Gonçalo do Amarante”. O tema deste ano é “Batizados e Enviados em Missão testemunhando os Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu” (em São Gonçalo do Amarante). O importante evento foi literalmente prestigiado por Dom Vieira Rocha, Cardeal Arcebispo de Natal. Os festejos dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu começaram no domingo (22/9) com uma moto romaria no período da manhã, que saiu de São Gonçalo do Amarante, passando próximo ao Aeroporto de Natal, por Macaíba até chegar ao Santuário dos Mártires, na comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante. O evento se encerrou no dia 3 de outubro, com intensa programação religiosa (celebrações da Santa Missa, Novenas e atividades culturais), além de shows artísticos com a cantora Fátima Santos, e o Missionário Antônio Cardoso, que foram pontos de destaques da Festa dos Mártires. O prefeito de São Gonçalo do Amarante é Paulo Emídio de Medeiros (popularmente conhecido como Paulinho) vem realizando excelente gestão administrativa e vem proporcionando total…

Uma das mais antigas Igrejas do País
Outubro/2019 / outubro 18, 2019

Igreja da Misericórdia um marco da arquitetura e cultura religiosa da Paraíba A Igreja da Misericórdia, uma das mais antigas igrejas do país, fica localizada na Av. Duque de Caxias em frente à Rua Peregrino de Carvalho – Antigo Beco da Misericórdia. Inscrita no livro de Belas Artes do IPHAN desde 25 de abril de 1938, foi o primeiro monumento tombado na Capital, tendo passado por uma restauração promovida pela Oficina-Escola de João Pessoa, em parceria com a cooperativa Bilateral Brasil/ Espanha e o Projeto de Revitalização do Centro Histórico de João Pessoa. Outrora, o centro de João Pessoa concentrava ricas residências, e as famílias costumavam frequentar as missas semanais nas inúmeras igrejas locais, sendo a da Misericórdia uma das visitadas por se localizar em ponto estratégico de comércio, por isto bastante movimentado. Até hoje, na semana santa com as procissões de Encontro, a parada final acontece na Misericórdia com o encontro de Jesus Morto e Nossa Senhora. Um acontecimento histórico e comovente. Uma Igreja simples, típica de cidade antiga e até hoje bastante visitada por turistas do mundo todo. Um exemplar típico do estilo chão (ou jesuítico), é por muitos intitulado como pertencente ao estilo Maneirista (intermediário entre o…

Á esquerda o Morgado do São Salvador do Mundo
Outubro/2019 / outubro 18, 2019

Sua fundação deu-se por recursos próprios do Senhor Duarte Gomes da Silveira, ainda nos primeiros anos de Capitania, e ao que se sabe foi o segundo templo construído no Estado, erguido por volta dos anos de 1639 e 1640, com a construção do Morgado do São Salvador do Mundo. De sua estrutura original restaram apenas o Tabernáculo, o Arco-cruzeiro e o emblema da coroa Portuguesa acima do Morgado do São Salvador do Mundo. Formato simples, onde repousam os restos mortais de Duarte Gomes da Silveira e sua esposa. Situada no centro comercial de João Pessoa, ela pode ser encontrada sempre de portas abertas fazendo-nos um convite à reflexão e um momento de apreciação do passado bem aos nossos olhos. Nos dias de hoje, possui vínculos com a administração do Hospital Santa Isabel, e diariamente funciona com missas. Guet Coelho Jornalista